quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

...UM FEITO IMPORTANTE

Vou postar alguns dos motivos porque creo que a victoria do Inter de ontem fue um feito relevante, respondendo (desde uma perspectiva absolutamente neutral) a os que nao acham um titulo continental importante....
Presentando a final da SurAmericana o comentarista da televisao italiana (Sportitalia) falò que se o Inter ganhase esse titulo chegaria com direito na elite do futbol Mundial por ser o time que junto ao Boca Juniors ganho todos os titulos internacionais para um equipo suramericano.
Agora, eu nao sei muito da copa Suramericana, si os equipos mais fortes nao tenian muito interese nessa competiçao, mas eu acho que ganhar jamais è facil: dos times que vencerom ese caneco casi todos sao equipos importantes, tambem tao algumas zebras, mas isso acontece tambem na libertadores; e o estudiantes è bom time.
Alem disso, para fazer uma comparaçao com o futbol europeo, os times que ganharon todos os titulos europeos sao so tres, a pesar de que a copa Uefa existe desde o ano 1971:
Juventus (no ano 1987 fue premiada com a placa da Uefa por ser o primero time a fazer isso), Ajax, e Bayern Munchen... times importantes por un feito importante.

5 comentários:

Anônimo disse...

ESSA COPA TEM A SUA IMPORTÂNCIA, SÓ QUE NEM É PERTO DA QUE QUEREM DAR, ANO QUE VEM, COM UMA POSSÍVEL VAGA PARA A LIBERTADORES, ELA REALMENTE GANHE MUITO VALOR.
ACHO LEGÍTIMO OS COLORADOS COMEMORAREM, AGORA, ILEGÍTIMO É QUERER ESCONDER QUE ESTA DITA VALORIZAÇÃO SÓ SE DEU PORQUE O INTER, APESAR DE TER UM BELO TIME( SIM, EU SOU FANÁTICO TORCEDOR DO MEU CLUBE MAS SEI RECONHER O MÉRITO ALHEIO) FRACASSOU REDONDAMENTE NO CAMPEONATO BRASILEIRO,ISTO É FATO, NÃO TEM CONTESTAÇÃO. E QUE O MAIOR OBJETIVO DESTE ANO,DITO PELA DIREÇÃO, ERA SIM, CONQUISTAR UMA VAGA NA LIBERTADORES DE 2009, ALGO QUE O RIVAL, COM UM TIME MEDIANO, CONSEGUIU. MAS DE RESTO, PARABÉNS AOS COLORADOS.

Leo Garcia disse...

INTERNACIONAL pelo terceiro ano consecutivo o único clube brasileiro a ganhar uma competição INTERNACIONAL.
Isso é fato.

Germano Jaeschke Schneider disse...

Juventus, Ajax e Bayern...

Bem, tirando aqueles anos em que a Juve foi rebaixada no canetaço, ela sempre vai bem no Calcio.

Na Holanda, na últimas décadas apenas 3 times conquistaram o título nacional.

De cada 4 Bundesliga, o time da baviera ganha 3.

Ou seja, esses times raramente estão fora da UCL. Eles tem pouquíssimas oportunidades de disputar a Copa da UEFA, que historicamente é consolo para os times médios.

Leo Garcia disse...

Germano tens um quê de razão. Mas analisando a lista dos campeões

http://pt.wikipedia.org/wiki/Taça_UEFA

encontro clubes como Juventus, Internazionale, Liverpool, Real Madrid, Napoli (89 do Maradona).

Ou seja algum valor tem. Mesmo para os grandes.

Tommaso disse...

Atè a temporada 1997/98 a Copa Uefa nao era uma copa "consolo para os times medios", esto porque a competicao era disputada da os times que chegavam justo depois do primo clasificado das respetivas ligas, assim muitas veces na copa Uefa tavam equipos melhores que na, entao chamada, “Copa dos Campeoes” (porque disputada de verdade da os lideres das varias ligas europeas): nao è raro que um equipo que a temporada antes chega em segundo o anho despues è melhor do que chegou primo... assim um time entre Real Madrid o Barcelona na espanha, um entre Juve, Milan e Inter na italia, um entre Liverpool, Manchester, Arsenal, Chelsea na inglaterra, disputavam a Copa dos Campeoes e os otros disputavam a Copa Uefa, que entao nao era para equipos medios. So depois dessa temporada essa competiçao perdio valor porque na que agora se chama Champions league partecipam os primeros dos, tres o quatro times por pais em relaçao ao “coefficente Uefa” (por ejemplo as ligas de Italia, Inglatera e Espanha sao consideradas mais dificil e por isso tem um coeficente mais alto entao partecipam com os primeros quatros times). Mesmo assim na lista recente dos clubes campeoes tao times como o Liverpool (2000/01) que començo a voltou a ser um top-time da Europa mesmo depois dessa victoria, e como o Porto (2002/03) que o anho depois ganhou a Champions League.