segunda-feira, 2 de abril de 2007

Libertadores 2007

Meu primeiro tema é sobre um assunto que eu domino desde os primeiros anos de vida, acostumado a ver o Grêmio disputar tantas vezes esta competição fantástica chamada Libertadores, ao contrario de alguns amigos, menos experientes, os recém “descabaçados” da América.

Inicio fazendo uma pergunta. Qual grupo é mais difícil este ano, o do Grêmio ou o do inter? Sem duvida o grupo do inter, tem equipes de mais tradição, mas esta pergunta é para saber onde tem mais qualidade e não tradição. Você vai responder esta pergunta de acordo com o seu time (Grêmio ou inter) o que torna a decisão tendenciosa, ou de acordo com o seu conhecimento “futebolístico” o que é relativo. Para acabar com essa papagaiada de os colorados falarem que estão no grupo da morte e dizer que o grupo do Grêmio é muito fácil, estou trazendo informações a serem analisadas, para nos ajudar a responder:

Grupo do inter:
Nacional (Uruguai) – 11 colocado da dificílima liga uruguaia. (Fonte http://www.auf.org.uy/ )
Emelec (Equador) – 7 colocado da liga equatoriana. Você pode pensar que o Emelec não está mal, porque tem como referencia o campeonato brasileiro onde jogam 22 times, porem o campeonato equatoriano tem apenas 10 times, logo estão na “rabeira” da tabela. (Fonte http://www.ecuafutbol.org/UI/tabla.aspx?idtabla=111&categserie=1 )
Vélez (Argentina) – apenas o nono colocado da liga Argentina. (Fonte http://www.afa.org.ar/?m=news&n=2746&idm=12 ) Sendo que na ultima rodada, neste final de semanam, tomou 3 a 0 do poderoso Belgrano. Antes que inventem algo, o Vélez jogou com o time titular. (Fonte http://www.afa.org.ar/?m=news&n=3082&idm=12 )

Grupo do Grêmio:
Cúcuta (Colômbia) – Líder, atual campeão Colombiano. (Fonte http://www.dimayor.com/ )
Cerro Porteño (Paraguai) – Líder. (Fonte http://www.apf.org.py/Torneos_Locales/Primera_A_APF/Tablas_Torneo/Home.asp?Op=201&pSolapa=0&pTorneo=1698 )
Tolima – 11 colocado.

Com estas informações é um pouco mais fácil responder.......

6 comentários:

Leo Garcia disse...

Eu sempre desconfiei que o Cucuta era mais time que o Vélez...

Cruz disse...

Otima informção, aliás acho q o nacional ganhou de 3 a 1 do emelec...sonhei com isso...

Eduardo Horta disse...

Tenho certeza que tanto o 11º colocado do campeonato uruguaio quanto o 9º do argentino (principalmente) são times equivalentes ou superiores aos que estão no topo da tabela de campeonatinhos falidos como o colombiano e o paraguaio. Não dá pra olhar só pra classificação, Rica. Tem que ver em que campeonato.

Anônimo disse...

O Horta, se tu acha que os times uruguaios são melhores que os colombianos é só tu ver as ultimas libertadores e ver quem foi mais longe. Fazem mais de dez anos que um uruguaio nao chega na final, ao contrario de Paraguaios e Colombianos, seleção uruguaia é podre tambem

Anônimo disse...

O grande Velez tomou mais 3 nessa rodada do campeonato argentino, desta vez em casa.

Leo Garcia disse...

Buenas, se tu analisar, por exemplo a Libertadores de 2005, qual era a posição dos dois finalistas no seu campeonato: São Paulo lá no meião e Atlético-PR de lanterna disparado. Ou seja, nem sempre a campanha que um clube faz na sua liga reflete o seu poderio no torneio continental.