segunda-feira, 13 de agosto de 2007

SOBRE O MUNDIAL FIFA

No orkut, a maior fonte de boataria que existe, por muito tempo alguns colorados afirmavam que ainda existia a possibilidade de o Inter jogar o Mundial no final do ano, defendendo o título como atual campeão. Aí muitos divergiam de opinião, uns diziam que iam valorizar igual e outros argumentavam que sem ganhar Libertadores não tem graça. Hoje saiu no site da FIFA que o Mundial vai seguir os moldes dos anos anteriores (com os seis campeões mundiais), porém com o adendo do representante do país sede, ou seja, o campeão do Japão. E parece que a competição vai ser itinerante. O que eu acho disso? Acho uma grande idiotice.
Agora tento explicar minha teoria. A FIFA com medo de estádios vazios e pra valorizar o torneio (?), colocou o campeão japonês. Olha, no jogo do Inter contra os árabes, eu tava lá e posso afirmar que tava com uns 70 % de sua capacidade lotado. A idéia de o Mundial mudar de país a cada ano eu acho fantástica. Mas de colocar um time anfitrião é uma grande bobagem (vide o que foi aquela mentira do Corinthians campeão mundial). A melhor maneira de valorizar o certame e atrair mais o interesse europeu seria colocar o campeão e o vice europeu e sul-americano, além do atual campeão FIFA e unificar a Ásia com a Oceania (como já foi feito nas Eliminatórias para a Copa) com apenas um representante, tirando assim um time amador que nada agrega para a competição. Seguindo meu raciocínio, seriam oito equipes, como se fosse quartas-de-final, sendo que cinco times com possibilidade reais de ganhar. Imaginem que torneio! Na minha concepção, um Mundial assim pode ser realizado na Turquia, no Equador, no Egito ou em qualquer lugar do mundo, que atrairia todos os holofotes do país sede (lotando todos os jogos) e, principalmente, do mundo.
Tudo é uma questão de mudar de costume e o mais importante, manter a fórmula! Uma competição só se consagra e dá certo, quando mantém uma unidade. A Champions League e agora a Libertadores também, já descobriram que colocar mais equipes fortes e tradicionais, apenas aumenta a qualidade e o interesse do torneio. Se alguém lá na FIFA somasse dois mais dois talvez chegassem à minha conclusão.




5 comentários:

Anônimo disse...

Escutei de alguns conselheiros no Olimpico que não se descarta a possibilidade de jogarem no mundial os vice campeões da libertadores e champions, entrariam Gremio e Liverpool onde passariamos a ter 8 equipes. Quartas, semi e final. Por enquanto apenas boato....

Anônimo disse...

HAHAHAHAHA...NÃO PASSOU NEM DA PRIMEIRA FASE E QUER JOGAR MUNDIAL...AQUI Ó!

Leo Garcia disse...

Rica: não entendi se tu foi irônico, mas de qualquer maneira, como escrevi no texto conforme o site da FIFA, esse ano já está definido.

Pelaipe: você deve ser uma pessoa muito inteligente. Talvez um dia você consiga entender um texto. Experimente aqueles livros para crianças se alfabetizarem, com desenhos e palavras. É a minha dica.

Anônimo disse...

Esses gremista esse ano tão parecendo mendigo com um prato de comida só falam em vice campeonato pra ca , vice campeonato pra la,ja não basta a vergonha nacional que vcs se tornaram precisam lembrar toda hora disso. Imagina o gremio pegando times superiores como o boca.....hahaha ia ser mais uma vez ridiculo, patético.

Guilherme Mallet disse...

Que tal uma supercopa mundial de clubes? Reunindo de 4 em 4 anos os os 4 campões da Libertadores, da Europa...