segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Perdendo o cabaço

Este é meu primeiro post/texto por aqui. O Leo me convidou para integrar a lista de colunistas há uns dois meses, mas neste período não tinha conseguido ir ao Beira-Rio. Não sou colorado, apenas achei pertinente que minhas palavras fossem sobre o time do “dono” do site e que não fossem referentes a um jogo que assisti pela televisão.

Apenas para deixar claro: também não sou gremista. Mas, quando possível, também freqüento o Olímpico.

Ontem fui até o aterro. Estava acompanhando o empresário do Hélio dos Anjos e, portanto, me sentei na arquibancada destinada aos visitantes. Foi ainda mais interessante porque pude notar o quão de surpresa o Goiás foi pego pela escalação do Inter. Por mais que boa parte dos colorados ache que a vitória foi graças ao “espetacular” Marquinhos, o que realmente fez a partida ser tão fácil foram três fatores:

- Os três zagueiros. Apesar de algumas faltas bizarras do Bolivar, foi adotada uma tática bastante interessante: como os três zagueiros colorados são bem mais lentos que os atacantes alviverdes, houve um revezamento de quem saía no combate (e consequentemente na sobra). Isto manteve uma postura defensiva eficiente.

- O posicionamento adiantado do meio-campo colorado. A pressão sobre o meio-campo goiano implicou que o time tentasse sair jogando com seus três zagueiros “juvenis”. O resultado foi a festa colorada.

- As péssimas atuações de Vitor e Julio César. Eles simplesmente não jogaram. Kleber que andava sumido há tempos reapareceu e até Danilo “perna dura” Silva deitou-e-rolou pelo lado do campo.

Apesar de eu gostar do esquema 4-4-2 em losango, era nítido que ele já estava desgastado no Inter. Por mais que o Guiñazu gere gritinhos entre os vermelhos, é óbvio para quem presta atenção que ele já não mais tem pernas para ser volante e meia durante os 90 minutos. Do magrão nem preciso comentar – porque nunca teve essa condição. Este “novo” posicionamento como volantes realmente, aparecendo na frente apenas como elementos-surpresa, é muito mais eficiente. Entretanto, isto não significa que o Tite não possa voltar ao losango em algumas oportunidades. A surpresa é a melhor arma que pode entrar em campo em um campeonato tão nivelado (seja lá que nível for).

Meu único medo é a volta de D’Alessandro. Será que o seu salário vai estragar com o que está melhorando? Meu palpite é que sim.

sábado, 29 de agosto de 2009

RB

Por falar em sonhos esquisitos, outro dia sonhei que tava aquecendo pruma pelada (clube do médico?), e então chegou o principal jogador do outro time: ninguém menos que Roberto Baggio. Eu então falei pra ele que ele tava meio velho, como é que ele continuava jogando?, etc, e ele respondeu que se alimenta direitinho. Depois disso, acordei.

Achei esse vídeo no youtube. Que domínio aos 7:03.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

SIMPLES

Hoje o Inter vai vencer o Santos na Vila Belmiro.

No domingo, Palmeiras e São Paulo irão empatar. Neste mesmo dia, cerca de duas horas depois, o Inter vai vencer o Goiás. Fernandão será exaltado no Gigante da Beira-Rio.

Na quarta, dia 2, o Inter vai vencer o Atlético-MG e conseqüentemente vai assumir a liderança do campeonato brasileiro.

Meu medo é o jogo da rodada seguinte, a 23ª rodada. O Inter encara o todo-poderoso Avaí na Ressacada. Sério, por nada eu sonhei a noite inteira passada que o Inter perdeu pro Avaí por 11 a 2 (tava 4 a 2 e por nada quando eu vi foi 11. 11! E durou a noite toda. Pelo menos não foi premonitório, já que o jogo era no Beira-Rio, mas isso piorou o pesadelo). A culpa é toda da imprensa.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

MASCOTES

Post completamente inútil (mas engraçado).





Dica do amigo Gustavinho.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Enfim um texto (de merda, mas um texto)

Ando sem muito tempo para escrever - como a maioria de vocês já deve ter percebido. O trabalho anda consumindo meu cérebro, minha alma e principalmente meu tempo. E os colunistas deste estimado blog também não andam muito freqüentes - nenhuma novidade até aqui (salvo que descobri que alguns deles nem acompanham o site mais). O resultado são essas moscas em textos que ficam uma semana ou mais apodrecendo aqui (como esse, possivelmente). Prometo me esforçar para tentar mudar este panorama.

