segunda-feira, 4 de junho de 2007

TORCIDA DO GRÊMIO: VERGONHA NACIONAL

Eu já viajei muito por aí, e conversando com muitos brasileiros, descobri que o Grêmio é um time odiado no Brasil. Os meus amigos gremistinhas vem alegar “porquê o Grêmio ganhou tudo e de todos”, o que é no minímo discutível. Não vou nem entrar no mérito do Inter, atual Campeão do Mundo, que costuma ser querido Brasil afora, mas uso o São Paulo, como exemplo. É o time mais vitorioso do futebol brasileiro e nem de perto é tão odiado quanto o Grêmio. Mas finalmente descobri o verdadeiro motivo desse ódio: a torcida gremista. Ela é, de fato, muito nojenta. Não basta terem mantido as origens racistas do clube (que não aceitava jogadores negros até os anos 50), sempre enchendo a boca pra gritar “Macacada”, sendo que adoram fazer avalanche quando o branquelo Tuta faz um gol. Macacos, no caso são os colorados, torcedores do Clube do Povo, onde todas as pessoas sempre foram bem-aceitas pra jogar e torcer, independentemente da sua cor e raça.

Mas não satisfeitos com isso, os gremistas conseguiram mais. Agora eles querem ser argentinos. Isso mesmo. Logo os hermanos, nossos tão detestáveis rivais. A tal da Alma Castelhana, que além de cantar em espanhol, agora chega ao cúmulo do escrotismo com essa faixa, publicada na coluna do Bola Dividida do jornal Zero Hora de hoje (4.5.07). Não se contentam apenas em querer cantar o jogo todo como os argentinos (o que é muito positivo, mas também é comum em outras torcidas do mundo, como a holandesa, por exemplo), mas tem que ser arruaceiros (banheiros queimados...) e arrogantes. É realmente triste como essa torcida consegue ser cada dia mais detestável. Shame on you.



12 comentários:

Anônimo disse...

A torcida do gremio é tão ducaralho que um colorado fanatico dedica uma coluna sobre o seu comportamento. E mais demonstra que pensa discute sobre a torcida rival não só no RS, mas Brasil a fora. Nós gremistas estamos realmente preocupados com a tua opinião Leo!
Como canta a geral (por wander w.) - GREMIO IMORTAL, MACACO CHOOOOORA! E como chora!

Leo Garcia disse...

putz acabei de escrever e essa bosta apagou tudo... agora vou escrever menos, vamos lá de novo:
se a torcida do Fluminense botasse uma faixa assim eu escreveria um texto humilhando com certeza. Tu sabes e defendia comigo lá na Europa as pessoas que ousavam comparar o Maradona com o Pelé (e na Itália não são poucas) e agora vai mudar de opinião?
só me explica como eu teria inveja de uma torcida "Ducaralho" assim: racista, baderneira e paga pau de argentino. Distância, meu velho...

Anônimo disse...

Tens todo o direito de não gostar da Alma Castelhana (que atualmente é mais chamada de Geral do Grêmio, mas escolheste o outro nome para confirmar tua teoria), mas deve achar outros motivos. Primeiramente, o Grêmio é odiado muito antes dessa torcida aparecer. Isso ocorre desde os tempos do Felipão, quando o Grêmio ganhava de todos com aquele estilo de jogo que o pessoal do centro do país até hoje, com muita pegada e marcação. O Inter, que ficou quase vinte anos sem ganhar nada, era considerado inofensivo, por isso não despertava o ódio do resto do país. Times como o São Paulo ganham vários títulos jogando o futebol bonito, portanto não geram tanta animosidade.
Em segundo lugar, como pode ser racista uma torcida que tem vários integrantes negros (ou tu acha que todos os gremistas são brancos arianos)? A palavra "macaco" é usada no sentido de macaco de imitação, aqueles sempre tentam imitar a que os outros tem de bom. Vide a popular do Inter, que é uma cópia escarrada da Geral do Grêmio.
Pra não dizer que o teu texto é um absurdo completo, realmente acho essa faixa aí nada ver, mas certamente ela não representa o a opinião de todos o gremistas.

Leo Garcia disse...

Buenas Pinty, a torcida do Corinthians ficou quase 20 anos sem comemorar um título e mesmo assim conseguia ser detestada Brasil afora (não tanto quanto a do Grêmio).

