sexta-feira, 31 de agosto de 2007

E a Copa veio para o Beira-Rio

Ontem, após a apresentação do vídeo de modernização do complexo Beira-Rio, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira confirmou, que se o projeto virar realidade, o estádio da Copa em Porto Alegre vai ser o Beira-Rio. Abaixo está o vídeo apresentado à FIFA, em inglês e com algumas novidades com relação ao vídeo anterior, como a marina e o aeromóvel, por exemplo.



Eu me sinto muito orgulhoso de ter uma pequenina parcela nessa decisão, e já meu irmão, Gabriel Garcia, e seus sócios, Maurício Santos e Fernando Balvedi, donos da Hype Studio , tiveram papel fundamental nesta escolha. O mais incrível é como conseguimos enfrentar e vencer a mídia dominante do Rio Grande do Sul, conhecida como a RBS e que hoje completa 50 anos. Vou dividir essa pequena historieta em três capítulos (como no nosso vídeo, ironia do destino).

CAPÍTULO I
A história começa no final de dezembro de 2006, sob a tutela do Internacional, o pessoal da Hype Studio, começou a elaborar diversos projetos para a cobertura do Beira-Rio, ainda de maneira sigilosa. Em março algumas imagens bem impressionantes de como seria o novo Beira-Rio acabaram vazando na internet. A Zero Hora (principal jornal da RBS), que já vinha há tempos falando do novo e grandioso estádio do Grêmio, a Arena (sem ter qualquer imagem ou informação concreta), publicou uma notinha mínima afirmando que as imagens do Beira-Rio não eram oficiais. Dias depois, o Correio do Povo estampa na capa de sua área de Esportes (a contracapa do jornal), com uma bela imagem dos guris sob o título “O Beira-Rio do Futuro”. O repórter do Correio apenas tinha conseguido a informação com algum conselheiro colorado, que aquelas imagens que haviam vazado, eram de fato quentes. A ZH seguiu engavetando o assunto.

CAPÍTULO II

Em maio, o Ministro dos Esportes viria a Porto Alegre, pra ser homenageado pela criação do TimeMania. O Grêmio aproveita a ocasião para lançar seu “grandioso projeto da construção do mais moderno estádio da Améria Latina”, a tal da Arena. O Inter também ficaria de apresentar as reformas no seu complexo. Pra tornar a apresentação mais interessante, os guris da Hype queriam fugir do power point habitual, e foi aí que eu entrei (juntamente com a minha empresa Maria Cultura e principalmente com a ajuda de um dos meus sócios, o montador Lufe Bollini) ajudando no vídeo. O prazo era curtíssimo, mas depois de muitos esforço, no final deu tudo certo. Ainda tive a honra de criar o nome, Projeto Gigante Para Sempre, homenageando a campanha de construção do Beira-Rio (O Gigante é para Já), um dos motes do vídeo. Toda a mídia se encantou com o vídeo, com exceção da... Sim, no dia seguinte na Capa da Zero Hora tinha só uma nota mencionando sobre uma suposta crise do Fernandão, já sobre o Projeto do Gigante, necas. Os guris ainda mandaram email pra eles com as imagens, contando do projeto, mas tudo em vão. A notícia que eles vinham martelando há tempos era que se Arena fosse construída, não teria como competir, a Copa seria lá e ponto final. E essa afirmação era embasada pelo secretário do Turismo, o tal do Lara. Sem falar que em março tinham dado mais da metade da capa com a única imagem (meio tosca) da futura Arena, que sequer tinha endereço ainda.

CAPÍTULO III

30 de agosto de 2007. Os inspetores da FIFA vêm a Porto Alegre e visitam o Beira-Rio. Gostam do Estádio, mas ficam encantados, principalmente com o vídeo apresentado (em inglês e com mudanças ainda mais significativas em toda região), e elogiam muito o projeto arquitetônico do Gabriel, do Fernando e do Maurício. Até os gremistas Fogaça, prefeito de Porto Alegre e Yeda, Governadora do Estado, que vinham apoiando a Arena, tiveram que dar o braço a torcer e admitir que se o Projeto Gigante para Sempre sair mesmo do papel, vai ficar fantástico. O Odone, presidente gremista, em atitude desesperada, interrompeu o churrasco do pessoal da Fifa e entregou o dossiê da Arena. Já era tarde. A repercussão na nossa mídia não podia ser diferente:





O Correio noticia o que toda imprensa nacional está escrevendo. Já a Zero Hora finalmente admite que existe um grenal de estádios, mas que não tem nada perdido para o Grêmio. Porque eles não falaram dessa disputa quando o Ministro veio?
Eu tinha uma teoria meio conspiratória, que a RBS está por trás, juntamente com a Gerdau pra investir pesado na Arena. Acho que essa minha teoria ganha força a cada fato novo.
Mas enfim, o que importa é que se o Projeto Gigante para Sempre virar realidade (e vai virar), a Copa do Mundo de 2014 terá partidas disputadas no Gigante da Beira-Rio.

