sexta-feira, 3 de agosto de 2007

O Milan pagou o Pato e nós pagamos o pato

Não dá pra culpar o Inter. Obrigou o guri a assinar um contrato antes de jogar qualquer partida como profissional. A cláusula de recisão parecia grande, mas no fundo era um mixaria para os milionários clubes europeus. O Milan pagou pouco menos de 13 milhões de euros para o Inter, que nada pode fazer a não ser acatar a decisão. Pra se ter uma noção esses dias o Real Madrid pagou 30 milhões de euros pelo zagueiro brasileiro Pepe (??) que estava no Porto. Percebe-se então que era uma barganha tão grande que o Milan ainda resolveu dar mais uns 9 milhões pra família do Pato + o empresário Gilmar Bolso Veloz, com uma condição: sair fora agora do Internacional. O pior de tudo é que ele vai ficar apenas treinando em Milão até janeiro (!!!!), já que a janela de lá já fechou. Os italianos bastardos tem grana e não querem correr o risco de o Pato se machucar jogando o, na visão deles, campeonato de várzea brasileiro.
Nesse caso é díficil também culpar a família do Pato, em querer garantir de uma vez o seu futuro. A probabilidade de acontecer uma tragédia é remota, porém sempre existe. O seu filho prodígio era um cheque em branco e se fosse rasgado nada valeria. Agora ele acabou de ser assinado.
Culpar o Milan? Gostaria muito, mas se tem um cara despontando no Glória de Vacaria, o Inter paga o que for e tira ele de lá. O mundo do futebol também pertence ao capitalismo selvagem.
Posso culpar então o empresário Veloz, que poderia ter refeito o contrato com o Inter e dobrado ou triplicado a multa de recisão do Pato. Mas não era negócio pra ele nem pra família, porque nesse caso, jamais levariam tanta grana como levaram nessa transação.
Escrevo esse texto em tom de desabafo, pois acreditava fielmente que o Pato ficaria até o final do ano. Depois de vários nas categorias de base do Inter, ele se despede em menos de 8 meses, num total de 27 partidas. É triste. O Inter ganhou quase 40 milhões de reais? Ótimo, mas eu sei que a típica grana que ninguém nunca ve. Final do ano lemos no jornal que as dívidas coloradas só aumentaram. Foda.
Que fique a culpa na Lei Pelé, que ainda tem que ser toda reestruturada. Temos de lutar pelo direito de segurar pelo menos um pouco mais nossos atletas, e se não temos força, que machuque de verdade o bolso dos europeus.
.
.
.
Existe vida após Pato. Fernandão voltando, Nego Christian pode deslanchar a qualquer momento e o outro guri, Adriano, vem dando (e muito bem) conta do recado.
Mas Alexandre Pato vai deixar muitas saudades pra Nação Colorada.

3 comentários:

Anônimo disse...

Fiquei com uma duvida nessa historia toda. Quandos grenais jogou o pato como profissional? acho q nenhum, se for mesmo é um dado triste para uma tocida....

Leo Garcia disse...

...muito triste.
Ele nos juniores tocou um chocolate no Grêmio, que tava reforçado de Andershow e tudo...
Se a maldita CBF tivesse liberado ele do su-20 (leia-se torneio com único objetivo de vender jovens promessas), poeríamos ter visto um pelo menos.

Marlenita Huerta disse...

sub 20 de bosta, não serviu pra nada. willian, do corinthians, já está com os dias contados, assim como muitas jovens promessas... uma pena.