sexta-feira, 12 de setembro de 2008

A Teoria do Papa Gremista

Finalmente ontem vi o filme "Ainda Orangotangos", do diretor Gus Spolidoro (o mesmo do "Gigante"). Recomendo aos leitores deste blog a película que além de ser um belo exercício estético (já que é todo em plano seqüência, sem cortes), mostra Porto Alegre como poucas vezes foi retratada na tela grande. Sem falar da trilha sonora que mata a pau.
Uma parte interessante do filme diz respeito a teoria do papa gremista que o cineasta Giba Assis Brasil escreveu no dia 30 de novembro de 2006. Eu tinha lido há um tempão atrás, mas o Gus decidiu imortalizar de vez a tese e colocou em forma de diálogo em uma das cenas do Orangotangos.
Aqui tem o trailer do filme e aqui uma cena do filme com outra teoria futebolística interessante.


Pra quem não conhece a teoria do Giba, aqui vai na íntegra:

Quando o papa João Paulo II esteve em Porto Alegre, dia 4 de Julho de 1980, o Internacional era tri-campeão brasileiro - aliás, o único tri de um campeonato que ainda não tinha completado uma década de existência. O Inter tinha inclusive vencido o campeonato anterior, o de 1979, e de forma invicta: o único campeão sem derrota até hoje, em 36 anos de disputa. Somando os pontos dos 10 primeiros campeonatos brasileiros, o Inter não estava apenas em primeiro no ranking; estava exatos 70 pontos na frente do segundo lugar!

Naquele momento, o Inter tinha no meio-campo o melhor jogador do Brasil (Falcão), depois de ter tido na zaga, por três anos seguidos, o melhor jogador da América (Figueroa). E isso sem falar no Carpeggiani. Em julho de 1980, o Inter estava disputando pela terceira vez em 5 anos a Copa Libertadores da América, numa campanha brilhante, já praticamente classificado para a final.

Na mesma cidade de Porto Alegre, havia um outro clube, de muito menor importância, que NUNCA tinha chegado perto de um título nacional nem sequer tinha sido candidato a uma vaga na competição sul-americana.

Pois foi aí que o Papa veio a Porto Alegre. 4 de Julho de 1980. Sei lá quem foi que inventou de realizar a missa campal no Bairro Azenha, justamente em frente à sede do tal clube esse pouco conhecido. Mas foi lá que a coisa aconteceu. Até hoje, a poucos metros do estádio de futebol da Azenha, um monumento em concreto sugerindo mãos elevadas num gesto de oração, marca a passagem de Karol Wojtyla pela cidade. E, a partir daí, outras mudanças ocorreram naquela região.

Apenas um mês depois, dia 6 de Agosto daquele mesmo ano, o Inter perdeu a final da Libertadores para o Nacional em Montevidéu, e em seguida vendeu Falcão para o Roma. No ano seguinte, o campeão brasileiro foi aquele outro clube de Porto Alegre, que dois anos depois ganharia a Libertadores, e assim por diante. O Inter nunca mais foi campeão brasileiro e, nas poucas vezes em que conseguiu disputar competições internacionais, começou a se dar mal.

Aqui os praticantes vão ter que me desculpar, mas toda tese precisa de uma contraprova. Sem querer entrar em detalhes sobre a longa agonia de João Paulo II, e longe de comemorá-la ou mesmo de relativizá-la, é preciso reconhecer que ela corresponde exatamente à queda do clube da Azenha, que culminou com sua volta à segunda divisão ano passado. No dia 2 de Abril de 2005, os jornais de Porto Alegre noticiaram com pesar a morte de Karol Wojtyla e as difíceis contratações daquele ex-grande clube brasileiro para enfrentar, mais uma vez, "o inferno da segundona".

Quanto ao Internacional, que por algum tempo fora acusado de não fazer jus ao nome, é o atual campeão da América e, juntamente com os melhores no futebol das outras cinco confederações continentais, vai disputar o segundo Campeonato Mundial de Clubes organizado pela Fifa no Japão, agora em dezembro.

