sexta-feira, 28 de novembro de 2008

CRAQUE DO BRASILEIRÃO

*texto imenso escrito em dois momentos diferentes

Saiu a lista dos craques do Brasileirão 08 da CBF. Eu já escrevi e repito que a Bola de Prata da Placar é bem mais justa e tradicional, mas a tendência é que esta premiação da CBF ganhe cada vez mais importância tomando o primeiro posto à força. Isso por ser oficial da confederação, ter toda aquela pompa e uma festa repleta de gafes. Sem falar que o “CRAQUE DA GALERA” sempre será do Flamengo. Nem que seja o Claiton ou até quando o rubro-negro estiver na Segundona.
Fazendo uma soma simples (sem contar categorias que repetem jogadores, como craque ou revelação) assim foram os clubes em indicações:

Palmeiras (8), Flamengo (5), Grêmio (5), São Paulo (4), Cruzeiro (3), Inter (3), Santos (2), Botafogo (2), Coritiba (1), Fluminense (1), Goiás (1)

Pelas indicações o Palmeiras teve o melhor elenco disparado do Brasileirão e o São Paulo ficou somente em quarto. Será que os bambis já tão como Real Madris e levando campeonato na camisa?

Vamos lá aos meus prognósticos:

GOLEIRO
Marcos (Palmeiras)
Rogério Ceni (São Paulo)
Victor (Grêmio)

Quem deve ganhar: Rogério Ceni por ser o queridinho do Brasil. Ele é o atual bi-campeão do craque do Brasileirão e é o favorito natural. Victor corre por fora. Marcos corre pra área desesperado tentando fazer um gol.

Quem merecia: Victor. Fez um primeiro turno extraordinário (o grande responsável pela campanha do Grêmio, levou o time nas costas) e um segundo turno regular. Tomou 4 do Inter.


LATERAL-DIREITO
Élder Granja (Palmeiras)
Leo Moura (Flamengo)
Vitor (Goiás)

Quem deve ganhar: Na dúvida é Mengão. Leo Moura!

Quem merecia: Ricardo Lopes ou Ângelo.
Mas sério filha da puta desse Granja não se machucou um jogo sequer e ainda largou a letrinha que o Paulistão foi mais importante que a Libertadores pra ele. E o Vítor era pra ter vindo pro Inter na troca com o Iarley, mas parecia desaforo trocar o grande craque por um lateral vagabundo. Iarley foi de graça e ficamos o ano todo sem um lateral.


ZAGUEIRO CENTRAL
André Dias (São Paulo)
Fábio Luciano (Flamengo)
Thiago Silva (Fluminense)

Quem deve ganhar: um dos dois tricolores, essa disputa tá foda. Mas vou de Thiago Silva.

Quem merecia: idem acima.


QUARTO ZAGUEIRO
Miranda (São Paulo)
Réver (Grêmio)
Ronaldo Angelim (Flamengo)

Quem deve ganhar: Miranda, mas Réver tem alguma chance.

Quem merecia: sempre que meu pai vê um jogo do São Paulo e o Miranda faz um desarme ele comenta “esse cara tava assinado com o Inter e o São Paulo levou. Filhos da Puta, zagueiro de seleção”. Não contrario meu genitor. Réver é um zagueiro mediano que fez um baita campeonato. Menção honrosa. E Ronaldo Angelim está aí, bom vocês sabem porque. Índio com uma perna joga mais que ele.


LATERAL-ESQUERDO
Juan (Flamengo)
Kleber (Santos)
Leandro (Palmeiras)

Quem deve ganhar: Kleber, já que o Juan é o craque da galera.

Quem merecia ganhar: Chiquinho.


VOLANTE PELA DIREITA
Hernanes (São Paulo)
Pierre (Palmeiras)
Rafael Carioca (Grêmio)

Quem deve ganhar: se o Hernanes é o favorito para ganhar craque do campeonato, a posição dele é páreo corrido.

Quem merecia: Hernanes, sem dúvida. Ia comentar que de repente o Carioca podia ter entrado concorrendo em revelação, é que na real não vi muito o tal do Marquinhos do Vitória jogar, então seria uma opinião bairrista. Ah, obrigado Rafael Carioca por ter errado aquele gol. Me rendeu muitas alegrias e $$$$$.


VOLANTE PELA ESQUERDA
Diguinho (Botafogo)
Guiñazu (Inter)
Ramires (Cruzeiro)

Quem deve ganhar: Ramires, pro Cruzeiro ter pelo menos um cara na seleção do campeonato.

