terça-feira, 17 de julho de 2007

Os 15 dias que vão mudar o campeonato

Esse time não será o mesmo no segundo semestre...

Estranhos, os tempos de hoje em dia. Atualmente, os clubes não têm que montar apenas um time por ano, mas sim um time por CAMPEONATO. Ou seja, a escalação do Grêmio que jogou o Gauchão não é a mesma da Libertadores, que é diferente da primeira metade do Brasileirão, que também é diferente da segunda metade.
Claro que as mudanças de escalação não se devem somente à compra e venda de novos jogadores, mas também a lesões, cartões vermelhos, etc. O que acontece é que nunca houve um ritmo tão rápido de mudanças no elenco dos times: há casos de jogadores que jogam bem uns 2 meses e já conseguem transferências para clubes do exterior.
Fiz toda essa introdução para dizer que os próximos 15 dias serão fundamentais para definir quem é candidato ao título e quem é cavalo paraguaio neste Brasileirão. TODOS os clubes brasileiros vão perder peças importantes em seus elencos, e quem souber se reforçar melhor sai fortalecido na busca do título. Outra tática é se atravessar em negociações dos outros, só para atrapalhar os adversários (essa é especialidade do São Paulo).
O Inter me parece que já completou o seu elenco para esse segundo semestre, resta apenas aos vermelhos torcerem para que os contratados entrem bem e para que certos jogadores se dêem conta que 2006 já acabou.
Vou dar os meus palpites sobre o Grêmio, dividindo por setores:
ZAGA – só vale a pena contratar alguém se for para ser titular incontestável, no lugar do Schiavi. Se é para trazer um qualquer apenas para compor grupo, melhor promover um junior.
LATERAIS – o setor direito está completo com o Patrício e o Bustos. Precisamos urgentemente de um lateral esquerdo para ser titular, talvez até mais um para a reserva se não tiver nenhum lateral razoável nos juniores.
MEIO CAMPO – com a entrada do Eduardo Costa, a parte defensiva está pronta. Pra mim, ele entra de titular ao lado do Sandro Goiano, já que o Gavilán não poderia jogar porque teria mais de 3 estrangeiros no time (Saja, Bustos e Schiavi). De meias ofensivos, me arrisco a dizer que o Grêmio está bem com o Diego Souza, Kelly e Tcheco. O problema é que tanto o Tcheco quanto o Kelly são muito propensos a lesões. É, talvez seria uma boa contratar mais um jogador para a meia.
ATAQUE – O Tuta tinindo e com vontade jogar, é um belo centroavante. Acho que tem que dar mais uma chance, mas se ele continuar se arrastando em campo, tem que tirar e contratar mais um centroavante (não atacante) para jogar com o Carlos Eduardo. Posso até me enganar, mas acho que o Amoroso não vai emplacar, pois já teve várias chances e não soube aproveitar.
Se o Grêmio contratar bem, acho que é até capaz de tentar o título.... Veremos!

PS: acho que todos os gaúchos ficaram abalados com o acidente com o Airbus da TAM. Meus pêsames aos familiares e amigos das vítimas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Grande Pinty, concordo com quase tudo. Acho que um zagueiro para grupo seria bom já que o schiavi ta sempre suspenso e se o wilian se machuca sobra apenas po pereira, tem o thiego tambem, mas acho q mais um pra zaga vem bem.
Meio é isso q tu disse mesmo.
Ataque tb mas acho que mais um atacante para o banco do carlos eduardo já que everton ramon douglas e amoroso tão foda, mas ae eh pra nao errar ou irá impilhar atletas.
Gaucha ta dando gustavo neri contratado e mais um atacante que nao sabem quem eh. Acho que eh o Soares do flu.