Agora o outro tópico, tem gente que acredita em duendes, outros em papai noel e outros que o "macaco" que a torcida do Grêmio canta é por causa de "macaco de circo, imitão". A geral e popular são coisas mais ou menos recentes e desde que eu me conheço por gente, já ouvia esse cântico. Essa é uma desculpa muito mal dada. Ah, esqueci que o Inter copiou o Grêmio e fez um estádio novo em 69, daí ficamos conhecidos como macacos. Perdão.
"Gremista Negão só pode ser putão" já foi muito gritado em grenais.

Anônimo disse...

Quem duvida do Grêmio?
Ouso perguntar se alguém duvida do Grêmio?

Quem duvida que o Grêmio não é imortal tricolor?

Quem duvida que o Grêmio não tem condições de ganhar a Libertadores?

Quem duvida que IDUN, famosa deusa da imortalidade da mitologia nórdica, deu ao Grêmio uma de suas magníficas maçãs que proporcionam a eternidade?

Hein! Quem duvida?

Eu não duvido de nada. Não tenho o direito de duvidar. Aprendi a não duvidar. Depois de presenciar vitórias e triunfos épicos do Grêmio, coisas que eu jamais imaginaria que fossem possíveis, comecei a curvar-me perante a imortalidade.
Aprendi a assistir essa fênix formosa e arrebatadora renascer e sair das cinzas como se nada tivesse acontecido. Como se tudo fosse esboçado e planejado.
É como se o sofrimento, o temor e a desconfiança fossem colocados de propósito na história do Grêmio, para testar o coração apaixonado dos gremistas e, ao mesmo tempo, produzir mais encanto, perfeição e dramaticidade aos lauréis do Grêmio. Como as mais belas obras “Hollywoodianas”: Tudo é movido por um drama, com o vermelho do sangue, e termina na felicidade, com o azul do céu. O azul do Grêmio.

E essa tal de imortalidade é um sentimento que se dissemina e contamina a todos que acreditam no Grêmio. É um “vírus” que faz da torcida do Grêmio a mais ativa, a mais estonteante, a mais torcida do Brasil. O Grêmio tem uma torcida que faz a diferença, uma torcida que impele medo aos adversários que visitam o Olímpico, um décimo segundo jogador.

Punam o Grêmio, homens do futebol. Punam o Grêmio, senhores da lei, pois o Grêmio está jogando com 12 jogadores. Isso não pode, não está na regra, é ilegal. Mas contratem um advogado frio e sem sentimentos, pois a imortalidade costuma contaminar até os mais ferozes.

ESCREVEU TIAGO CECONELLO

Anônimo disse...

poisé, somos bem nós os paga pau argentinos...
não me esuqeço de quando o gremio perdeu no olímpico pro boca, os colorados chegaram a fazer uma carretada maior do que quando ganharam o mundial, e logo após, menos de uma semana depois desse lamentávez jogo, tomaram dois do imortal
como se diz: sem BOCA colorado não fala
bando de paga pau argentino
será pke somos os mais odiados?
- por sermos os mais guerreiros?
- ou por não temermos nada nem ngm?
:D
saudações tricolores!

Anônimo disse...