ENFIM, vamos ao que realmente importa: el futbol. Vamos dividir em tópicos curtos e grossos:

- Escuto no rádio (em mais de uma emissora), a lista de equipes que vão brigar pelo título. Volta e meia vão até onde o Grêmio está na tabela, o que é uma blasfêmia até para uma criança. Sério. O Atlético Mineiro não vai ser campeão. O Avaí não vai ser campeão. O Goiás não vai ser campeão. Parem de falar merda, por favor. Digo com absoluta certeza que o título de 2009 fica entre Inter, Palmeiras e São Paulo, com favoritismo para este último, que mais uma vez vem crescendo na hora que mais importa.

- Fiquei puto da cara no jogo de quarta. O Colorado pode não ter jogado bem, mas ninguém gosta de ser roubado na caradura e ainda por cima em seu estádio. Mas o que mais incomoda é o adversário. O mesmo que havia roubado um título brasileiro nosso há quatro anos. E o mesmo que foi "bem" beneficiado na Copa do Brasil este ano. Mas enfim, cedo ou tarde eles vão tomar o que merecem - como já aconteceu uma vez. A bola pune. Nem que seja na Libertadores do ano que vem.

- Palhaçada a CBF ficar ameaçando levar o Sandro e o Giuliano praquela porra do Mundial Sub-20. Eu achei que já tava em vigor a tal da lei, de o time poder ficar com o jogador, caso ele seja titular (o que é algo relativo). Mas pelo visto não. Porque não ameaçam levar o Pato, que também está na idade? Eu falo isso como torcedor, porque nunca se sabe o que os diretores do Inter pensam disso, vai querem valorizar os jogadores ainda mais e o título nacional que se foda.

- O Grêmio sem o Victor estaria brigando para não ser rebaixado pela terceira vez em sua história. O filho da mãe anda pegando até pensamento, merece estar na Seleção.

- Adriano, o Imperador das Putas é convocado para Seleção Brasileira. Futebol é uma coisa demais mesmo.

- E o Cléber Santana vem ou não vem? Se não, que tragam outro do nível dele. Dinheiro todos sabemos que há.

- No site oficial da Copa do Mundo 2014, há uma enquete sobre qual é o melhor projeto dos estádios da Copa. E adivinha quem está ganhando com folga? Sim, o Gigante da Beira-Rio. Parabéns ao pessoal da Hype Studio, responsável pelo projeto. Vote lá você, é na barra da direita.

- Não existe mais bobo no futebol.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Quiz

Este não tem jeito...











sexta-feira, 7 de agosto de 2009

O Brasileirão Pós-Janela

Como todos já estão acostumados, o Brasileirão só mostra sua verdadeira faceta depois da tal janela de agosto (ou ventana se você for espanhol). Antes disso qualquer afirmação ou previsão é pura especulação barata (e eu óbvio que fiz meus prognósticos antes). Li esses dias que o Ricardo Teixeira já está cogitando alterar o calendário brasileiro, mas que o tema é bem complicado, e nenhuma decisão será tomada precipitadamente. Nesse ponto eu concordo com o presidente vitalício da CBF, principalmente com relação as nossas férias serem invertidas, ou seja o tópico não é tão simples assim. Mas só pelo fato de a Copa do Brasil voltar a ser disputada por todos os times brasileiros durante o ano inteiro (ele comentou isso na entrevista), já é um avanço e tanto. Isso sem falar no final desta palhaçada de um Brasileiro completamente diferente em cada turno.

Falando nisso, os clubes brasileiros já estão perdendo seus (melhores) jogadores e na medida do possível trazendo reforços. Para variar vou analisar o Colorado. Ficamos duas rodadas sem jogar e seguimos no G-4, isso quer dizer que o campeonato não é o bixo papão que aparenta. Algo me diz que o título ficará entre Palmeiras, São Paulo e Inter (isso se o Tite não atrapalhar). Refletindo melhor é impossível que o título fique na mão de algum clube que não seja esses três.

Enfim vamos ao Clube do Povo:

Saiu o Nilmar, e eu não tenho palavras para tremenda perda de qualidade. Simplesmente era o maior jogador em atividade do país. Mas esta venda já era esperada e até que demorou mais do que o imaginado. Menos mal que Alecsandro parece ter reencontrado o faro do gol. Que siga assim.

