Como todos sabem, não sou colorado (e nem gremista), mas o Taffarel é uma coisa quase Ayrton Senna. De vez em outra fazia piruetas impressionantes, mas na maioria do tempo, era sábio e estrategista. Se colocava no lugar certo. Se posicionava.
Vejamos os fatos históricos. Quantos perus o Taffarel já tomou na vida? Do que o povo brasileiro se lembra um, contra a Bolívia. Marco Etcheverry, digamos, cruza a bola com a canhota, Taffarel vai apartar quase de joelhos e toma um belíssimo frango. Na visão popular é só este. Tem outro que me recordo muito bem quando o mesmo jogava no galo. Um chute despretensioso de um Camanducaia da vida e a bola entra como se tivesse um cone e não um goleiro. Ok, já vi coisas piores, mas, foi um peruzinho. Tirando isto, alguém se lembra de algum frango dele? Ele não fazia defesas espetaculares pelos simples fato de sempre estar bem posicionado.
Talvez a IFFHS fez pela lógica de títulos conquistados e não por qualidade técnica. Tudo bem, nunca vi o Buffon, o Schmeichel e o Preud'homme tomarem um frango na vida. Ou não lembro. Agora, Casillas, Kahn, Chilavert??? Mas que diabos é isso. Os dois primeiros eu cansei de ver tomando perus. Seja em Copa do Mundo ou Seja em Liga dos Campeões. E do pseudo-categórico Chilavert, estou pra dizer que o Mondragon ou até o GAYcochea. Bem, vamos a tal lista, novamente:
- Classificação mundial histórica de goleiros (1987-2009):.
1. Gianluigi Buffon (ITA) 87
2. Iker Casillas (ESP) 73
3. Peter Schmeichel (DIN) 69
4. Oliver Kahn (ALE) 62
5. Edwin van der Sar (HOL) 60
6. José Luis Chilavert (PAR) 58
7. Walter Zenga (ITA) 55
8. Petr Cech (RTC) 50
9. Michel Preud'homme (BEL) 43
10. TAFFAREL (BRA) 40
-----------
13. DIDA (BRA) 35
Nenhum comentário:
Postar um comentário