quarta-feira, 18 de julho de 2007

A TRAGÉDIA BATEU À NOSSA PORTA

Acidente em Congonhas: retrato do falido Governo Lula e tristeza para gaúchos e brasileiros

Como meus caros amigos colunistas já sabem, estou concorrendo a Presidência da Juventude do PMDB de Porto Alegre (http://movimentoavancar.blogspot.com/) e exatamente por isso não tenho sido assíduo como gostaria nos últimos tempos no nosso endereço preferido sobre futebol. Porém, após a tragédia de ontem com o vôo 3054 da TAM no Aereoporto de Congonhas em São Paulo que acabou fatalizando a vida de mais de 200 pessoas me senti obrigado a postar esta coluna. A dez meses atrás, o incidente envolvendo o jato Legacy com um vôo da Gol acabou desencadeando a maior crise aérea da história do Brasil (até hoje não foi dada pelas autoridades uma explicação clara para este caso). Desde lá, os passageiros brasileiros e até mesmo estrangeiros são obrigados a ter que aguentar 7, 8, ou até mesmo 12 horas de maratona para conseguir embarcar em um avião nos aereoportos do nosso país. O Governo brasileiro de maneira incompetente tentou intervir na crise, porém, pelo que está se vendo só conseguiu contribuir ainda mais para o seu agravamento. Chegamos ao cúmulo de assistir a Ministra do Turismo (que ganhou este Ministério de prêmio de consolação), declarar que os passageiros brasileiros tinham que "relaxar e gozar" com esta situação. Anteontem, um vôo que também foi pousar em Congonhas acabou derrapando na pista e por pouco não se consumou a tragédia. Foi o anúncio. Ontem, após toda incompetência e negligência do Governo Federal, INFRAERO, controladores de vôo e companhias aéreas aconteceu o pior. Foi o maior desastre aéreo da história do Brasil. E para nós gaúchos tudo foi ainda mais triste pois o vôo da TAM q se destroçou no próprio prédio da TAM de São Paulo (trágica ironia), havia levantado aqui de Porto Alegre o que acabou sendo fatal para nossos conterrâneos. Entre os gaúchos ilustres estavam o Deputado Federal Júlio Redecker e o ex-Presidente do Internacional Paulo Rogério Amoretty. Mas isto evidentemente não importa. Talvez seja na perda dos entes queridos é que o seres humanos mais se solidarizem uns com os outros . Ilustre ou não ilustre, rico ou pobre, negro ou branco. Tanto faz. O que fica é a dor da perda e o sentimento de revolta pois temos a convicção de que as coisas poderiam ter sido diferentes. Especialistas estão dizendo que a causa do acidente foi a falta das ranhuras para o escoamento da água na pista de Congonhas. Seja qual for a causa é obrigação do Governo encontrar e punir os responsáveis por esta tragédia que acabou manchando o Panamericamo e mais do que isso acabou por ferir o coração de todos os gaúchos e brasileiros. Sobre a rodada do Brasileiro: o inter deve ganhar do sofrível time do Corinthians e a lógica dos últimos anos aponta para uma vitória de goleada do Goiás sobre o Grêmio no Serra Dourada. Se pudesse fechava por um empate agora. Porém, estamos falando de futebol e tudo pode acontecer...

2 comentários:

Anônimo disse...

O que eu tenho passado e visto nos ultimos tempos aqui no Brasil, me faz acreditar que as coisas estão cada vez piores e a cura não existe mais. Não duvido que em poucos anos leis tornem a sída do país quase inviavel devido a um numero incrivel de pessoas abandonando a patria. Nossa esperança esta contigo pablo e com esse movimento politico da juventude. Mas o maior culpado, mais do que os politicos é o povo que elege o Lula por duas vezes, esse poço de incompetencia. É revoltante.

Cruz disse...

Pablo, brilhante texto.Espero que alcance aquilo que almeja, parabéns pela personalidade. Precisamos de possoas assim na política.
Tinha um amigo meu de faculdade nesse avião...verdadeira tragédia para família e amigos...
Única coisa q posso dizer q era rapaz jovem e inteligentíssimo...gremista...
Não falei com o pessoal, mas acredito que não tinha ninguém conhecido da turma, né?