Quem deveria ganhar: Preciso falar? O único jogador do mundo que é expulso no início do jogo e TODOS os jogadores do seu time se sentem na responsa de correr o dobro, já que este jogador o faz em todas as partidas. El Cholo eterno.


PRIMEIRO MEIA
Diego Souza (Palmeiras)
Ibson (Flamengo)
Tcheco (Grêmio)

Quem deve ganhar: As orelhas de Diego Souza.

Quem merece: Van Gogh assina embaixo. Discordo do grande numero de jogadores do Verdão indicados e pra mim só o Diego Souza e o Kleber jogam naquele time.
E falo e repito: enquanto o Tcheco for capitão do Grêmio, não irão levantar nenhuma taça relevante. O Tcheco simplesmente não tem o perfil para sair nessa foto.
E esse ano teremos Edinho...


SEGUNDO MEIA
Alex (Inter)
Lúcio Flávio (Botafogo)
Wagner (Cruzeiro)

Quem deve ganhar: Super Alex.

Quem merece: Alex e com direito a discurso com sua voz de tenor.


ATACANTE
Guilherme (Cruzeiro)
Keirrison (Coritiba)
Kleber Pereira (Santos)

Quem deve ganhar: Kleber Pereira, já que também indicado como craque do campeonato. E não é pegadinha.

Quem merece: Keirrison sem dúvidas. Kleber Pereira só fez gol na Vila Belmiro, provavelmente tem alguma macumba com o Pelé lá. Vi alguns jogos dele fora de casa e atuações beirando o constrangimento.

ATACANTE 2
Alex Mineiro (Palmeiras)
Kleber (Palmeiras)
Nilmar (Inter)

Quem deve ganhar: essa na minha opinião é a categoria mais foda de adivinhar. Sem palpites.

Quem merecia: Nilmar golden boy. Se o Inter não conseguiu chegar no pelotão da frente definitivamente não foi culpa dele.


TREINADOR
Celso Roth (Grêmio)
Muricy Ramalho (São Paulo)
Vanderlei Luxemburgo (Palmeiras)

Quem deve ganhar: Olha, acho que tá mais para o Muritri. O Mestre também está bem cotado já que conseguiu tirar leite da pedra com o time do grêmio esse ano. O Luxa também pode levar... umas bordoadas em algum aeroporto.
Méritos para o Muricy, ganhar três brasileiros na seqüência (quatro se contar com o Inter em 2005) não é pra qualquer um.

Quem merecia: O nome deste blog diz tudo. O folclórico Celso Juarez Roth fez um milagre daqueles, mas como sempre na hora do vamo ver, alguma(s) coisa(s) deu errado. Pela primeira vez na história dos pontos corridos o time que vence o primeiro turno não é campeão brasileiro. Culpa da direção que tentou encher ele de reforços. Porra, todo mundo sabe que o Roth não sabe escalar quando tem opções. Enfim, mesmo assim ele merece. Não sei se as acusações de lavagem de dinheiro tiveram alguma influência, mas acho que o Roth só vai voltar a ganhar um titulo quando ele voltar com o clássico bigode.


CRAQUE
Alex (Inter)
Hernanes (São Paulo)
Kleber Pereira (Santos)

Quem deve ganhar: o ótimo Hernanes, porém ainda tenho alguma esperança que o Alex roube a cena. A mídia nacional tá babando muito o ovo dele (com todo merecimento).

Quem merecia: antes de sair os indicados eu tinha pensado que o Alex não merecia ganhar. Apesar de ele ser o melhor jogador do Brasil no momento, ele não decidiu o campeonato para o Inter. Mas todas as atuações do ano e mais a Sul-Americana acabam se misturando na mente das pessoas e sei lá também já to achando que ele possa merecer. Porra, o que o Kleber Pereira tá fazendo ali?


REVELAÇÃO
Jean (São Paulo)
Keirrison (Coritiba)
Marquinhos (Vitória)

Quem deve ganhar: O nipô-brasileiro Keirrison.

