segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Análise do prognóstico

No dia 30 de julho desse ano publiquei um texto intitulado "Prognóstico (palavra estranha)". Vou postá-lo novamente aqui, porém com comentários atuais meus que estarão em negrito. Quem quiser ler na íntegra, com a repercussão nos comentários da época, apenas clique em julho na barra lateral ali na esquerda.

Faltam quatro rodadas pra terminar o primeiro turno do Brasileirão, então me arrisco a fazer alguns prognósticos para o restante do certame. Se não me engano em todas as edições do Brasileiro por pontos corridos, o time que terminou o primeiro turno na frente, levou o caneco no final do ano. A edição de 2007 parece ser a mais disputada dos últimos anos (nivelada por baixo), e por enquanto não há um franco favorito. Vou comentando time a time na ordem que está classificado, e ponho o meu na reta, como já fiz outras vezes:

Mal sabia eu que os bambos viriam com tudo no segundo turno. De fato, o São Paulo acabou vencendo o primeiro turno e com exceção dele o Brasileirão 2007 foi bem nivelado por baixo.



BOTAFOGO: A cada rodada que passa, mostra que não é cavalo paraguaio. Cuca está fazendo um ótimo trabalho e tem um time bem ajeitado. O grande problema é a falta de elenco, algo essencial para quem postula o título dessa longa competição. Isso já se comprova, já que o Fogão já esteve muito mais disparado na frente e agora sua vantagem é mínima (mesmo número de pontos do São Paulo, porém um jogo a menos). É um dos postulantes ao título, mas acho que só vai pegar Libertadores.

No fundo eu não acreditva no Fogão, mas acho que fui contaminado pela mídia do centro do país. Quando perderam em casa para o São Paulo no final do turno, a coisa começou a desandar. Terminaram o campeonato em nono. O Botafogo mostrou mais uma vez que é o mais paraguaio dos cavalos, fazendo um papelão até na Sul-Americana. Pelo menos redeu um dos vídeos mais engraçados do ano "Tropa de Sofredores".


SÃO PAULO: Provavelmente o melhor elenco do Brasil. Ainda não fez boas apresentações no Campeonato, porém tem time pra chegar e levar. Espero que o já desgastado trabalho do Muricy entre em pane. Detalhe é que o Tricolor Paulista só sofreu 6 gols no campeontao (melhor defesa disparada), porém tem um dos piores ataques com apenas 15 gols marcados (pior que ele, só Grêmio, Corinthians e América). Mesmo assim é favorito.

O trabalho de Muricy acabou não entrando em pane e os bambis dominaram o campeonato o segundo turno. A defesa continuou impecável (tomaram 19 gols todo campeonato), mas o ataque começou a funcionar. Infelizmente já são os favoritos pro Brasileiro do ano que vem.

GRÊMIO: O time da Azenha vêm em decadência, mas ganhando muitas partidas com um tanto de sorte. Mas a própria torcida já percebeu isso e vaiou após o empate com o Atlético-PR, depois de estar com um jogador a mais. Mano Menezes vem tirando leite da pedra e todos sabem disso. Com a chegada dos reforços (principalmente o bom volante Eduardo Costa) tende a melhorar. Vai brigar pela Libertadores, mas na última rodada irá garantir a Sul-Americana.

Acho que nem a Mãe Dinah faria melhor.


VASCO: O time do nosso patrono, o Mestre Celso, o time do Perdiga e o time do Romário. Incrível. Em dez rodadas no máximo estará no meio da tabela, onde permanecerá até o final.


Não sei se foi em dez rodadas, mas algum momento do campeonato caiu a máscara do Vascão. O Mestre caiu e o cruz-maltino terminou o certame na décima colocação, o exato meio da tabela.


CRUZEIRO: Corre por fora. Tem tradição em torneios de pontos corridos e é sempre muito díficil enfrentá-lo o Mineirão. Time vem crescendo. Possível candidato ao título, também vai assegurar vaga na Libertadores.

Também acertei na mosca com a Raposa. Detalhe é que o time só pegou a Libertadores com a ajuda do seu maior rival, o Atlético Mineiro, que bateu o Palmeiras fora de casa. Isto está mais para companheirismo do que para rivalidade. Vocês acham que isto seria possível no Rio Grande? Todos sabem a resposta.


