terça-feira, 30 de junho de 2009

Coisas simples de se resolver, com teimosia, já nem tanto

O fato desta partida de quarta torna-se chato e alguns momentos. Ao menos para mim. Porém a curiosidade é maior. Ver o Sir Brother Menezes escalando uma equipe defensiva será algo que de aplaudir. Pois, como qualquer Ari sabe, o Coringa ganha jogo atacando e não defendendo. Simplesmente atacando, atacando e atacando. Ou irão me dizer que o tal zagueiro goleador Chicão é uma maravilha? Lembro-me bem deste rapaz do Jaconi. 3 corridas do Nilmar com boa vontade e igual a expulsão do seu Francisco. Creio.

Não tenho como esconder a minha torcida para o colorado neste trunfo (ou futuro/talvez trunfo). Ver o Coringa na Libertadores seria algo terrível para os meus pobres olhinhos.

Placar complicado de reverter, é o que dizem. O problema é que o Dr. Tite ganhou muito jogo difícil pois ganhou os resultados de presente do treinador adversário. Ave o tão falado 4x1 no Grêmio. Presentaço do Roth que preferiu entrar com um time espectador, e não mordedor.

Na minha triste opinião, o Coringa se mata no meio de campo. É um time que se começa a tomar um couro na parte central, fica nervozinho e começa a bater mais. O único risco é o tal árbitro. Marcação zona bem tola, se não conseguirem morder a bola até o final do meio de campo, zona na veia. Marcando zona o tempo inteiro, tu não dá chances de possíveis contra ataques. Impossibilitando Ronaldo com suas investidas que duram menos de 7 segundos e normalmente resultam em gol. Ave a coluna vertebral do Índio.

Sendo assim, o colorado deve lembrar que nenhuma jogada de fato começa pelo Ronaldo. O Coringa é um time redondinho. Gira muito bem a bola, tem jogadores que passam muito rápido e sabem onde estão os companheiros. Por isso eu defendo a zona. Eu duvido muito que o Mano irá se manter atrás achando que o mundo é belo a espera de um resultado.

Não acredito muito em sistemas malandros. Onde tu esperas a equipe adversária atacar para depois tu dares o bote. Tem que ser uma pressão inteligente. Ala Bolívia X Brasil. Se perder a bola, deixa a equipe contrária fazer o seu jogo para morder com afinco no meio. Se o Inter jogar com o sistema defensivo ao sabor de um time italiano (4 defensores em linha) acho brabo tomarem gol. Segundo a escola Capello de futebol, “a primeira regra do futebol é não tomar gol para depois pensar em ganhar”. Feito isso tu tens vários volantes que podem fazer uma linha interessante. Segurando os avanços iniciais dos laterais e fechando as evoluções centrais, logicamente deixando um volante na sobra, ou seja, se passa pela primeira blitz, terá que segurar um louco antes da bola dar o segundo pique. Se mesmo assim não funcionar, a linha entra em ação. Laterais segurando os possíveis cruzadores, um dos volantes corre para atrás da zaga e um dos zagueiros da o bote. Tudo isso deixando o Taison e o Nilmar lá na frente, um bem atrás da linha defensiva do Coringa e outro na mesma linha do lateral que está segurando a ofensiva. Logicamente deixando o Dalessandro na cetral para a suposta busca de contra-ataque. Feito isso, por mais que pareça piada, faz-se um gol, e o sistema do Coringa torna-se apto a “tentar” defender. O que torna o jogo mais divertido. Aí que os cartões começarão a aparecer. Cavar faltas na intermediária é uma boa saída. Creio que seria oportuno em certo ponto do jogo puxar o Nilmar mais para o meio de campo para subir a zaga alvinegra. Isso teoricamente liberaria eventuais correrias do Taison e Andrezinho, que o segundo chegaria sem marcação alguma.

Em resumo, é difícil mas é fatível.

Já sobre o Grêmio, o Seu Paulo fez o que mais sabe fazer: merda. Deu de presente o jogo pro Adilson, agora um milagre salva o Grêmio. E como eu não acredito em milagres, considero o Grêmio já morto, sepultado e já canto...Autuori não dura este ano.

Fora isso aguardo os resultado.

Pensarei para um próximo momento, times de um certo tamanho considerável mas que possuem uma energia insignificante tanto em títulos quanto em respeito de mídia ou torcedores.

Volto amanhã, se não chover.

2 comentários:

Leo Garcia disse...

Espero que o Pastor Tite comece com o Glaydson e deixe o Andrézinho para a segunda parte.

VAMO COLORADOOOOO!

Anônimo disse...

O famoso wishfull think. De uma objetividade rara a sua análise.

Agora chora!!!