quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Grêmio bi-campeão brasileiro - há 11 anos


Esse talvez seja o jogo mais emocionantes que eu já vi no Olímpico, junto com os atropelamentos nas libertadores. Se eu não me engano o segundo gol do Ailton foi o gol mais tardio a dar um título brasileiro. Foi aos 42 minutos do segundo tempo (segundo o site oficial do Grêmio).
Me lembro que quase não fui ao jogo por conta de uma gastroenterite violenta, tendo que ir ao banheiro duas vezes, chiriu antes do jogo e no intervalo. Acabei chegando mais em cima da hora sozinho na cadeira lateral (hj seria em cima da geral), onde avistei uma cadeira vazia ao longe. Quando chego perto, adivinha quem estava lá no lado? Lura, que tb havia ido sozinho. Claro que não falei sobre meu estado naquele momento. Não poderia perder esse dia fantástico, Brasil inteiro contra o Grêmio...mas no final deu Grêmio, típico jogo emocionante de seu treinador: Felipão, o copeiro.
Me lembro que quando ele tirou o Dinho para colocar o Ailton, eu xinguei o Felipão de tudo que é nome, mas 2 minutos depois...vçs já sabem: Gol do Ailton. Ainda xinguei o Carlos Miguel por ter rifado a bola pra área no meio do campo a pedido de Felipão...vçs devem se lembrar que foi dessa jogada que saiu o Gol. Como é bom queimar a língua desse jeito, né?!! Só dei risada de mim mesmo...Grêmio estava sendo campeão Brasileiro a contragosto da Globo, dos paulistas e de Galvão Bueno.
Abaixo a imagem simbólica da emoção do Gol. Ailton esbravejava: Eu sou foda!!!Eu sou foda!!! Havia sido contratado justamente por seu poderoso chute de fora da área com a perna esquerda.

CAMPEONATO BRASILEIRO 1996
Estádio: Olímpico
Local: Porto Alegre
Data: 15/12/1996

GRÊMIO (2) PORTUGUESA (0)
Danrlei Clemer
Arce Valmir
Rivarola Marcelo
Mauro Galvão César
Roger Carlos Alberto
Dinho Capitão
L.C. Goiano Gallo
Émerson Caio
Carlos Miguel Zé Roberto
Paulo Nunes Alex Alves
Zé Alcino Rodrigo Fabri
TÉCNICO TÉCNICO
Luiz Felipe Scolari Candinho

ÁRBITRO
Márcio Rezende de Freitas
AUXILIARES
Klever Gonçalves
Marco Antônio Martins

GOL
Paulo Nunes e Aílton (GRE)

SUBSTITUIÇÕES - GRÊMIO
Entrou Luciano, saiu Rivarola
Entrou Zé Afonso, saiu Émerson
Entrou Aílton, saiu Dinho

SUBSTITUIÇÕES - PORTUGUESA
Entrou Tico, saiu Rodrigo Fabri
Entrou Flávio, saiu Carlos Alberto

7 comentários:

Anônimo disse...

Que lindo, partida memoravel, bela lembrança, eh muito irado ganhar com a casa cheia fazendo o gol do titulo no fim do jogo, acho q nunca vi o estadio olimpico tao cheio!!!!

O leo, poe o ultimo brasileiro do inter aí, foto preto e branco, nem vhs nao tinha pra faze fita. 70% do time já ta enterrado. 90% dos torcedores nao era nascido...hehehe eee tradição de pobre

Leo Garcia disse...

Rica, como sempre contraditório. Há dois dias fala da super conquista do grêmio em 1983 e mais umas baboseiras sobre pioneirismo. Agora diz que a última conquista do brasileiro pelo Inter em 79 foi tão tão antiga, quase todos mortos já e se esquece que ela aconteceu 4 anos antes do hamburger...

isso sem contar o brasileiro roubado de 2005, que um dia vai ser repassado ao verdadeiro dono.

Cruz disse...

se o título de 2005 for pro inter, por jurisprudência o de 1979 vai para outro time, já que a fórmula da competição foi mudada no meio da compeitção e, o Inter que estaria fora por conta dos inúmeros empates se fosse o primeiro regulamento. Se falar da copa do Brasil, pênalti roubado no beira-rio...

Cruz disse...

Me lembro desse jogo, a arquibancada tremia pra caralho e eu só pensava: tomara que essa merda não caia...só achei a final de 95 mais cheia...para ver o jogo eu subia nas cadeiras...jogaço

Anônimo disse...

4 anos antes, o suficiente pra ti nao ser nem nascido! Não era vivo quando isso aconteceu. E o Gremio é pioneiro mesmo no estado, primeiro grande clube a ser fundado, primeiro a ter estadio, primeiro a construir um grande estadio e por aí vai, fora as conquistas....

Guilherme Mallet disse...

Merda de jogo. Merda de dia. Merda de década.

UFA, PASSOU!

Lucas da Fonseca Hehn disse...

Que mané muda regulamento o que.
Olha quem falando.
Se fosse proibido os de gaymio estaria na série B até hoje. Putos!