INTERNACIONAL: Finalmente cheguei onde queria. O Colorado tem o melhor jogador do país (quem é Rica?) e maior promessa do futebol mundial. Além disso tem um fortíssimo elenco (taco a taco com o São Paulo), e mesmo sem seu menino prodígio tocou 5 a 1 no Sport, até então invicto no Recife (e fazia umas três décadas que não tomava uma goleada assim na Ilha do Retiro). A equipe do Gallo vem se acertando, 5 vitórias em 6 jogos não é tarefa pra qualquer um. Vários jogadores vêm se firmando (Marcão, Pinga, até Magal...), outras promessas vem surgindo (Sidinei,Adriano, Roger...) e temos os já afirmados (índio, Alex, Iarley...). Sem falar dos reforços, Guiñazu (que dizem estar destruindo nos treinos), Magrão e o capitão do Mundo, Fernandão. Eu sou suspeito pra falar, mas até o mais fanático dos gremistas tem que admitir que o Inter vem com tudo e é um dos favoritos.


Escrevi o artigo justo no melhor momento do Gallo no campeonato, em que o Inter dava mostras que chegaria. Logo depois o Pato iria embora e junto com ele as esperanças de titulo. Marcão foi pego no doping, Pinga era um jogador extremamente irregular (o herói da Recopa, foda) e não sei como acreditei no Magal. Sidnei, Adriano e Roger talvez tenham exagerado nas aventuras noturnas da capital e no final das contas não deu. É difícil explicar o fracasso do Inter no brasileiro, mas no meu ponto de vista foi a ressaca das conquistas do ano anterior. As reposições demoraram a vir e pagamos o preço. Pelo menos tivemos o gostinho de rebaixar o Corinthians. Ah, a justiça divina veio antes do que a maioria imaginava.


ESTOU CANSADO DE ESCREVER E VOCÊS DE LER, então resumindo alguns times que faltam. Santos do Luxemburgo, grande decepção do campeonato. Palmeiras, Atlético-MG e PR podem beliscar a Libertadores (sem sucesso). América e Náutico vão rebaixar certamente. Espero que o Juventude acompanhe eles (pra não voltar tão cedo) e a última vaga fica para um dos queridinhos Flamengo ou Curinga. Certo que os juízes vão começar a errar a favor deles, mas nunca se sabe. Imaginem o Mengão na Série B, ia ser um ótimo golpe de marketing pra segundona. Certamente que a Globo passaria a transmitir os jogos e a média de torcida ia ser maior que da primeira (os times pequenos amam o Flamengo, é algo insensato).
Ah, o Figuerense terminará em décimo.


Vejam que o campeonato foi tão fraco tecnicamente que o Santos que eu tinha apontado como decepção, com um time médio e sem grandes apresentações foi o vice-campeão. Nos três seguintes acertei mais ou menos (o Mineiro nunca chegou perto da Libertadores). O Náutico, graças a Acosta, deu uma arrancada que nem seus torcedores sonhavam e garantiu mais um ano na série A do campeonato. O Juventude não deixará saudades (talvez só entre em gazelas da Azenha, que entrarão com 6 pontos a menos ano que vem).
O Mengão empurrado por sua torcida (e o canto “tema da vitória” cópia descarada do Colorado), não só escapou do rebaixamento como pegou libertadores, prova cabal da minha teoria do campeonato de péssimo nível.
E o Curingão? Ah que alegria de final do ano. Aqui se faz, aqui se paga, já dizia ditado antigo. Resta saber se vou acertar que a Globo passará a transmitir a série B. Há boas chances.
O Figueirense foi décimo terceiro, há um ponto do décimo.

3 comentários:

Tiago Gomes disse...

Poxa, aí está um gremista enrustido...Sabe mais do Grêmio que qualquer outro time.

Leo Garcia disse...

opa! Gremista enrustido é uma ofensa tão forte como viado enrustido. Pensando bem são sinônimos...

Olha eu não tenho culpa se o Grêmio é tão previsível assim.

E outra coisa, o colega Horta tinha razão, quando escreveu na metade do ano, que quando 2007 for analisado daqui há um tempo foi um ano melhor para o Inter que para o Grêmio. Os dois foram para a sul-americana e a Recopa é muito mais importante que o Gauchão.

Cruz disse...

Não foi a tôa que tu ganhou um bolão da galera uma vez, embora tenha colocado resultados um tanto exóticos, como China 4 a 0...
Só acho que a tua análise em relação ao Grêmio é movido por emoção. O Grêmio não tinha um grande time em 2007 após a libertadores, mas poderia ter ido para libertadores de 2008 com uma simples vitória sobre o figuera entre outros jogos que deixou escapar facilmente os pontos.
Sigo na minha teoria:
Tu e o Leo (e outros colorados) nunca vão admitir que o Grêmio tem time para ser campeão. Mesmo quando o Grêmio ganhou libertadores, brasileiro, copas do Brasil, nunca ouvi um colorado dizer que o time do Grêmio era bom. Sempre aquele mecanismo de defesa dizendo que tinha SORTE.
Por fim, parabéns pela análise que teve mais acertos que erros.