quarta-feira, 28 de maio de 2008

POR UMA REORGANIZAÇÃO DO CALENDÁRIO E DAS COMPETIÇÕES

Na minha humilde opinião há muitas coisas que poderiam ser melhoradas com relação a organização das competições tanto em nível nacional como internacional.
Vamos analisar cada uma delas.

MUNDIAL DE CLUBES


Hoje saiu a notícia que as edições do Mundial de 2009 e 2010 serão disputadas nos Emirados Árabes (não divulgaram a cidade, se for Dubai, o estádio novo deve estar pronto) e depois nos dois anos seguintes voltam ao Japão. Acho louvável a idéia de rotatividade, mas uma bobagem dois anos seguidos num mesmo país e depois ainda por cima voltar logo pro Japão. Eu acharia muito mais do caralho, cada ano num pais diferente. Talvez os bolsos da FIFA não pensem como eu.
Outra grande bobagem é o lance de colocar o representante do pais sede. Isso é ridículo, inadmissível (vide Corinthians e o falso mundial). A FIFA justifica afirmando que é para dar mais apelo ao público local. Porra, se tu faz uma competição afudê vai ter sempre interesse do povo.
Há boatos que os campeões da Sul-Americana e da Recopa também disputarão o Mundial, o que é um erro cabal. O que tornaria de fato o Mundial uma competição melhor e mais competitiva seria convidar os vices da Champions e da Libertadores. Aí sim teríamos uma copa mais forte e improvável. Como está hoje em dia segue como há quarenta anos atrás, a final de um time da Europa com um da América.
Esse pensamento foi o que fortaleceu (e muito) as próprias Champions League e Libertadores da América quando mudaram seus regulamentos tornando-se mais fortes e competitivas, conseqüentemente interessantes. A FIFA manja muito de seleções, mas parece que tem muito a aprender quando o assunto é clubes.

LIBERTADORES

Esta competição deveria ser disputada durante um ano inteiro, tal como é a Champions. E a Sul-Americana ser disputada simultaneamente (como é a UEFA) com outros clubes. Isso alem de valorizar mais (um ano inteiro de mistério), obrigaria os clubes a segurarem seus craques até o final do ano e, jogarem o Mundial com seus melhores jogadores (com o time que de fato ganhou a Libertadores). Não aconteceria bizarrices do tipo o Boca tomando uma saranda do Milan por estar sem o Riquelme.


COPA DO BRASIL


O que fizeram com a Copa do Brasil meu Deus do céu? Quando algum gênio decidiu tirar os times que disputam a Libertadores no ano, simplesmente acabou com todo o glamour da Copa. Hoje em dia é mais mérito ganhar a vaga para a Libertadores que o próprio titulo em si. Eu sei que não há datas. Então, porque não jogar a Copa do Brasil durante o ano todo? Isso ocorre em todos os paises da Europa e funciona. Nas primeiras fases é até bem comum os grandes usarem os reservas contra os mais pequenos, mas quando o bixo pega, aí a história muda. E a Copa serve como um tira-teima do próprio campeonato. No último fim-de-semana vi a Roma, que ficou em segundo na Liga, bater a campeã Inter.
Esse é o único jeito de a Copa do Brasil voltar a ter um pingo de charme.

BRASILEIRÃO


Está bom como tá. Uma ressalva é com relação aos rebaixados. Acho que o 17º e o 18º deveriam fazer um torneio da morte com os 3º e 4º da segunda divisão. Isso além de proteger um pouco os grandes, ajuda a não subir times muito despreparados para jogar uma série A (vide América de Natal e Ipatinga). E este torneio teria muito apelo com o público, leia-se audiência e publicidade.
Outra coisa que me ocorre agora é com relação a times que empatam em pontos na primeira colocação. Me agrada o critério de paises que ignoram critérios de vitórias ou saldo e fazem um jogo extra.


REGIONAIS

Sou contra os que querem excluí-los. É muita tradição para se eliminar assim sem mais nem menos. Como o Brasileiro só foi criado em 71, os regionais são a memória dos nossos amados clubes e devem perpetuar. Talvez um pouco mais curtos, até como uma preparação para o ano.

RECOPA DO BRASIL

Criar uma competição com o campeão brasileiro contra o campeão da Copa do Brasil.

2 comentários:

Anônimo disse...

O Brasileirão poderia ter 16 clubes ao invés de 18 na série A. Seriam 4 jogos a menos para cada time do campeonato, ou seja, um mês para ajustar as demais competições.

RICA disse...

Velho. Concordei com tudo que tu disse. Impressionante, muito boas ideias!!