domingo, 23 de dezembro de 2007

23/12/1979 – O MAIOR FEITO NACIONAL DE UM TIME BRASILEIRO




Há exatos 28 anos uma esquadra entrava de vez na história do futebol nacional: o Internacional era tricampeão brasileiro invicto. Este feito jamais seria repetido em toda história do campeonato brasileiro.
Muitas asneiras já foram ditas por aí (inclusive neste blog), tentando desmerecer a edição de 79 e este texto vem acabar de vez com qualquer declaração invejosa e sem fundamento.
Por causa dos interesses da ditadura na época, a CBD (em seu último ano antes de virar CBF), juntou todas as divisões da época resultando em um campeonato com nada menos que 94 times!
Aí rolou a choraradeira, segundo o wikepedia:
De acordo com o regulamento inicial, os clubes de São Paulo e Rio de Janeiro, que disputariam um Torneio Rio-São Paulo (afinal não realizado), entrariam somente na segunda fase do campeonato. Mas os grandes clubes de São Paulo pleiteavam participar apenas da terceira fase, como o campeão e vice brasileiro do ano anterior (Guarani e Palmeiras). Como o pleito não foi atendido, Corinthians, São Paulo, Santos e Portuguesa não disputaram o campeonato.

Ou seja na teoria e na prática, apenas 3 clubes grandes do Brasil não participaram. De resto, o campeonato tinha o formulismo bizarro que acompanhou todos os brasileiroes até a entrada dos pontos corridos. Querendo ou não tu jogar um campeonato com quase 100 times, em que o mata-mata só começava só na semifinal e sair invicto não é coisa pra qualquer um. A campanha do Inter foi 16 vitórias e 7 empates, totalizando 23 jogos sem uma única derrota. Pra se ter uma idéia, o Grêmio de 81 que foi campeão de 23 jogos, perdeu 7.

No primeiro jogo da final no Maracanã, o Internacional bateu o Vasco, (que tinha o Leão no gol e cuja maior estrela era Roberto Dinamite) por 2 a 0, dois gols de Chico Spina.
Na volta, no dia 23 de dezembro, vinha o presente de Natal para a torcida colorada: 2 a 1, com gols de Jair e Falcão e o primeiro tricampeão da história do brasileiro surgia. Este feito foi alcançado e depois passado (mas em breve buscaremos os Bambis, escrevam!), porém o feito da invencibilidade vai ser realmente complicado alguém bater.





Um belo vídeo de alguns gols da campanha vitoriosa do Clube do Povo em 79
:



Aqui só a bicicleta sensacional do Falcão contra o Palmeiras. Reparem na narração super empolgada do Luciano do Valle.

16 comentários:

Cruz disse...

Só otário para acreditar nessa baboseira...
verdades que a tu não contou:
Inter eliminado nas fases iniciais do campeonato. Houve uma mudança das regras no andamento do campeonato e o Inter consegui segui adiante. Só pra deixar bem claro: NÃO JOGOU CONTRA SÃO PAULO-SP, CORINTHIANS-SP, SANTOS-SP, BOTAFOG-RJ, FLUMINENSE-RJ, FLAMENGO-RJ. Nem nehum grande time assima de SP-RJ.
Como comparar essa copinha com o campeonato brasileiro de pontos corridos?
Repetindo, só otário para acreditar em palavras, mas não conhecendo o que realmente o significado da palavra invicto...

Cruz disse...

só mais uma coisa. Quem se lembra de verdade, fala que o maior time do inter foi de 75 e 76. 79, dizem que não chegou aos pés dessa época. Não foi exigir muito, pois tu não era nascido...

Leo Garcia disse...

E Cruz leva o oscar de pior comentário do ano! Meus parabéns, seu prêmio é um final de semana em Viamão com o Maurício Saraiva.

Leo Garcia disse...

Primeiro: de onde tu tirou que o Inter foi eliminado na primeira fase? Me diz a fonte, pelamordedeus!

E sim eu deixei claro que três times grandes de São Paulo não disputaram o torneio. Por isso é menor? Tu é tão puxa-saco assim dos paulistas? Lembrano que o atual campeão do Brasil era o Guarani e o vice era o Palmeiras. E o Santos não tinha time nos anos 70.

E já o Botafogo, o Flamengo e o Fluminense não jogaram contra o Inter porque não tiveram capacidade de chegar, ou seja perderam pra times que o mais tarde o Inter bateu. Pelo que tu diz então tu só começa a valorizar os campeonatos brasileiros depois de 2002? Antes, com as fórmulas, todos sabemos que os times não jogavam contra todos. E em 30 anos de edição assim, apenas um clube não perdeu nenhum jogo, ou seja INVICTO, que significa (mais uma vez para que não entende) não perder nenhuma partida!

Cruz disse...

mas não é uma glória como muitos colorados e gremistas imaginam. Eu não sabia (até ano passado) e muitos não sabiam disso que eu falei.
Repito, não passou de uma copa sul-minas piorada com times amadores com um mata-mata com 1 time do rj e 1 time de sp.
O grande time do Inter foi os de 75 e 76 (isso tb muitos colorados e gremistas não sabiam ou/e sabem).
Enfim, invicto é uma grife que a galera que não viveu essa época acaba comprando como grande feito...

