terça-feira, 26 de junho de 2007

Começa mais uma Copa América…


... e pra variar todo mundo tá pouco se fudendo. Culpa exclusiva da CONMEBOL, que já demonstra amadorismo com relação aos times mexicanos na Libertadores (chegando ao cúmulo de ter que mudar o regulamento pra evitar um vexame de uma final mexicana e ter que enviar o terceiro colocado como seu representante no Mundial). Até uma formiga sabe que a Copa América deveria ser disputada a cada quatro anos. Isso com o passar dos anos só iria valorizar cada vez mais a competição. Acredito que hoje em dia, quem gosta de futebol, mesmo sendo brasileiro, prefere ver a EuroCopa, que é realizada com a mesma periodicidade de uma Copa do Mundo do que a nossa sem-graça Copa América. Já tinha ocorrido em outras ocasiões e agora virou moda as principais estrelas brasileiras boicotarem, alegando que necessitam férias. Esse ano chegamos ao cúmulo, já que até mesmo o maior patriota brasileiro Galvão Bueno e seus fies escudeiros Arnaldo Cézar Coelho e Falcão, vão transmitir as partidas de São Paulo. Será que tanto jogadores quanto impressa iria encarar o torneio assim se fosse realizado de quatro em quatro anos?

Além do mais não dá pra levar muito a sério uma competição com 12 equipes, que após a primeira fase classificam-se... 8 equipes. Tem que ser muito ruim mesmo pra cair fora de prima. Não custava convidar mais quatro seleções, e fazer quatro grupos certinho. Sei lá Costa Rica e Jamaica andaram jogando até Copa do Mundo e volta e meia pinta uma seleçãozinha revelação por aquelas bandas.

A Argentina é única seleção que parece realmente levar a sério esse ano, trazendo o que tem de melhor como Riquelme, Tévez e principalmente Lionel Messi. Devido aos últimos chocolates que tomaram do Brasil nos últimos anos, os hermanos estão sedentos por vingança e já despontam como favoritos. O confronto entre as duas equipes muito provavelmente vai ocorrer nas semifinais, graças a uma tabela um tanto quanto suspeita favorável aos anfitriões, a eterna pior equipe da América do Sul, a Venezuela. Já tem gente dizendo que isso é lobby do Chávez. Vai saber. Para terminar essa triste análise da nossa principal competição continental de seleções, leio que a Venezuela está um caos. Completamente despreparada para o evento (olha aí a coisa dos quatro anos latente para todos quesitos), há estádios que não ficarão prontos nem ao término da Copa América, além de uma total falta de organização. Foda. E o pobre do Dunga ainda pode se foder em um eventual fracasso (leia-se não sagrar-se campeão).


Um comentário:

Anônimo disse...

Até que enfim um post decente. Tava chato já essa secação...