terça-feira, 13 de maio de 2008
O MEU TIME É GRANDE E O SEU?
O Grêmio lidera o ranking nacional de clubes da CBF, seguido pelo Corinthians
Para moralizar o nosso blog, resolvemos trazer o ranking da CBF, afiliada da FIFA no Brasil e que faz o ranking oficial dos clubes brasileiros. Em outras palavras: o ranking de quem realmente entende do riscado. Detalhe: o clube do aterro da Padre Cacique figura apenas em oitavo lugar. A penúltima matéria deste blog serviu apenas para comprovar que bobagens do tipo ranking da VIP, tríplice coroa, carrossel e ciclone não são coisas de gremista e sim de colorado.
CBF ATUALIZA RANKING NACIONAL DE CLUBES
03/12/2007. O ranking nacional de clubes da CBF será atualizado nesta segunda-feira no site oficial da entidade com os resultados da temporada. A maior entidade do futebol brasileiro leva em conta a classificação da Copa do Brasil e do Brasileirão. Com as classificações obtidas em 2007 nenhum dos 12 primeiros colocados mudará de posição.
O clube que mais pontuou no ano foi o Fluminense, com 87 pontos ganhos, 30 pelo título da Copa do Brasil e 57 pela quarta colocação no Campeonato Brasileiro. O São Paulo, campeão brasileiro, somou 60 pontos por conta da conquista, mas, assim como Flamengo, Santos, Grêmio e Internacional, acabou prejudicado por ter disputado a Taça Libertadores, e só pôde contabilizar os resultados de uma competição. Bicampeões brasileiros e tetra da Copa do Brasil, os gremistas lideram o ranking, com 1.978 pontos.
- É necessário discutir uma forma de compensação na regra de pontuação. Os clubes que disputam a Libertadores devem ganhar algum tipo de bônus, até mesmo para minimizar este impacto em relação aos clubes que disputam a Copa do Brasil. O clube não pode ser penalizado por ser competente. O ranking será atualizado com as regras atuais, mas ainda no primeiro trimestre de 2008 resolveremos isso - declara o diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio.
A solução ideal para o caso na opinião da entidade seria fazer com que os clubes possam jogar tanto a Copa do Brasil quanto a Libertadores, mas Virgílio lamenta a falta de espaço no calendário.
- Ainda não conseguimos uma solução perfeita para isso. Já estudamos diversas alternativas, e se alguém tiver alguma idéia pode mandar para a CBF que escutaremos com carinho. Classsificados para a Libertadores deviam poder disputar a Copa do Brasil, mas não há saída no calendário para isso. Estudamos essa possibilidade, mas é fato que jamais colocaremos uma equipe para jogar duas vezes no mesmo dia ou fazer quatro jogos em uma semana, como já aconteceu anos atrás.
Entenda o critério:
Os pontos distribuídos através do Brasileirão seguem a seguinte ordem: 60 para o campeão, 59 para o vice e assim sucessivamente, até o 20º colocado, que ganha 41 pontos. Já na Copa do Brasil o critério é mais rígido. Quem ficar com o título soma 30 pontos, o vice, 20, eliminados na semifinal 10 e quem sair nas quartas, oitavas, 2ª e 1ª fase ganham 5, 3, 2 e 1 ponto respectivamente.
Confira os 12 primeiros do ranking oficial da CBF
1º Grêmio 1.978 pontos
2º Corinthians 1.937
3º Vasco 1.928
4º Flamengo 1.918
5º São Paulo 1.879
6º Atlético-MG 1.868
7º Palmeiras 1.841
8º Clube do Aterro da Padre Cacique (futuro Remendão do Aterro) 1.803
9º Cruzeiro 1.776
10º Santos 1.649
11º Fluminense 1.561
12º Botafogo 1.503
FONTE: http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/Campeonatos/0,,MUL201717-4276,00.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7 comentários:
A CBF deveria contratar a revista VIP pra fazer o ranking pois... como se vê... o da revista é mais coerente!! Hshshshsh!!