Chegou o tal do Edu, que eu, honestamente, não tenho grandes recordações. Entre ele e o Fernandão, ficaria, sem sombra de dúvidas, com nosso ídolo e eterno capitão. Acho que o Fernando Carvalho ratiou feio nessa novela (se não queria o Capitão do Mundo que pelo menos tivesse a hombridade de falar isso pra ele de cara e não ficar enrolando e fazendo joguinho de emails - até entendo que seria um pouco arriscado, já que Fernandão é um jogador que não poderia ficar no banco, mesmo jogando mal). Espero que eu morda a língua e o Edu esse coma a bola e se firme no time. A princípio imagino que vá jogar na posição do Taison, que segue em má fase. Não sei o que aconteceu com o Neguinho, não acredito nesse papo de "jogador de Gaúchão", alguma coisa anda acontecendo (trago? festa? perda da confiança?) e espero que o guri retome o futebol que tanto encantou nossos olhos no início deste ano.

Se vier o Cléber Santana, esta sim é uma contratação a ser comemorada. Este cara joga muita bola e se o Magrão não sair, teremos um plantel pra lá de qualificado aí na meia cancha. O problema será encaixar Sandro, Guiñazu, C. Santana, Andrézinho e D'Ale. Foda é que sempre sobra pro André, diga-se de passagem, no melhor jogador no momento.

Estão falando em Fabiano Eller, e eu também acho uma boa contratação (sim, percebe-se que sou um viúvo de 2006 - como não ser?). Ainda acho um baita zagueiro e os nossos andam cagando demais. Jogadores de qualidade no grupo nunca são demais.

E parece que o Inter ainda está de olho em um volante reserva do Palmeiras, não sei o quê Silva, o que seria mais uma bobagem. (e olha que o Muricy não quer liberar). JÁ QUE QUALQUER ANALFABETO MELIANTE SEM-VERGONHA SABE QUE O QUE O INTERNACIONAL PRECISA URGENTEMENTE É DE UM LATERAL-DIREITO. Nada pode ser mais claro que isso. Tentem o Cicinho, ou qualquer outro nome forte na posição, porra se o Sonda é tão colorado quanto dizem, podia fazer este agrado para seu time. Se bem que acho que foi ele que comprou o Bolívar... aí o buraco é mais embaixo.

Óbvio que todas estas minhas observações são de um cara que está sem ver um jogo do Colorado há mais de 15 dias (a Copa Suruga não conta, nas medidas extremas em que foi esta partida, só tenho elogios ao time campeão - só quem foi ao Japão sabe o inferno que é aquela viagem), e não devem ser levadas tão a sério. Ou devem. Chega de papo furado, hoje vou fazer churrasco e terei muita conversa futebolística pela sempre, que como sempre irão do nada a lugar nenhum . Se me der vontade na hora gravo uns cinco minutos e publico aqui com o singelo nome de "Debate Etílico" ou "Só os Bêbados tem Razão". Ciao.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Fernandão Esmeraldino

E parece que Fernandão não voltará mesmo.

Só não sei se é para alívio ou não do torcedor colorado.

No Blog oficial o post é o seguinte:

Goiás Esporte Clube, com muito ORGULHO!!!!!
3 de agosto de 2009
TENHO DUAS CASAS, TODOS SABEM.

UMA ME ESCANCAROU AS PORTAS, A OUTRA ME FECHOU!!!!!

Não era, e não esta sendo por dinheiro.

Estou no aeroporto do Qatar. Amanhã escrevo meus motivos.

Abraços a todos e MUITO OBRIGADO!!!!

domingo, 2 de agosto de 2009

DE VUELTA

Caríssimos, depois de merecidas férias estou de volta a este estimado sítio. Em 15 dias em Cuba, o que eu menos fiz foi descansar. Atravessamos a ilha do Fidel de ponta a ponta e futebol não teve muita vez. Os cubanos só querem saber de beisebol, ou pelota como eles chamam por lá (comprei o boné do time de Santiago, vermelho, inimigo do Industriales, de Havana, azul). No máximo consegui ver as partidas de vôlei do Brasil na tv. Grandes merda. Era realmente um sacrifício encontrar internet por lá e ligações para o Brasil nem pensar, ou seja, eu só sabia dos resultados do Colorado um ou até dois dias depois dos jogos - um martírio para mim. Não que tenha perdido muita coisa.

Enfim, egocentricamente falando, agora que eu voltei o Colorado vai emplacar de vez no Brasileirão. Só espero do fundo do meu coração que o CAPITÃO DO MUNDO retorne para mais glórias. O resto é conversa fiada.

Na foto em uma fábrica de charutos, detalhe para o freezer da boa cerveja Bucanero.


PS: peço desculpas pelo atraso na moderação dos inúmeros comentários dos últimos 15 dias, agora estão todos no site.