sexta-feira, 11 de maio de 2007

O Saci te Observa

Recebi por email esse texto e achei bem interessante. O autor se chama Antenor Lemos.


O Saci te observa


Te observo, co-irmão. Algo longe, pois meu escudo e espada não foram suficientes para vencer mais uma guerra. Estava cansado, mas achei que não precisava comer nem beber água. Estava imbuído do espírito que me levou às grandes glórias que trago no peito. Fracassei, agora apenas descanso. Fecho as feridas para uma nova batalha, enquanto te vejo seguir adiante nos campos que conquistei.
Teu povo faz troça e diz que não sou o mesmo. Não me importo. Sei do respeito que tens e sei que hoje só enchem a relva por estarem seguros da minha ausência. Sempre que nos cruzamos, co-irmão, nas grandes batalhas, eu venci. A minha saída te dá a esperança de um futuro melhor. Sei que funciona desse jeito, como sempre funcionou. Hoje, sento no cume do monte onde ergui meu palácio, de onde posso ver toda a terra coberta com as minhas bandeiras vermelhas. Daqui, vejo que tens algumas virtudes. Sabes aproveitar a vantagem sobre os fracos inimigos. Tens um comandante que conheço, pois foi criado na minha casa, o que lhe dá a virtude de vencer sabendo por quê, mesmo com os temores da juventude.
Não sei se tens, porém, as virtudes para desalojar-me do meu palácio. Seria doído entregá-lo para o eterno rival, dizem meus pupilos, que fazem votos pelo teu fracasso. Eu havia deixado de me importar contigo já faz alguns anos, quando te via chafurdar nos charcos de lama junto com adversários de segunda. Depois, quando saíste do poço, até olhei de soslaio, mas estava mais preocupado afiando a espada, pois a conquista do mundo era um caminho a trilhar.
Como admites, co-irmão e rival, foi um caminho e tanto. Cruzamos o mundo a falcione, vencemos os pequenos e gigantes. Alguns dos teus discípulos, tomados de inveja, desdenharam. Disseram ser inglórias as batalhas, mentirosas as conquistas. Chegaram a queimar o meu jardim numa tentativa súbita de chamar atenção. O bem maior me esperava, então pouco liguei para coisas pequenas como o ciúme.
Hoje, jogando nos mesmos campos, tu segues adiante, eu fico. Tivemos o mesmo caminho, mas lutei contra escudos de metal e tu, contra broquéis de madeira. Faz parte. Quem um dia dobrou o aço não se contenta em partir o ferro. Fui soberbo, foste humilde. Cabe a mim perceber onde errei e seguir adiante para mais uma conquista.
Não vou pedir de ti, rival, a modéstia que nunca tiveste. Teus pupilos não falam, mas sabem a verdade. As taças que tens para conquistar estão no meu palácio e um longo caminho ainda tens para percorrer antes de tocá-las. Se o fizerdes, serás digno do meu cumprimento. Se fracassares, ao menos veja minhas pegadas e reaprenda como se constrói o caminho. Seguirei te observando, do topo do mundo, de onde podes ver a fumaça do meu cachimbo.

Daquele que sempre te venceu e hoje tem o mundo aos seus pés,

SCI.


Um comentário:

Anônimo disse...

E ridicularizavam o Grêmio, quando, na primeira fase, foi batido pelo Cúcuta na Colômbia. Pois é, o time colombiano está a um passo de ser o primeiro semifinalista. Não deve ser tão fraco assim, a despeito do nome engraçado e da pouca tradição. O futebol tem provado, sistematicamente, que não se deve fazer pré-conceitos. Hoje em dia, depois da revolução da preparação física, há muita igualdade, e não se pode desprezar o adversário aprioristicamente. Veja-se o caso do glorioso Caracas, que assustou muita gente grande (River, Santos...). Então, devagar com os prejulgamentos. O mesmo digo em relação ao Defensor, hoje à noite contra o meu Grêmio. Respeitar sempre é a melhor coisa a fazer.