Quem merecia: ele mesmo. Resta saber se ele vai pra Trafic mesmo ano que vem (ainda tenho uma esperança que ele possa ser o substituto de Nilmar)


ÁRBITRO
Carlos Simon (RS)
Leandro Vuaden (RS)
Leonardo Gaciba (RS)

Isso nos prova muita coisa. Talvez que os gaúchos sejam mais honestos ou mais competentes. Ou simplesmente menos filhos da puta que o resto do Brasil. Gaciba é atual tri-campeão e esse ano pode deixar para outro conterrâneo. Vuaden tinha tudo pra ganhar, desde que instaurou o estilo “europeu” de apitar, deixando o jogo correr. Atitude mais que louvável, porém ele cagou em algum jogo e perdeu alguns pontos. Mas depois desse final de campeonato, quem merece é Carlos Simon. O que o Flamengo tentou fazer com ele foi pura sacanagem. Óbvio que mídia comprou. Tentaram até fazer uma campanha para tirar ele de sua TERCEIRA Copa do Mundo (onde já se viu não dar um pênalti pro Mengão? Ninguém é tão louco). E não é que agora surgem imagens exclusivas da ESPN mostrando que o SIMON ESTAVA CERTO? Foda. Sugiro a exclusão do Fla da próxima Libertadores junto com os peruanos.


CRAQUE DA GALERA
Hernanes (São Paulo)
Juan (Flamengo)
Thiago Silva (Fluminense)

Quem deve ganhar: eu.

Quem merecia: Biro-Biro.

4 comentários:

Anônimo disse...

"(quatro se contar com o Inter em 2005)"

Só não entendi essa parte do texto, não é o que consta no site da CBF.

Anônimo disse...

SÓ NÃO SEI DA ONDE TU TIROU QUE O RÉVER É UM ZAGUEIRO MEDIANO QUE FEZ UM BAITA CAMPEONATO... O RÉVER É UM BAITA ZAGUEIRO, ISSO SIM. QUEM TEM INFORMAÇÕES SOBRE FUTEBOL SABE QUE ELE FOI DESTAQUE DO PAULISTA DE JUNDIAÍ NA LIBERTADORES 2006 E VÁRIOS CLUBES SE INTERESSARAM NA ÉPOCA, INCLUSIVE O INTER.EM 2007 FOI VENDIDO PARA UM CLUBE DO ORIENTE MÉDIO MAS NÃO FICOU MUITO TEMPO POIS ESTE CLUBE DEU UM CALOTE NO PAULISTA, LESIONOU-SE NO FIM DE 2007 E VOLTOU A FAZER UM BOM CAMPEONATO PAULISTA PELO PAULISTA DE JUNDIAÍ. O SÃO PAULO E O PALMEIRAS SE INTERESSARAM POR ELE, MAS O GRÊMIO JÁ TINHA A PRIORIDADE DO PASSE DELE DESDE QUE COMPROU O VICTOR. ELE É JOVEM AINDA, 23 ANOS, E JOGA MUITO, ACHO QUE NÃO TARDARÁ A SER CONVOCADO PRA SELEÇÃO E VENDIDO PRO EXTERIOR. SÓ A MODO DE COMPARAÇÃO, O ÍNDIO, ÓTIMO ZAGUEIRO, PERAMBULOU POR CLUBES DO INTERIOR PAULISTA ATÉ OS 27 ANOS SEM CHAMAR A ATENÇÃO, QUANDO TEVE ALGUMA NOTORIEDADE NO JUVENTUDE EM 2003, A MESMA COISA ACONTECEU COM O MARCÃO, LATERAL ESQUERDO DO INTER,QUE POR ANOS JOGOU NO INTERIOR DE SP SEM DESPERTAR INTERESSE DE NINGUÉM. A REAL, É QUE O RÉVER JOGA MUITO!

Anônimo disse...

NO RESTO, CONCORDO COM A TUA ANÁLISE DO CAMPEONATO BRASILEIRO.

Anônimo disse...

AAHAHAHAHAHA
ATÉ ACHO QUE O SP NÃO PERDE PRO GOIÁS, MAS O MAIS LEGAL DE TUDO É QUE AS COLORIDAS, MESMO QUE GANHEM A COPA "CONSOLAÇÃO" DAS AMÉRICAS E VÃO DISPUTAR A COPA "SURUBA" NO JAPÃO, COMEMORARÃO COM UM LARGO SORRISO AMARELO NO ROSTO, DE MEDO QUE A IMORTALIDADE AFLORE NOVAMENTE... AHAHAHAHAHAHAHAHAHA
OBS: SE O IMPODERÁVEL ACONTECER, IMAGINA O QUE VAI TER DE GENTE PUBLICANDO RETIFICAÇÕES E PEDIDOS DE DESCULPAS.... AHAHAHAHAHAHAHA
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
AHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH