terça-feira, 10 de julho de 2007

Craque ou Pereba?

Como primero articulo quero falar do futbol brasilenho desde uma perspectiva italiana.

Aqui quando um jogador faz boas jogadas se diz: “parece brasilenho”, atè nas peladas quando um equipo chega a marcar um bom gol os jogadores do mesmo equipo celebran se mesmos dizendo:”ne gente, parecemos o Brasil”.
Esas gírias som tipicas aquì, acho que è ja desde os tempos de Pelè, Brasil è sinonimo de jogo bonito.
Mas em um momento do futbol italiano esa manera de ver ao Brasil futbolistico fue amenazada pela chegada de um jogador....seu nomem era Renato Portaluppi
..... chegò na Roma no verao do 1988 como uma estrella, com um elicoptero no campo do treino. Ja campeao do Mundo com o Gremio, todos a Roma acharon de ter contratado um craque.
A verdade è que ele fue muito bom, mas com a mulheres e se diz tambem cheirando coca com o Maradona.

Jogò aqui sò na temporada 1988/1989 fazendo nehum gol na Liga, tres na Copa Italia, e um na Copa Uefa.

A coisa melhor que deixo aqui fueron as suas palavras quando chegò “os zagueiros italianos nao deveran ter medo pelas minhas jogadas mas pelas suas mulheres”.
Esa promisa fue bem mantenida a julgar tambem da sua jogada melhor na Italia aqui em baixo.




P.s.: Para tranquilizar os gremistas, eu acho que o Renato fue um bom jogador e justamente foe a mi presentado como o jogador mais importante da historia do Gremio mas na Italia representò uma das peores contrataçoes da historia, por isso penso que è um dos mais importantes ejemplos de diferencias de perspectiva.
Para tranquilizar os demais brasilenhos a fama do jogo bonito do Brasil ficò aqui... a pesar do Renato.

11 comentários:

Anônimo disse...

Renato no gustava del color de Roma Tomasso. En Brasil se habla que el rojo es para los que tienen ravia o verguenza porque las personas se quedan rojas con ravia o verguenza. Como Renato no tenia eso no se adaptava al rojo.

Anônimo disse...

O Guabiru foi bem na europa. Tem uma foto dele na loja do Milan

Pablo Melo disse...

PELÉ ES MEJOR QUE MARADONA. PERO RENATO ES MEJOR QUE LOS DOS

Leo Garcia disse...

Renato, maior jogador da história do Gaymio, pior jogador da história do Roma (em relação à expectativa)

Falcão, maior jogador da história do Internacional, maior jogador da história do Roma.

OBS: Daqui uns 10 anos, o Fernandão corre o risco de roubar esse "título" do Falcão.
E na minha opinião ainda fico com o Figueroa.

Anônimo disse...

Portaluppi só ganhou aquela copa toyota contra um time até hoje desconhecido..como treinador é um fracasso absoluto..
Foi o melhor padeiro de Bento

Anônimo disse...

A camisa tricolor é tão forte que até o maior padeiro de bento vira um grande jogador.
Falcao rei de roma com um titulo pelo roma! Emerson é Julio Cesar então, 1 roma, 3 Juve, 4 scudeto! Só ele tem mais títulos que a Roma em toda a Historia

Leo Garcia disse...

Olha quem decidiu que o Falcão era o Rei de Roma foram eles mesmos, a gente não tem nada a ver com isso. Se tu quer que o Emerson seja mais valorizado tenta passar o recado pros romanos. Ou manda uma cartinha pro Papa, que de repente até o Renato vira o Rei de Roma.

Cruz disse...

Cara, para começar, naquela época jogava na frente o filho do vice-presidente do clube Roma. Renato falou pro técnico se era pra ficar no banco que o liberasse da concentração. Trato feito = Balada, balada, grana, mulher, balada, e mais balada,...

Tommaso disse...

O que diz o Leo è a verdade... O Falcao aqui foe chamado de "octavo" Rei de Roma (Na leyenda os reies Romanos som 7)... O unico recordo ruin do Falcao è que nao quizo tirar um penalty na unica final de champions que fez a Roma, assim que derrotò....O Emerson è por contro um dos mais odiado agora pelos torcedores de Roma, porque se foe para a juve a pesar de que o Real Madrid ofrecia mais dinero pela Roma, assim que ganharon menos...e tambem los de juve agora no gostam muito de ele porque se foe apenas a juve foe rebaixada em segunda...

Anônimo disse...

Tommaso e porque Juve ou Real Madrid não tentaram comprar falcão? O Rei Cagão que refuga na hora do penalty para ganhar a champions league....hehehehehe rei cagão, só podia vir de onde veio mesmo!

Italiano, escreve mais vezes, gostamos da tua participação trazendo curiosidades e noticias europeias.

duduzanga disse...

Simplesmonte sensacional !!!
Tommaso muito obrigado, nao consigo parar de rir.