Vc kér dizer q se eu sou negro não posso torcer pro gremio? pq? pq vc não kér? vc é negra?vc é gremista?
pois eu sou negro e tenho muito orgulho da minha cor e tenho muito orgulho de ser gremista,fico sempre na geral e faço a maior festa!e pra tua informação o inter tambem não nos aceitava no começo,vc ta falando bobagens,na verdade a torcida do gremio não tem nada contra negros pq eu tambem sou a torcida do gremio e nunca tive problemas,pra mim o problema ta é em
(alguns) colorados que assim com voce acreditaum que um negro não pode ser gremista isto sim é preconceito!
olha com atenção que vc vai reparar que este papo de negro não pode torcer pra este time ,negro tem que torcer praquele time,sempre vem de parte de (alguns)colorados e nunca por parte dos gremistas!e quanto a no passado o gremio não nos aceitar isto é fato,mas assim com o inter e tantos outros não nos aceitavam,assim com não nos aceitavam nos bailes,nos restaurantes,
etc...mas nós conquistamos o direito de esolher oq bem entendermos para nós,onde ir,onde não ir, pra quem torcer e pra quem não torcer,por tanto não adianta vir com papo furado pq eu sou gremista de coração e colorado nunca serei nem por obrigação! mas respeito quem optou por ser do time vermelho,por tanto amiga colorada no que diz respeito a mim estou dispensando q uma colorada visivelmente preconceituosa em relação a gremistas e negros advogue por mim,vc q se diz tão informada sabe me dizer qual outro club do brasil alem do meu gremio tem uma estrela na sua bandeira em homenagem a um negro?não né?nem sabia disto né?e olhe q na nossa bandeira só colocamos estrelas quando realmente é importante!diferente do seu time que muda a bandeira a cada titulo conquistado,ja pensou se fossemos colocar mais uma estrela da libertadores e mais 4copas do brasil?ja q vcs colocam estrelas até pra campeonato de bolita certamente devem ter varias em homenagem a negros,em se tratando do time do (povo)né?não acho q vc teve ma intençao só acho q vc na verdade esta mais preocupada com rixas clubisticas do q com o problema do preconceito,quase cometi um ato preconceituoso,na verdade tive preconceito em relaçao a vc quando li teus comentarios...pensei comigo mesmo qm esta patricinha de internet e desinformada pensa que é pra falar tais bobagens?mas depois refleti e vi q vc fez isto por sua preferencia clubistica e me acalmei,reparei tambem q teus conhecimentos sobre futebol não vão alem de 2006,onde muitos colorados renasceram,abraços e fiquem todos com deus gremistas brancos e negros e colorados brancos e negros tambem.

Anônimo disse...

Nome: Realista!!!
Email: por Lupicínio Rodriges


vou postar aquí palavras do nosso adorado Lupi, torcedor apaixonado pelo gremio e autor do nosso amado hino,leiam com atençao e comentem com seus amigos para desmascarar as mentiras que as culoridas da beira do lago falam a respeito do nosso amado time e da nossa fanatica torcida,as culoridas fikam praticamente obrigando negros a torcer pelo inter, logico q não adianta afinal temos a maior torcida do rio grande!
e isto inclui todas as raças e religioes,
agora vc vai saber um pouco da historia que o time do (povo) não conta,boa leitura!
"Domingo, estive em um churrasco na Sociedade Satélite Prontidão, onde se reúne a ‘gema’ dos mulatos de porto Alegre. Lá houve tudo de bom, bom churrasco, boa música e boa palestra. Mas como nestas festas nunca falta uma discussão quando a cerveja sobe, lá também houve uma, e foi a seguinte:
Uma turma de amigos quis saber por que, sendo eu um homem do povo e de origem humilde, sou um torcedor tão fanático do Grêmio.
Por sorte lá estava também o senhor Orlando Ferreira da Silva, velho funcionário da Biblioteca Pública, que me ajudou a explicar o que meu pai já havia me contado. Em 1907, uma turma de mulatinhos, que naquela época já sonhava com a evolução das pessoas de cor, resolveu formar um time de futebol. Entre estes mulatinhos estava o senhor Júlio Silveira, pai do nosso querido Antoninho Onofre da Silveira, o senhor Francisco Rodrigues, meu querido pai, o senhor Otacílio Conceição, pai do nosso amigo Marceli Conceição, o senhor Orlando Ferreira da Silva, o senhor José Gomes e outros. O time foi formado. Deram o nome de Rio-Grandense, e ficou sob a presidência do saudoso Julio Silveira. Foram grandes os trabalhos para escolher as cores, o fardamento, fazer estatutos e tudo que fosse necessário para um clube se legalizar, pois os mulatinhos sonhavam em participar da Liga, que era, naquele tempo, formada pelo Fuss-Ball, que é o Grêmio de hoje, o Ruy Barbosa, o Internacional e outros.
Este sonho durou anos, mas no dia em que o Rio-Grandense pediu inscrição na Liga, não foi aceito por que justamente o Internacional, que havia sido criado pelo ‘Zé Povo’, votou contra, e o Rio-Grandense não foi aceito.
Isso magoou profundamente os mulatinhos, que resolveram torcer contra o Internacional, e o grêmio, sendo seu maior rival, foi escolhido para tal.
Fundou-se, por isso, uma nova Liga, que mais tarde foi chamada de Canela Preta, e quando estes moços casaram, procuraram desviar os seus filhos do clube que hoje é chamado o ‘Clube do Povo’, apesar de não ter sido ele o primeiro a modificar seus estatutos, para aceitar pessoas de cor, pois esta iniciativa coube ao Esporte Clube Americano, e vou explicar como:
A Liga dos Canela Preta durou muitos anos, até quando o Esporte Clube Ruy Barbosa, precisando de dinheiro, desafiou os pretinhos para uma partida amistosa, que foi vencida pelos desafiados, ou seja, os pretinhos. O segundo adversário dos moços de cor foi o Grêmio, que jogou com o título de ‘Escrete Branco’. Isso despertou a atenção dos outros clubes que viram nos Canelas Pretas um grande celeiro de jogadores e trataram de mudar seus estatutos para aceitarem os mesmos em suas fileiras, conseguindo levar assim os melhores jogadores, e a Liga teve que terminar. O grêmio foi o último time a aceitar a raça, porque em seus estatutos constava uma cláusula que dizia que ele perderia seu campo, doado por uns alemães, caso aceitasse pessoas de cor em seus quadros. Felizmente essa cláusula já foi abolida, e hoje tenho a honra de ser sócio-honorário do Grêmio e ter composto seu hino que publico ao pé desta coluna."
por Lupicínio Rodriges

