segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Inter na semifinal da Copinha

Apesar de eu achar a Copa São Paulo um torneio defasado, fico feliz pela bela campanha dos guris colorados. Querendo ou não é o torneio mais importante do país na categoria por ser o mais tradicional (é disputado desde 69, antes mesmo do Brasileiro!). Hoje em dia ele peca por colocar quase cem times, alguns de qualidade mais do que duvidosa (7 a 1 era resultado normal na primeira fase) e muitos de clubes de empresários, que não tem nenhum interesse em vencer títulos e sim exportar jogadores. Outro defeito atual da copinha é a realização em janeiro, já que com o novo calendário do futebol brasileiro, os regionais já começaram e o interesse pelo torneio júnior fica de lado. O Brasileiro sub-20 supera nesses dois quesitos, perdendo apenas no aspecto tradição. Nas suas duas primeiras edições foi disputado no Rio Grande do Sul, e as próximas duas também serão, mas a meu modo de ver o mais justo é um rodízio de estados. A Copa São Paulo, como o nome já diz, foi sempre realizada ali, o que teoricamente beneficia clubes paulistas. Apesar disso o Inter é o terceiro maior vencedor da história com quatro conquistas (74, 78, 80, 98), só superado pelas cinco do Fluminense e seis do Corinthians. Com três aparece somente o Atlético MG e com duas os paulistas São Paulo, Nacional, Ponte Preta e Portuguesa. O Grêmio conseguiu apenas um vice-campeonato em 91.




Amanhã o Colorado enfrenta o Rio Branco de Americana (100% na competição), enquanto que na outra semifinal teremos São Paulo (que eliminou o Grêmio acabando com o sonho de grenal na final) contra o Figueira.
O Internacional cada vez mais segue os versos de seu hino sendo um verdadeiro celeiro de ases, fazendo bonito em todas as categorias e revelando craques em linha de produção. O nome da vez todos diziam que seria o jovem Tales, de 17 anos, o amigo do Pato, mas o grande destaque até agora é outro: o atacante Válter, que no meio da competição trocou o nome para Da Silva e depois voltou a ser Valter. Dizem que ele lembra muito Claudiomiro, tanto no físico, quanto no futebol (muita calma nessa hora). Valter em alguns momentos até parece meio gordo, mas na verdade é um tanque, um tourinho mesmo. E amanhã tomará que sigamos rumo ao penta, e da-lhe Colorado!

Um comentário:

Anônimo disse...

ser eliminado por uma equipe de americana que ninguem sabe onde fica é um fiasco!!