Há quem acredite em teorias conspiratórias. Há quem veja como possível algum tipo de intervenção divina em assuntos tão terrenos quanto o futebol. Minha conclusão é muito mais simples: todos os reinados um dia terminam, o novo é subsituído pelo mais novo, a gangorra se move. E o futebol, como alguém já definiu, é apenas "a mais séria de todas as bobagens" ou, como lembrou meu amigo Abrão Blumberg, "a coisa mais importante entre todas as que não têm importância nenhuma". Deus, o Papa, o Bispo Macedo e o Dalai Lama não têm nada a ver com isso. Ou será que têm?

10 comentários:

Guilherme disse...

Pra provar que até o Giba fala merda...

o problema é um certo blogueiro que não consegue deixar de falá-la...

DÁ-LHE GRÊMIO!!!

Leo Garcia disse...

Que comentário construtivo.

Anônimo disse...

UMA TEORIA QUE SÓ UM RETARDADO COMO O GIBA ASSIS BRASIL TERIA A CAPACIDADE DE ESCREVER....
ERA MELHOR PRA ELE CONTINUAR PUXANDO O SACO DO GERBASE E DO JORGE FURTADO DO QUE ESCREVER UMA BOBAGEM DESTAS...
EHEHEHEHEHEHHEHEHEHEHEHE

Leo Garcia disse...

Não estou entendendo esta raiva gazélica com relação a um texto criativo como esse.
E "puxar o saco" é montar todos os filmes deles? Santa ignorância, Batman.
Gostaria de ver um texto bem escritos de pessoas que costumam só comentar em blogs ou postar no orkut.

Anônimo disse...

LEO GARCIA, SE VOCÊ NÃO SABE DO QUE É CAPAZ ESSE CORRUPTO DO GIBA ASSIS BRASIL, SINTO MUITO, SÓ TE DOU UM CONSELHO, NUNCA CONFIE NESSE CARA!

Anônimo disse...

hahaahahaha
falem os gremistas agora!!!
goias 2 a 1
iarley prendendo bola no canto do campo...
gabiru entrando no 2° tempo...
hahahahaahahahahahaaa
cade o gremio???
só sabe joga qdo ta ganhando?
da-lhe goias... da-lhe inter.. da-lhe iarley e gabiru!!!

Anônimo disse...

REALMENTE O GRÊMIO NÃO JOGOU NADA BEM HOJE, NÃO MERECEU GANHAR... MAS NÃO DÁ NADA, SIGO ACREDITANDO NO TRICOLOR!!!!!!!!
O GRÊMIO VAI SAIR CAMPEÃO!!!!!!!!!

Anônimo disse...

E O "GOIANO" AÍ É BEM ESTILO COLORIDA, SEMPRE GOZANDO COM O PAU DOS OUTROS.... AHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

Tiago Gomes disse...

Cara, eu não acho que o Grêmio jogou tão mal. Méritos do adversário que soube aproveitar as raríssimas chances que teve e é o time com melhor aroveitamento no segundo turno. Creio que o melhor da partida foi o Harlei, que fez defesas milagrosas nz segunda etapa. Como é bom ter folga (posso perder e continuo não enxergando ninguém na minha frente). Se cuida Petralha e Internacional, pois com essa derrota (que por sinal foi um péssimo resultado para os colorados), o Grêmio fica com a obrigação de ganhar pelo menos uma fora de casa.

Abraços tricolores.

Anônimo disse...

hahahaahhaa
pode azucrina a vontade..
o q é certo é q palmeiras ou sao paulo vai ser o campeao..
o gremio começou a despencar.. perdeu pro goias.. no maximo empata com o atletico em curitiba e deixara de ser o lider adivinha contra quem e onde... hahhahahahaa
domingo.. dia 28.. teremos a resposta...
falem gremistas... enquanto podem... hahahahahahahahahaa
bando de coitado!