sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Há exatos 10 anos atrás...

... acontecia o famoso, já folclórico, Grenal dos 5 a 2. Que nostalgia.
O Colorado liderava o campeonato brasileiro e não tomou conhecimento do seu adversário e na própria casa do inimigo aplicou um chocolate inesquecível. Eu tinha 14 anos e estava no Chiqueirão Olímpico nesta tarde.
O Inter era treinado por quem? Sim, ele mesmo, o Mestre Celso Roth. Pelo lado tricolor o comandante era Hélio dos Anjos. Christian fez o primeiro gol e logo foi expulso, juntamente com Otacílio, deixando o jogo aberto. A partir daí um homem fez toda a diferença: o lendário Fabiano Cachaça. Ele já tinha feito o gol do título gaúcho poucos meses antes, mas depois deste clássico, ficou imortalizado como um legítimo homem grenal. Em tarde inspiradíssima, fez dois gols e deu o passe para mais um, o do Sandoval. Acho que o Fabiano foi o último ponta do futebol (Uh Fabiano, Uh Fabiano!).
Depois do quarto gol colorado, o velho placar eletrônico do Olímpico apagou inesperadamente. Era demasiado vexame para anunciar o resultado. “Cinco muito” diziam os colorados solidários no dia seguinte.
O presidente do Inter, se não me engano era o Amoretty. E o do Grêmio, o Cacalo. Por isso hoje mandei email para o Kenny Braga parabenizar seu companheiro de Sala de Redação pela data histórica.


Reportagem completa do jogo pelo Globo Esporte:



Essa reportagem é do programa Folharada, em que os apresentadores da Rádio Ipanema (Eduardo Santos e Alemão Vitor Hugo) fizeram um esquema mais descontraído. Um momento muito bom é no início quando um colorado pergunta para um gremista negão, o que ele com aquela cutis, fazia quando os gremistas chamavam os colorados de macaco. O gremista se afasta envergonhado e logo em seguida, os colorados começam a berrar "Ah, eu sou macaco!".




E fizeram até uma música gauchesca para o jogo...

7 comentários:

Cruz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cruz disse...

eh por essas e por outras que o nome do site deveria mudar. Celso Roth, naum rola. Deveria ser mestre Tele Santana, que todos o consideram o maior técnico de todos os tempos...

Cruz disse...

Por muitos e muitos anos mesmo esse foi considerado o maior título do inter. Está até na página oficial do clube. Que amadorismo...

Anônimo disse...

enquanto os bambis gremistas abandonavam o estádio antes mesmo do final da primeira etapa a galera colorada (mas pareciam os gloriosos guerreiros da lendária Stalingrado) entoavam um conhecido cântico: até a pé nos iremos!...e lá se ia a horda gazela de volta as estepes gaúchas, ou seja, seu eterno e imortal habitat natural...

Anônimo disse...

Compreensível, a torcida do Atlético de Madrid comemora até hoje a lendária vitória sobre o Real Madrid por 5 x 1 em 1984. O que pra eles foi realmente importante.
Lembro que naquela época os colorados gritavam em massa ahhh eu sou macaco, hoje me parece que muitos tem vergonha disso.

Leo Garcia disse...

Quem deveria ter vergonha é a torcida do Grêmio, já que a sua origem é racista. Pesquisando no google achei a seguinte matéria histórica:
“O Grêmio quebrará hoje em Caxias uma tradição de meio século, ao incluir um elemento de cor preta em sua equipe” (CORREIO, 1952, p. 5).
Aí segue "A quebra de tradições, promovida pelo aceite do Grêmio de um jogador negro em seu clube, não possibilitou ao protagonista novas fronteiras de relações. Associados do clube protestaram diante da admissão de um jogador que trazia para o clube toda uma representação sócio-cultural. Não se tratava de se opor à vinda de um jogador, de um indivíduo para o clube. "

Eu poderia escrever um tópico sobre isso, mas estou sem saco. Se os gremistas chamam os colorados de macacos é uma coisa que vem de muito tempo atrás. Talvez quem tivesse ter vergonha não são os colorados.

Anônimo disse...

Concordo, os colorados não são os que deveriam sentir vergonha. Mas muitos sentem, ao contrario de épocas anteriores quando a massa cantava com orgulho.