segunda-feira, 30 de julho de 2007

Prognóstico (palavra estranha)

Faltam quatro rodadas pra terminar o primeiro turno do Brasileirão, então me arrisco a fazer alguns prognósticos para o restante do certame. Se não me engano em todas as edições do Brasileiro por pontos corridos, o time que terminou o primeiro turno na frente, levou o caneco no final do ano. A edição de 2007 parece ser a mais disputada dos últimos anos (nivelada por baixo), e por enquanto não há um franco favorito. Vou comentando time a time na ordem que está classificado, e ponho o meu na reta, como já fiz outras vezes:
.
BOTAFOGO: A cada rodada que passa, mostra que não é cavalo paraguaio. Cuca está fazendo um ótimo trabalho e tem um time bem ajeitado. O grande problema é a falta de elenco, algo essencial para quem postula o título dessa longa competição. Isso já se comprova, já que o Fogão já esteve muito mais disparado na frente e agora sua vantagem é mínima (mesmo número de pontos do São Paulo, porém um jogo a menos). É um dos postulantes ao título, mas acho que só vai pegar Libertadores.
.
SÃO PAULO: Provavelmente o melhor elenco do Brasil. Ainda não fez boas apresentações no Campeonato, porém tem time pra chegar e levar. Espero que o já desgastado trabalho do Muricy entre em pane. Detalhe é que o Tricolor Paulista só sofreu 6 gols no campeontao (melhor defesa disparada), porém tem um dos piores ataques com apenas 15 gols marcados (pior que ele, só Grêmio, Corinthians e América). Mesmo assim é favorito.
.
GRÊMIO: O time da Azenha vêm em decadência, mas ganhando muitas partidas com um tanto de sorte. Mas a própria torcida já percebeu isso e vaiou após o empate com o Atlético-PR, depois de estar com um jogador a mais. Mano Menezes vem tirando leite da pedra e todos sabem disso. Com a chegada dos reforços (principalmente o bom volante Eduardo Costa) tende a melhorar. Vai brigar pela Libertadores, mas na última rodada irá garantir a Sul-Americana.
.
VASCO: O time do nosso patrono, o Mestre Celso, o time do Perdiga e o time do Romário. Incrível. Em dez rodadas no máximo estará no meio da tabela, onde permanecerá até o final.
.
CRUZEIRO: Corre por fora. Tem tradição em torneios de pontos corridos e é sempre muito díficil enfrentá-lo o Mineirão. Time vem crescendo. Possível candidato ao título, também vai assegurar vaga na Libertadores.
.
INTERNACIONAL: Finalmente cheguei onde queria. O Colorado tem o melhor jogador do país (quem é Rica?) e maior promessa do futebol mundial. Além disso tem um fortíssimo elenco (taco a taco com o São Paulo), e mesmo sem seu menino prodígio tocou 5 a 1 no Sport, até então invicto no Recife (e fazia umas três décadas que não tomava uma goleada assim na Ilha do Retiro). A equipe do Gallo vem se acertando, 5 vitórias em 6 jogos não é tarefa pra qualquer um. Vários jogadores vêm se firmando (Marcão, Pinga, até Magal...), outras promessas vem surgindo (Sidinei,Adriano, Roger...) e temos os já afirmados (índio, Alex, Iarley...). Sem falar dos reforços, Guiñazu (que dizem estar destruindo nos treinos), Magrão e o capitão do Mundo, Fernandão. Eu sou suspeito pra falar, mas até o mais fanático dos gremistas tem que admitir que o Inter vem com tudo e é um dos favoritos.
.
ESTOU CANSADO DE ESCREVER E VOCÊS DE LER, então resumindo alguns times que faltam. Santos do Luxemburgo, grande decepção do campeonato. Palmeiras, Atlético-MG e PR podem beliscar a Libertadores (sem sucesso). América e Náutico vão rebaixar certamente. Espero que o Juventude acompanhe eles (pra não voltar tão cedo) e a última vaga fica para um dos queridinhos Flamengo ou Curinga. Certo que os juízes vão começar a errar a favor deles, mas nunca se sabe. Imaginem o Mengão na Série B, ia ser um ótimo golpe de marketing pra segundona. Certamente que a Globo passaria a transmitir os jogos e a média de torcida ia ser maior que da primeira (os times pequenos amam o Flamengo, é algo insensato).
Ah, o Figuerense terminará em décimo.

6 comentários:

Sidarta Martins disse...

Sábias palavras.

Ficarei muito feliz se um grande caísse.

Abraços,

Anônimo disse...

Copiei essa coluna e vou ter o prazer de publica-la novamente no fim do campeonato mostrando que o Keny aí é apenas um doente e não um conhecedor! Tu só não vai errar em relação ao Botafogo, America e Nautico, os outros todos estao errados...

Anônimo disse...

Tu foi no jogo entre gremio e atletico? Eu fui e a unica vaia que vi foi pro juiz!

Leo Garcia disse...

Como eu escrevi, eu não tenho medo de por o meu na reta e dar meus prognósticos. Criticar ou tirar sarro no fim do ano é muito fácil. Se tu tem culhão dá teus palpites também Saraiva.

PS: As vaias saíram em todos os veículos de imprensa gaúcha (mas pode ser mentira, eu diferente de ti, não acho que um jogador odeia o outro porque sai no jornal - a imprensa de fato sempre busca a polêmica). Mas é estranho vaiar o juiz nesta partida. Se alguém foi beneficiado foi o time que não teve dois jogadores no Pronto-Socorro.

Anônimo disse...

Ele foi vaiado por não dar um penalti claro a favor do gremio no segundo tempo quando um jogador do atletico botou a mão na bola dentro da area. Faz muito tempo que não vejo o gremio vaiado no olimpico, se pa mais de ano, a torcida ta muito fechada com o mano, até os corneteros estão. Darei meus palpites quando achar que devo dar, farei com realidade e nao com doença.

Leo Garcia disse...

"Doença pra mim é covardia."
Leo Garcia

Deve ser muito difícil fazer os prognósticos faltando duas rodadas para o final do Brasileirão. Mas boa sorte.