7 comentários:

Cruz disse...

Cara vai ficar muito animal o estádio, agora com a grana q o Inter tá dá para fazer sem capitais externos... Se sair esse projeto inteiro eu começo a torcer pro Inter tb, indo no estádio (só não vô vestir a camisa do Inter).
Eu já tive nos estádios Centenário, La Bombonera, Maracana, Morumbi, Olímpico, Giuseppe Meazza, Camp nou e Santiago Bernabeu. O Beira-rio já é um puta estádio, mas se fizer as reformas certamente estará entre os maiores do mundo em termos de qualidade, senão o maior.
Parabéns pelo projeto que realmente tomara que saia, pelo bem do RS.

Anônimo disse...

Não foi só tu que ficou revoltado com a parcialidade absurda da RBS:
http://www.internacional.com.br/pagina.php?modulo=2&setor=18&codigo=5536
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=29755&tid=2552411423058013313
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=29755&tid=2552410884040667577
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=29755&tid=2552411781687835960

Guilherme Mallet disse...

Viram a capa da ZH quando o Grêmio ganhou o gauchão? Quem estava na capa com a Taça? O Odone! Já viram o presidente de algum clube com a taça na capa de um jornal? É proganda política. Odone, Britto, RBS e Gerdau é desnecessário falar sobre seus vínculos.

Sobre a comparação das capas e parcialidade pró-arena, já escrevi no meu Blog:

http://beirario2014.blogspot.com/2007_05_01_archive.html

Um abraço,
Guilherme

Bruno disse...

Pra se melhor que o Mauricio Saraiva não precisa fazer muito esforço, é impossivel assistir um jogo do INTER na RBS, pois só tem gremistas que ficam achando defeito sempre.

Anônimo disse...

O Cruz Vai ti fude, casaca!!!!
O projeto ta irado, me orgulho de ter amigos como voces. Mas não sei pq tu fala tanto da arena se o teu projeto ta tao bom (nao eh ironia) e a copa vai ser lá. E outra o gremio vai sim fazer a arena, nos padroes da uefa (melhor que fifa) e eu to cagando pra copa, quero um estadio ducaralho pra ver o meu gremio jogar, e só. Se for numas boca braba melhor pra fude os adversarios.

Ramon Dongo disse...

Também tinha essa desconfiança conspiratória, mas como o Mallet falou aí, tem muitos interesses por trás da arena do gremio, não só futebol.
O projeto deles custará bem mais que o nosso. Parece que tá orçado em torno de meio BILHÃO de reais... Tem muita gente querendo administrar esse valor todo, ganhar status. Fora que eles ainda não desistiram da Copa, em que pese o Ricardo Teixeira ter confirmado o Beira-Rio... Será no Beira-Rio mesmo?

O importante é que o nosso projeto, pra Copa ou não, tá muito bom. Academia do Povo só tem uma, o Gigante é único! Arena tem várias pelo mundo afora...

cjr-sp disse...

6 duvidas sobre o projeto novo:

(1) Tem as duas torres novas retorcidas para o hotel e parece que ficou no video a torre do projeto anterior. O que será a torre velha do projeto anterior que aparece no novo?

(2) Pelo que entendi, em cima do centro de convençoes haverá um campo de futebol para treinamentos, é isso? e é um só em cima do centro de convençoes?

(3) No total entao serão quantos campos suplementares? E outra, como ficam os treinos secretos, nao vai dar para ver dos hoteis?

(4) A FIFA exige 10 mil vagas de estacionamento, afinal somando todas as vagas do complexo, serão quantas vagas? E qual a disposiçao delas por finalidade?

(5) Já se tem o numero final de lugares que o estadio comportará?

(6) Na apresentaçao em ingles falam que as escolas de samba serão "relocated" ou realocadas, mas depois percebe-se que elas continuam ali no finalzinho do complexo, é isso? E o vento do guaíba nao fará voar as tendas das escolas de samba?

Obrigado. E parabens. O projeto ficou muito bom.

Como sugestão, ainda acho que falta um edificio comercial para gerar fluxo diario de pessoas no complexo no intuito de gerar renda para os comerciantes do complexo.