terça-feira, 29 de maio de 2007

SOBRE O INTER

Encontrei este texto de Jarbas Schier na internet em janeiro de 2007. Uma pérola. Profético.

Inter, Campeão do Mundo

Bem, lá se foi a vizinhança. O título mundial era privilégio de uma casta de times aguerridos capazes de lutar até o último segundo em busca da vitória. Os ataques rompiam aos trancos as defesas adversárias, o meio-campo trucidava os incautos aventureiros que ousassem passar pelo setor e a defesa distribuía patadas e botinadas em todas as direções. Até que o Inter chegou...
Não há dúvida que Deus, em sua infinita sabedoria, decidiu dar esse presente inesquecível aos colorados. Ao contrário da lógica, do bom senso, o Inter não se reforçou para o mundial.Muito pelo contrário. O time campeão da Libertadores com Rafael Sóbis, Tinga, Jorge Wagner e Bolívar era infinitamente superior ao que levou a taça de campeão mundial.Mesmo com tudo errado, mesmo mantendo o técnico Abel Braga o Inter chegou ao título máximo do futebol. Atingiu finalmente um nível internacional. Deixou de ser mirim, uma equipe patética e ridícula que vivia sonhando com o time de 1979 (que diga-se de passagem amarelou na Libertadores). Agora o colorado é de fato um time grande.Porém, pode o leitor pensar que o título obtido pelo Inter contra o Barcelona foi injusto. Nada mais falso. A vitória foi merecida. Enquanto do outro lado, aquele dentuço amarelava para o lateral Ceará, o Inter insistia em uma retranca espetacular. Aliás, basta olhar as estatísticas do jogo. Todas são a favor do Barcelona (posse de bola, chutes a gols, escanteios, etc.).Isso é ruim? Lógico que não. Assim mesmo é que se ganham títulos. Com a boa e velha retranca. Então, em um contra-ataque comandado por Iarley (que já tinha sido campeão mundial pelo Boca Juniors) há um passe perfeito combinado com uma monumental sucessão de erros bisonhos da defesa da equipe espanhola e acontece o gol fatídico.
Neste ponto, talvez, Deus tenha exagerado um pouco. O gol foi de Adriano Gabiru. Ele era sem dúvida o jogador mais odiado e contestado do grupo do Inter. Só foi ao Japão porque o atacante colombiano Rentería se contundiu. Bem, quer a torcida goste ou não Gabirú é o ídolo máximo do Inter. Falcão, Capapava, Figueroa são todos figuras pequenas e risíveis diante da dimensão do feito de Gabirú. O mais incrível é o fato de que a ficha ainda não caiu para a torcida colorada. Muitos ainda vêem o título mundial como apenas mais uma conquista. Pergunte a um torcedor do Inter qual foi o melhor time o de 79 ou o de 2006. A resposta normalmente demonstra toda a falta de grandeza dos colorados....Porém, depois de toda a festa do Internacional há um consolo para os gremistas. O fato é que em 2006 o Inter alcançou o ponto mais alto de sua existência. Não há como subir mais. Só existe um caminho daqui para a frente e é para baixo. A velocidade estonteante da queda vai atingir os colorados. Daqui para frente são anos de tormentos inenarráveis, times bisonhos, técnicos patéticos até que Deus tenha pena e resolva jogar junto de novo.

2 comentários:

Leo Garcia disse...

Esperava mais da tua estréia Pablão. Pegou um texto de um outro cara (que eu não sei o nome), no máximo razoável. Era óbvio que o Inter ia atingir o topo e depois cair. Ele só acertou na rapidez da queda. Além de escrever algumas baboseiras sobre a final e a história do Inter, fato que provavelmente conhece muito pouco.
Sobre o Gabiru, só mostra que o cronista em questão não entende mesmo de Inter. O Gabiru era o queridinho do Abel, e mais ou menos reserva do Fernandão. Quando o Renteria foi cortado, foi chamado o Léo. O bom disso é que sem o Rentera quem entrou no primeiro jogo foi o bolha do Luiz Adriano para fazer seu único gol com a camisa vermelha. E que gol.

Anônimo disse...

Sport Club Internacional
3 brasileirões (1 invicto)
4 vices
único time a conquistar o campeonato invicto...
**************************
1 libertadores
1 vice
único time a conquistar a libertadores e ser vice brasileiro no mesmo ano...
**************************
1 mundial
contra o milionário e badalado barcelona (com seu craque gremista-amarelão)
**************************
quem é Jarbas Schier? pra que time ele torce?