Chapecoense disse...

ALém de Burro é mentiroso

Richard J. Wagner disse...

cruz
tu é uma piada
e todos riem de ti

Pedro Henrique disse...

invicto é grife.
hahaha, quase...
mais um pouco e tu alcança o mestre pelaipe. tenta novamente, faça-nos rir.

Cruz disse...

richard, não discuto com um cara com esse nome...que tu queria ser o Bicharlyson?
Pedro henrique, chora pq eu sei que tu nem era nascido nessa época e que tu achava que tinha muito mais glória esse título.
Com tantos colorados, alguém pode me dizer que time era melhor? O de 79 ou o de 75 e 76?
Os que se lembram diram 75 e 76...
Aquilo que eu coloquei é a verdade nua e crua, veja os times que o Inter enfrentou nesse ano...não era pra ter sido campeão tb, mudaram a fórmula no meio do campeonato.
Numa discussão saudável, tenho certeza que vçs iram para o mundinho a parte dos colorados onde só vçs concordam com vçs mesmos...

Unknown disse...

ALém de Burro é mentiroso[2]

Larga a mao d ser recalcado seu gremista burro.

Admita q seu timinho nunca chegou perto e nem vai chegar d fazer uma conquista como essa.

Aproveita e pergunta pro de Leon como foi q ele sangrou dhuhuaduadsuasd

Anônimo disse...

Cruz, vê se não viaja...
Sem dúvida nenhuma, a equipe de 75/76 era melhor que a de 79. Mas mesmo assim você não tem o mínimo direito de desmerecer o feito do tri campeonato(invicto) conquistado pelo Internacional.
Amigo,sinto muito se teu time não teve a capacidade de atingir tal façanha, mas não vai ser inveja e calúnias que conseguirás este objetivo.

Cruz disse...

Bernardo, tu és o primeiro colorado que comenta com conteúdo e sabe qual time do Inter foi melhor. Na verdade a discusão tinha começado pq o pessoal falava que foi o maior time de todos os tempos do brasileirão, só pelo fato de ter sido invicto. Eu dizia que o time do Inter de 75/76 era melhor que o próprio time do Inter de 79.
Agora, os FATOS que eu coloquei NÂO SÂO MENTIRAS. Tem outras postagem nesse site que mostra como foi 79 e os times que disputaram. 75/76 foi um grande time que massacrava os adversários. O de 79 empatava e ganhava por uma diferença mínima de gols. De novo peço que olhem a tabela de uma postagem abaixo e vejam que de novo eu não estou mentindo.
Sei que estou cutucando o orgulho de vçs, mas de forma alguma estou com calúnia ou mentiras. Aliás, um título nunca deve ser desmerecido, sempre é um feito e sempre deve ser valorizado. Só estou mostrando para os que não sabiam como foi a situação de 79 e desmitificando um pensamento baseado unico e exclusimamente na palavra invisto.

Cristiano Veiga disse...

"...NÃO JOGOU CONTRA SÃO PAULO-SP, CORINTHIANS-SP, SANTOS-SP, BOTAFOG-RJ, FLUMINENSE-RJ, FLAMENGO-RJ. Nem nehum grande time assima de SP-RJ.
Como comparar essa copinha com o campeonato brasileiro de pontos corridos?
Repetindo, só otário para acreditar em palavras, mas não conhecendo o que realmente o significado da palavra invicto...."

Já que tu se acha esperto, lá vai.

Metade dos Times do Eixo Rio-SP não quis participar do Campeonato brasileiro de 79 por terem tido atrito com a CBF. Jogamos conta Palmeiras e Vasco nesse campeonato e vencemos a ambos. E Invicto, significa "Sem perder". O Colorado venceu o campeonato brasileiro de 1979 de forma invicta, ou seja, sem perder uma única partida. Segundo o teu critério, todos os demais campeonatos brasileiros que não seguem o formato pontos corridos são copinhas. Isto inclui o título do teu time Azenino. E pra terminar, "Assima" se escreve "acima", com "c".

Qualquer dúvida, leia aqui:
http://www.bolanaarea.com/brasileirao_1979.htm

Abraços, Segundino.

Cruz disse...

olha a síndrome do mundo paralelo atacando os colorados de novo. Cara tu chegou a ler meu comentário? Assim fica complicado discutir né Albert Einstein

Leo Garcia disse...

Cruz em nenhum momento a discussão começou "pq o pessoal falava que foi o maior time de todos os tempos do brasileirão, só pelo fato de ter sido invicto. Eu dizia que o time do Inter de 75/76 era melhor que o próprio time do Inter de 79.".
O título do meu post e o seu conteúdo em nenhum momento fala em melhor time da história e sim EM MAIOR FEITO NACIONAL DE UM TIME BRASILEIRO, por ser a única conquista invicta da história. Ou por acaso tu acha que foi a batalha dos aflitos? Fala sério.

Anônimo disse...

O Gremio é tri campeao da copa do brasil invicto. Jogando mais partidas que o inter em 79!
Os coloridos falaram muito desse titulo para dar uma dimenção maior a algo nacional já que por 90 anos de historia nao tinham nada melhor do que um titulo nacional.