terça-feira, 18 de dezembro de 2007

FILHO QUERIDO....


18 comentários:

Cruz disse...

cara eu não tinha visto isto... realmente fantástico, brilhante texto...
Essa daí foi muito boa, um balde de água fria...
Grêmio sempre será lembrado como o primeiro, já diria o hino RS:
"...Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra..."
Agora mais do que nunca fincado na história...

Leo Garcia disse...

O Uruguai foi o primeiro país a ganhar uma copa do mundo. Os outros não importam...

Anônimo disse...

Cada um compreende da sua forma, o leo prefere dizer q ninguem se importa, eu gosto mais da ultima frase "por mais q os segundos se esforcem, e até tentem se vender com alguma grife (hahaha) os primeiros (gremio sempre pioneiro no estado) serão sempre os mais cultuados, sem fazer nenhum esforço.

Anônimo disse...

Isso é muito falado em marketing, a primeira empresa a fazer algo novo, é sempre muito lembrada por aquilo, fica marcado, por mais q a segunda a fazer algo faça muito esforço para reverter...

Leo Garcia disse...

O Inter foi o "pioneiro" entre clubes gauchos a ser campeão brasileiro. Foi o primeiro a ser tricampeão nacional também, mas isso hoje não importa. Foi aí sim, o único campeão invicto, nunca ninguém conseguiu repetir isso.

Mas tu querer valorizar mais um título que aconteceu há mais de duas décadas atrás, quando a globalização tava engatinhando ainda com um título dessa magnitude ganho no ano de 2006 é um erro cabal teu. O título do colorado foi um milhão de vezes mais visto, comentado e repercutido no planeta do que aquele contra o Hamburger. Alguém sabe algum jogador daquele time alemão? Acho que a imensa maioria dos gremistas nunca nem viu o teipe completo da partida...



E diga-se de passagem, o Grêmio nunca comemorava os anos após a conquista (a maioria dos torcedores nem sabia a data), aí foi só o colorado marcar toda a festança que o time da Azenha fez anúncio no jornal e uma mini-festinha com bolo gigante para comemorar os 24 anos anos da conquista.

Eduardo Horta disse...

Como tantas coisas relacionadas ao tricolor da azenha, esse textinho eh uma piada! Lembrem-se, o greminho foi o primeiro, ops, o unico dos grandes de poa a cair pra segundona! hahahaha

Cruz disse...

Leo, o técnico do hamburgo, o Ernst Happel, foi simplesmente o mentor do carossel Holandês na copa de 1978 e 82. Se tu acha que não teve repercusão mundial, bom cada um no seu mundo particular.
Outra: O Grêmio é o único time que após ter jogado dois mundiais, teve um time japonês fundado em homenagem ao grêmio, mesmas cores e mesmo distintivo...
Ambos os títulos foram extraordinários feitos para o futebol gaúcho. Negar faz parte dos nossos mecanismos de defesa.

Anônimo disse...

Bah quanto cara amrgo, leo e horta, po vcs tem q levar a vida mais na boa! Amargos da geral do inter!

O cruz, o problema eh que eles negam, nós não, isso pq a dor deles eh muito grande, acho q nao suportariam aceitar o pioneiro, na pratica o pai que mostra os caminhos pro filho!!

Leo Garcia disse...

Cruz, sinceramente nunca ouvi o nome desse cidadão mesmo.
Mas tu erraste ao falar do carrossel: todos sabem que ele foi criado e jogado na Copa de 74 da Alemanha. Mas cada um vive no seu mundo particular.

E Rica, nós apenas estavamos celebrando um ano da nossa grande conquista, quem veio querer escrever baboseira foi tu. E pensando bem entendo essa tua amargura já que nunca viste teu time ser campeão do mundo e vislumbrou de camarote duas quedas a segundona.

E antes de encerrar mais um pouco de história: Papai é um apelido antigo do colorado, nunca escutaste a música "Papai é o maior..."

Cruz disse...

