terça-feira, 13 de maio de 2008

O MEU TIME É GRANDE E O SEU?


O Grêmio lidera o ranking nacional de clubes da CBF, seguido pelo Corinthians

Para moralizar o nosso blog, resolvemos trazer o ranking da CBF, afiliada da FIFA no Brasil e que faz o ranking oficial dos clubes brasileiros. Em outras palavras: o ranking de quem realmente entende do riscado. Detalhe: o clube do aterro da Padre Cacique figura apenas em oitavo lugar. A penúltima matéria deste blog serviu apenas para comprovar que bobagens do tipo ranking da VIP, tríplice coroa, carrossel e ciclone não são coisas de gremista e sim de colorado.

CBF ATUALIZA RANKING NACIONAL DE CLUBES

03/12/2007. O ranking nacional de clubes da CBF será atualizado nesta segunda-feira no site oficial da entidade com os resultados da temporada. A maior entidade do futebol brasileiro leva em conta a classificação da Copa do Brasil e do Brasileirão. Com as classificações obtidas em 2007 nenhum dos 12 primeiros colocados mudará de posição.

O clube que mais pontuou no ano foi o Fluminense, com 87 pontos ganhos, 30 pelo título da Copa do Brasil e 57 pela quarta colocação no Campeonato Brasileiro. O São Paulo, campeão brasileiro, somou 60 pontos por conta da conquista, mas, assim como Flamengo, Santos, Grêmio e Internacional, acabou prejudicado por ter disputado a Taça Libertadores, e só pôde contabilizar os resultados de uma competição. Bicampeões brasileiros e tetra da Copa do Brasil, os gremistas lideram o ranking, com 1.978 pontos.

- É necessário discutir uma forma de compensação na regra de pontuação. Os clubes que disputam a Libertadores devem ganhar algum tipo de bônus, até mesmo para minimizar este impacto em relação aos clubes que disputam a Copa do Brasil. O clube não pode ser penalizado por ser competente. O ranking será atualizado com as regras atuais, mas ainda no primeiro trimestre de 2008 resolveremos isso - declara o diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio.

A solução ideal para o caso na opinião da entidade seria fazer com que os clubes possam jogar tanto a Copa do Brasil quanto a Libertadores, mas Virgílio lamenta a falta de espaço no calendário.

- Ainda não conseguimos uma solução perfeita para isso. Já estudamos diversas alternativas, e se alguém tiver alguma idéia pode mandar para a CBF que escutaremos com carinho. Classsificados para a Libertadores deviam poder disputar a Copa do Brasil, mas não há saída no calendário para isso. Estudamos essa possibilidade, mas é fato que jamais colocaremos uma equipe para jogar duas vezes no mesmo dia ou fazer quatro jogos em uma semana, como já aconteceu anos atrás.

Entenda o critério:
Os pontos distribuídos através do Brasileirão seguem a seguinte ordem: 60 para o campeão, 59 para o vice e assim sucessivamente, até o 20º colocado, que ganha 41 pontos. Já na Copa do Brasil o critério é mais rígido. Quem ficar com o título soma 30 pontos, o vice, 20, eliminados na semifinal 10 e quem sair nas quartas, oitavas, 2ª e 1ª fase ganham 5, 3, 2 e 1 ponto respectivamente.

Confira os 12 primeiros do ranking oficial da CBF

1º Grêmio 1.978 pontos
2º Corinthians 1.937
3º Vasco 1.928
4º Flamengo 1.918
5º São Paulo 1.879
6º Atlético-MG 1.868
7º Palmeiras 1.841
8º Clube do Aterro da Padre Cacique (futuro Remendão do Aterro) 1.803
9º Cruzeiro 1.776
10º Santos 1.649
11º Fluminense 1.561
12º Botafogo 1.503

FONTE: http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/Campeonatos/0,,MUL201717-4276,00.html

7 comentários:

Anônimo disse...

A CBF deveria contratar a revista VIP pra fazer o ranking pois... como se vê... o da revista é mais coerente!! Hshshshsh!!

