quinta-feira, 10 de junho de 2010

Minha historia das Copas

1986 - Foi a primeira copa que "vi" (em que já tinha nascido) tinha 3 anos, não lembro quase nada, apenas de uma tia do meu pai que dizia de forma implicante "sou brasileira, mas meu coração é frances" alguns anos depois descobri o significado quando descobri que a França eliminou o Brasil naquele mundial. La mano de dios, 86 foi a copa de Maradona.
1990 - Aos 7 anos ainda não apreciei a Copa como um todo, mas lembro dos jogos do Brasil. Gostava de ver os jogos no SBT porque tinha o "amarelinho" especie de mascote que aparecia ocasionalmente no canto inferior da tela.
Tinha a frase "quem tem boca vai a Roma", tinha Walter Zenga no gol da Itália, Goicochea na Argeintina, e claro, Maradona e Cannigia que eliminaram o Brasil, mas perderam na final. A derrota para a Argentina foi amarga, mas logo esqueci. No dia e hora da Final da Copa fui pra cancha de areia do condomínio jogar bola com a piazada.
1994 - Copa de 94 = a Romário. A melhor Copa pra mim. Essa Copa eu vi e vivi. Vi quase todos os jogos, tinha o album de figurinhas, conhecia varios jogadores. Fiz promessa a partir das oitavas de final, pra cada classificação do Brasil, alimento para os pobres. Tinha 11 anos. Era bom ver a Romenia do Hagi, a Colombia de Valderrama, Rincon, Asprilla, promessa que falhou. Holanda tinha um baita time, mas perdeu Van Basten por lesão e Gulit por briga com o treinador. Gol "cala a boca" de Branco nas quartas. Gol do Romario no meio dos gigantes suecos na semi. Vi a final com meu pai, e chorei abraçado com ele depois dos penaltis. Brasil campeão, depois de 24 anos. Pra mim, o primeiro título, Brasil tetra. Capitão Dunga ergueu "é nossa porra". Romario, Romario, Romario!



1998 - Era a copa de Ronaldo, mas foi de Zidane, a Copa da França, na França. Não conhecia Zidane até então, mas lembro de ter visto que ele era um baita jogador já na primeira fase. Depois ele foi expulso, o Paraguai quase eliminou a França nas oitavas, nas quartas passaram da Itália nos penaltis, na semi de virada venceram a Croacia e na final....
Romario cortado da Copa, que palhaçada, enquanto o Brasil jogava as quartas ele estava no Beira-Rio em amistoso pelo Fla, contra o Inter. O Zagalo e o Zico estavam loucos pra tirar o baixinho. Fomos de Bebeto, mas ele era bom, não genio. Ronaldo teve convunções até hoje mal explicadas.


2002 - Essa sim a Copa do Ronaldo. Copa do Felipão, a família Scolari. Ronaldo tido por muitos como acabado para o futebol, depois de uma (ou duas já) grave lesão no joelho deu a volta por cima. Rivaldo, Ronaldinho Gaucho e o gol sem querer (?) contra a Inglaterra. Foi a copa da madrugada, na Coreia e Japão. Vi varios jogos botando o despertador na madruga, mas gostaria de ter visto mais, tinha 19 anos a essa altura. O Brasil tava tão alinhado que jogou uma final muito tranquila. E veio o Penta empolgante, mas não tão emocionante quanto o tetra.


2006 - Copa na Alemanha, vencida pela Itália (o troco de 90). O Brasil e seus medalhões, o quadrado "mágico" com Ronaldinho, Ronaldo, Adriano e Kaka. Tinha tambem Zé Roberto, Cafú, Roberto Carlos. Não deu certo. De novo a França, com Zidane e Hanry. As meias de Roberto Carlos, a burocracia de Ronaldinho Gaucho, a gordura do Ronaldo. Nessa Copa eu tinha que ficar matando trabalho pra ver os jogos, mas matava e via. Na final Materazzi fez o gol de cabeça e levou uma cabeçada de Zidane. A Itália tinha perdido nos penaltis 4 das ultimas 5 copas (90 pra Argentina, 94 pro Brasil, 98 pra França, 2002 pra Coreia na prorrogação). 2006 Italia campeã nos Penaltis.


2010 - Vai começar...

Um comentário:

Leo Garcia disse...

Boas memórias, parabéns Rica.
Gostei bastante da idéia, se tiver tempo, tento escrever minhas lembranças das Copas também.