Para ser Pai tem que ter nascido antes e ter sido pioneiro...
Obrigado pela homenagem.
Carossel Holandês chegou na final de 1978 na copa do mundo contra a Argentina. Acho que tu não se lembra...78 ou 79...
Outra coisa: Eu já desmascarei essa história de invicto. Atlético-mg foi vice invicto nessa época tb. Para os gaúchos não passava de uma copa sul-minas e um mata-mata com um time do rj e um time de sp. Hj em dia isso é impraticável, pois todos jogam contra todos, em jogos de ida e volta com times da série A somente.

Leo Garcia disse...

Lembrar eu não lembro, já que não era nascido, mas eu sei disso, como sei que o Brasil foi tri na Copa de 70.
O Wikepedia nos ajuda:

"Carrossel holandês foi o nome dado ao esquema tático utilizado pela seleção de futebol da Holanda na Copa do Mundo de Futebol de 1974. O esquema parecia uma versão melhorada do da Hungria de 54 e foi chamado de carrossel holandês porque os jogadores não tinham posições fixas e circulavam pelo campo."

Em outro site encontrei outra informação bacana:

"A Copa de 74 revelou a "Laranja Mecanica". A equipe da Holanda recebeu o apelido pela cor do uniforme e pela aparente anarquia dos jogadores em campo que lembrava as gangues do filme de Kubrick. Mais uma vez a melhor seleção não venceu."


Com relação ao tri invicto de 79, de fato hoje em dia muito pouco provável repeti-lo. Mas todos os times tiveram a chance de ganhar um campeonato invicto antes dos pontos corridos e apenas um conseguiu. Em breve um post para o Cruz entender de vez os grandes méritos deste torneio.

Cruz disse...

Celso roth volta a ter discusões acirradas...
O que eu falei sobre o mentor do carrossel holandês é verdade. A seleção tinha e mesma base de 74 e 78.
Esse técnico venceu a Juventus na final da liga dos campeões com uma brilhante campanha. Dizem que foi o maior time da história da Juventus. Nada mal vencer o time mais copeiro da Italia.
Brasileiro de 79: Os times do rj e sp tinham uma missão muito mais difícil, pois pegavam times do eixo rio-são paulo. As chaves eram feitas com proximidade regional. Naquela época era caro manter um campeonato com times de tudo que é lugar com viagens longas. Até pouco tempo isso era impraticável, imagine naquela época.

Anônimo disse...

O carrossel é o time de 74 e 78 da holanda, só o leo nao sabe disso. Perdeu finais para alemanha e argentina. O cara é chamado de amargo e na sequencia faz um texto pra me chamar de amargo, isso explica a tua preferencia pelo inter, alem de amargo imitador.

"POR MAIS QUE OS SEGUNDOS SE ESFORCEM, E ATÉ TENTEM SE VENDER COM ALGUMA GRIFE, OS PRIMEIROS SERÃO SEMPRE OS MAIS CULTUADOS, SEM FAZER NENHUM ESFORÇO"

Guilherme Mallet disse...

Primeiro e

ÚNICO.

Único Campeão INTERCONTINENTAL.

Internacional, Campeão do Mundo.

Cruz disse...

esse ano já mudou a fórmula do mundial, ou seja, pela tua teoria nem Grêmio nem Inter é campeão FIFA e o Milan tb não foi Tetra-campeão...
cada um no seu mundo paralelo...

Anônimo disse...

Grêmio campeão do mundo? Onde tá escrito isso? jogou qual campeonato oficial? quantos continentes estavam envolvidos? o desafiante disputou com a equipe titular? Acho que não preciso perguntar mais nada.
INTER único gaúcho campeão do mundo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Cruz disse...

como eu ia dizendo...cada um com seu mundinho paralelo...
Grêmio: Primeiro campeão do mundo - Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra...

Tommaso disse...

O meu (leo), eu lembro de um jogador do Hamburger: seu nomem è Magaat, è o filho da puta que fudeu a Juve na final da Champions; tambem foe trenador do Bayern Munchen a pasada temporada.....