Anônimo disse...

veio eu sou gremista com orgulho!
e naum tenho preconceitoo
e se a gente for 'paga pau' pros argentinos e daii?
pelo menos naum somos ke nem as 'macacada' ke fikam flando mal do GREMIO!
mas td bem qnto mais vc's flem mal do GREMIO mais eu o amareii!
gremio é o imortal tricolor éomaior de todo!
eu sei ke as 'macacadas' tm inveja datorcida tm inveja do olimpico...Mas fazer oke noss somos imortais e vcs sao apenas ~> macacos
kkk' eu te amo gremio eternamente

Anônimo disse...

na verdade na verdade.... o que o gremio vai fazer p não deixar o internacional ser campeão é a maior vergonha que um time pode se prestar a passar, na verdade na verdade.. me sinto envergonhado de morar no brasil por causa da pouca vegonha dos seus politicos, ai a unica coisa que o brasil tem de bom é o a bola em campo e vem um clube (gremio) , se é que se pode chamar de clube, e faz uma palhaçada dessas no final do campeonato?? se fosse relator ou ministro do stjd suspenderia o gremio por dois brasileirão consecutivos por falta de competitividade, visando prejudicar outro clube.

Anônimo disse...

O Grêmio é um dos melhores times do Brasil!!

carcara disse...

O Grêmio se transformou em um misto de vexame e fiasco da década, além de cair para a Serie”B” em 2004, creditou um retorno à série “A”,fazendo tempestade em copo d’água, com a famigerada Batalha dos aflitos, e logo contra um dos piores clubes do nordeste, o Náutico. Para alento de sua torcida foi Campeão Gaúcho pelo Estadual de 2006/7, fazendo com que a torcida tricolor acreditasse que a má faze havia acabado no Olímpico, para alegria geral passou a disputar a Libertadores em 2007, enquanto isso o rival foi eliminado na primeira fase e o Grêmio continuou sua caminhada rumo ao Tri-Libertadores, mas o excesso de confiança e a soberba era tão grande por parte dos gremistas que a derrota mais uma vez bate a porta do Olímpico e a decepção mais uma vez toma conta da torcida do Imortal Tricolor. O maior clube copero da América, o Boca Juniors comemora mais um título dentro da casa do inimigo, calando uma platéia de 45.000 torcedores gremistas, como se não bastasse em 2006 o grêmio teve que ver o Internacional levantar a Taça da Libertadores e logo no mesmo ano no fatídico dia 17 de dezembro se viu obrigado a ver o seu maior rival levantar a taça de Campeão Mundial de Clubes - FIFA. A partir desse momento, o Sport Club Internacional se tornou o único Clube Brasileiro a trazer taças internacionais para o nosso país. Em 2007 foi Campeão da Recopa Sul-Americana, em 2008 foi Campeão da Dubai Cup e o primeiro e único clube Brasileiro a sagrar-se Campeão Invicto da Copa Sul-Americana, e Campeão Gaúcho, em 2009 Bicampeão Gaúcho e Campeão da Copa Suruga Bank, e em 2010 se notabilizou como o melhor da década levantando a taça de Bicampeão da Libertadores da América.