quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

FURO NA FÓRMULA

Antes de mais nada deixo claro que acho do caralho a nova fórmula do Gaúchão, "inspirada" no Carioca. Como já escrevi aqui antes, ela garante que todos os clubes se enfrentem pelo menos uma vez no campeonato, além de dar mais emoção e aumentar as chances de clubes menores de pelo menos faturarem um turno (por ser jogo único, tudo pode acontecer). A maioria das pessoas ainda não entendeu direito os detalhes da fórmula, tanto que já perdi a conta do número de vezes que tive que explicar para amigos. De qualquer maneira se a FGF manter nos próximos anos, tem tudo para se consagrar.

Mas enfim, eu descubri um furo muito interessante: o CAMPEÃO GAÚCHO PODE SER REBAIXADO NO MESMO ANO. É simples. Imagina um time que se classifica em quarto em seu grupo, com uma pontuação relativamente baixa. Consegue triunfar no mata-mata e é campeão do primeiro turno. Já no segundo turno fracassa de maneira monumental, perde quase todos os jogos e na soma dos dois turnos fica com a pior pontuação. Isso determina que será rebaixado. Mas mesmo assim disputará as finais do Gaúchão com o campeão do segundo turno, podendo ser campeão também. Sei que isso é uma hipótese bem improvável, mas o furo está aí.
Ah, falando em rebaixamento lembrei do Grêmio.

Um comentário:

Leo Garcia disse...

Agora que você já leu o post, pode esquecer.
Descobri que no regulamento tem um parágrafo que afirma que os campeões do turno e o campeão do interior não podem ser rebaixados.

Sim, eu sei, deveria apagar o post. Mas não vou.