A CBF cagou o ranking quando resolveu atribuir valores subjetivos aos títulos. Olhando atentamente é possivel perceber as inconsistências do ranking.
Veja: Hoje em dia, o quarto colocado do Brasileirão vai pra libertadores (equivalendo-se a um titulo da Copa do Brasil). Para o ranking, um titulo da Copa do Brasil deveria valer 1/4 do que vale um Brasileiro (no maíxmo 15 pontos ao invés de 30). Não faz sentido.
Critérios de ranking tem que ser OBJETIVOS e não SUBJETIVOS senão cada faz o seu e pronto.
Outra: Esse ranking não tira pontos de quem cai!?! Pior do que isso.... ele acrescenta pontos!! Hshshsh!!
E incrívelmente..... rankings (de qualquer esporte) devem ser uma representação do estado ATUAL dos clubes, portanto, deveria ser restrito a um período de no máximo 3 anos (e não da vida inteira). Mas aí...... é claro que por força política dos cariocas isso não foi considerado (caso contrário nenhum time do Rio estaria sequer entre os 20 primeiros do ranking).
Não é dificil perceber..... basta entender as intenções que existem por trás do ranking. ;-0
Abraço....
P.S.
Apesar da polêmica... cá entre nós. Pra que serve ranking no esporte futebol?? O que é que se "compra" com isso??? Hshshshs!!
Ah pára, Pablo! Moralizar o blog com algo da... CBF. A mesma que nos roubou o título de 2005 e agora rouba nossa cerveja no estádio.
Esse ranking tá tão mal feito que a tua própria reportagem admite isso. Diz que o time que mais fez pontos ano passado foi o Flu, graças ao título da Copa do Brasil, sendo que os principais times do Brasil naquele ano não disputaram essa competição.
O próprio diretor da CBF admite que o ranking é falho e injusto e que deve mudar. Imagina colocar um time que cai ano sim ano não pra segunda divisão é muita vergonha para todos brasileiros.
GREMIO IMORTAL MACACO CHORA!!!
PRIMEIRO DO RANKING HISTORICO DA CBF!!!!
PODEM NOS IMITAR, JAMAIS NOS IGUALAR!
O argumentos da Rica são realmente inigualáveis. Ninguém teria coragem de imitar! Hshshsh!
Novamente solicitarei data maxima venia aos amigos, pois cá me encontro a criticar novamente. O único tipo de ranking que traria justiça e jogaria luz sobre as trevas das discussões clubísticas seria aquele que, atribuiria igual número de pontos às diversas competições que cada clube pode conquistar, exemplo, regionais = n pontos, copa do brasil = n.2, brasileiro = n.3, libertadores = n.4, recopa = n.3, mundial = n.5, e comparassem robertao a brasileiro e taças brasil a copas do brasil. Ainda, poderia ser pensada uma pontuação aos vices, no máximo, nada de ficar pontuando clubes até o décimo ou duocentésimo lugar. Ainda, nada de retirar pontos como sugestiona o amigo "Freud". Rankings sempre foram, são e deverão ser tabelas cumulativas. Na minha singela opinião, caso um ranking desse modo fosse tabulado, faria justiça a todos, mesmo que o Internacional figurasse à frente do meu tricolor, o que eu duvido (acho que devem estar quase empatados, como sempre). Um grande abraço aos amigos do blog !
Cristiano Scalamato (Bill)
Tendo a concordar com o Cristiano, a proposta dele parece mais sensata (do que a da CBF). Porém, vale lembrar que as entidades só podem elaborar rankings de competições que elas próprias organizam. A CBF não pode levar em conta Libertadores e Mundiais FIFA, por exemplo, por tratarem-se de competições de responsabilidade de Conmebol e FIFA respectivamente.
Cordiais saudações,
Sigmund
Postar um comentário