A CBF cagou o ranking quando resolveu atribuir valores subjetivos aos títulos. Olhando atentamente é possivel perceber as inconsistências do ranking.

Veja: Hoje em dia, o quarto colocado do Brasileirão vai pra libertadores (equivalendo-se a um titulo da Copa do Brasil). Para o ranking, um titulo da Copa do Brasil deveria valer 1/4 do que vale um Brasileiro (no maíxmo 15 pontos ao invés de 30). Não faz sentido.

Critérios de ranking tem que ser OBJETIVOS e não SUBJETIVOS senão cada faz o seu e pronto.

Outra: Esse ranking não tira pontos de quem cai!?! Pior do que isso.... ele acrescenta pontos!! Hshshsh!!

E incrívelmente..... rankings (de qualquer esporte) devem ser uma representação do estado ATUAL dos clubes, portanto, deveria ser restrito a um período de no máximo 3 anos (e não da vida inteira). Mas aí...... é claro que por força política dos cariocas isso não foi considerado (caso contrário nenhum time do Rio estaria sequer entre os 20 primeiros do ranking).

Não é dificil perceber..... basta entender as intenções que existem por trás do ranking. ;-0

Abraço....

P.S.
Apesar da polêmica... cá entre nós. Pra que serve ranking no esporte futebol?? O que é que se "compra" com isso??? Hshshshs!!

Leo Garcia disse...

Ah pára, Pablo! Moralizar o blog com algo da... CBF. A mesma que nos roubou o título de 2005 e agora rouba nossa cerveja no estádio.

Esse ranking tá tão mal feito que a tua própria reportagem admite isso. Diz que o time que mais fez pontos ano passado foi o Flu, graças ao título da Copa do Brasil, sendo que os principais times do Brasil naquele ano não disputaram essa competição.
O próprio diretor da CBF admite que o ranking é falho e injusto e que deve mudar. Imagina colocar um time que cai ano sim ano não pra segunda divisão é muita vergonha para todos brasileiros.

RICA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
RICA disse...

GREMIO IMORTAL MACACO CHORA!!!
PRIMEIRO DO RANKING HISTORICO DA CBF!!!!

PODEM NOS IMITAR, JAMAIS NOS IGUALAR!

Anônimo disse...

O argumentos da Rica são realmente inigualáveis. Ninguém teria coragem de imitar! Hshshsh!

Cristiano Scalamato disse...

Novamente solicitarei data maxima venia aos amigos, pois cá me encontro a criticar novamente. O único tipo de ranking que traria justiça e jogaria luz sobre as trevas das discussões clubísticas seria aquele que, atribuiria igual número de pontos às diversas competições que cada clube pode conquistar, exemplo, regionais = n pontos, copa do brasil = n.2, brasileiro = n.3, libertadores = n.4, recopa = n.3, mundial = n.5, e comparassem robertao a brasileiro e taças brasil a copas do brasil. Ainda, poderia ser pensada uma pontuação aos vices, no máximo, nada de ficar pontuando clubes até o décimo ou duocentésimo lugar. Ainda, nada de retirar pontos como sugestiona o amigo "Freud". Rankings sempre foram, são e deverão ser tabelas cumulativas. Na minha singela opinião, caso um ranking desse modo fosse tabulado, faria justiça a todos, mesmo que o Internacional figurasse à frente do meu tricolor, o que eu duvido (acho que devem estar quase empatados, como sempre). Um grande abraço aos amigos do blog !

Cristiano Scalamato (Bill)

Anônimo disse...

Tendo a concordar com o Cristiano, a proposta dele parece mais sensata (do que a da CBF). Porém, vale lembrar que as entidades só podem elaborar rankings de competições que elas próprias organizam. A CBF não pode levar em conta Libertadores e Mundiais FIFA, por exemplo, por tratarem-se de competições de responsabilidade de Conmebol e FIFA respectivamente.

Cordiais saudações,

Sigmund