terça-feira, 7 de abril de 2009

BARBA, CABELO E BIGODE NO CENTENÁRIO

Eu posso dizer que participei intensamente das comemorações do centenário colorado. Vou detalhar um pouco minha experiência para os caros leitores do blog. Fiz alguns vídeos, mas como tava recém aprendendo a mexer no meu celular novo, eles ficaram uma bosta, baixa qualidade do caralho, acho que nem vale a pena colocá-los no youtube. Publico algumas fotos e vocês imaginam o resto.



QUINTA

Prólogo da festa. O glorioso Mestre consegue a façanha de tomar de quatro do Caxias e garante a quarta colocação de seu grupo e conseqüentemente um grenal um dia após o centenário vermelho. Isto apimenta as celebrações e infla ainda mais a torcida colorada.

SEXTA

Estava em um churrasco com amigos na Zona Sul, quando se aproximou das onze horas, comecei a ouvir os primeiros fogos e buzinas. Amigos que chegavam anunciavam que o trafego era imenso nas imediações do Beira-Rio. Ainda tava na dúvida se ia ou não, mas a emoção tomou conta e resolvi presenciar o momento histórico. A patroa se pilhou e fomos para a virada no Gigante.
Havia milhares de pessoas gritando cânticos colorados, famílias inteiras, incrível mesmo, parecia que ia rolar um jogo. Na meia-noite rolou um belo espetáculo de fogos para abrir com chave de ouro as comemorações. Vi muita gente chorando de emoção, mas sei lá, a minha sensação foi algo parecido com Reveillons, tipo o cara fica feliz, mas como é uma coisa certa que vai acontecer (só o peru morre na véspera), não rola aquela explosão de alegria, como a de ganhar um jogo importante por exemplo. Mas foi uma experiência e tanto de vida. Parafraseando a propaganda do velhinho “Como é bom ser colorado”.
Enfim, logo depois resolvi voltar pro churrasco, porque ainda tinha algumas cervejas uruguaias escondidas e pedaços de costela me esperando.



SÁBADO

Acordo perto das onze com a ressaca pegando. Minha mãe foi pra marcha, mas eu achei que não tinha mais idade para isso. Ledo engano. Gui me liga e diz que tá chegando perto do Gigante com a massa. É o suficiente. Desço a pé até o estádio e vejo o mar vermelho na Padre Cacique, com direito a trio elétrico e tudo. Estou com a mesma camisa de lã da noite anterior e o calor me consome a alma. Ou seja, eu que não sou muito de suar, suo como um porco. Quando percebo estou no meio da multidão cantando e seguindo o trio. Do nada encontro meu primo na meiuca, cujo amigo tem um carrinho de cervejas. Beleza, me abasteço com uma gelada e a ressaca passa na hora. Começo a me vingar do calor.
Mais pra frente encontro o Gui e juntamente com a família da namorada dele, vamos ver o show do Ataque Colorado dentro do estádio. Bem bacana, pra quem não sabe é a banda que grava as músicas da Popular em versão rock. Momento nobilis para a bela música do Neto Fagundes, baseado na “Disparada”, que ele fez pouco antes do Inter jogar com o Barcelona. É impossível não me emocionar toda vez que eu escuto esta canção.
Quando volto pra casa, almoço e o peso das cervejas me derruba por algumas horas.



Pela noite vou no badalado jantar. A expectativa é grande, mas a logística da coisa começa mal, pois ficamos uma hora pra fazer um trajeto ridículo até o portão do Beira-Rio. Nem em dia de jogo lotado é assim. Na real rolou um esquema de manobristas que não funcionou como deveria (mas pelo menos fez com que o Duda Kroeff desistisse de ir). Enfim, ingressamos na festa pelo vestiário. Isto foi uma das coisas mais bacanas: a direção preparou uma rota toda especial para os 3000 convidados chegarem até o gigantinho. Começava no vestiário, passava pelo túnel e entrava no campo. Pena que tava chovendo pra caralho na hora, mas foi do caralho igual. Seguindo o caminho do toldo, do Beira-Rio até o Gigantinho, que estava uma belezura, todo enfeitado.








A festa em si foi bem boa, Renata Fan e Rogério Amaral comandaram bem o baile, com a ressalva que teve discursos demais e vídeos de menos (deveriam ter gravado depoimentos dos jogadores que estavam concentrados e de ídolos das antigas que não puderam comparecer). Porém o momento em que subiu no palco centenas de ex-jogadores, verdadeiros ícones colorados, foi realmente emocionante. Bonita também a homenagem a Arthur Dallegrave. A comida estava ok e bebi cervejas sem parar durante as cinco horas e pouco que permaneci na festa (acho que só ganharam de mim o Fabiano Cachaça e o negão Maurício). Teve ainda o showzinho pirotécnico do Piffero chutando a bola. Beleza.
No final levamos alguns brindes entre eles uma pedrinha de recordação do Eucaliptos (massa!) e um DVD feito pela RBS (com imagens do caralho, entre elas os gols do primeiro Gaúchão do Inter de 1928, porém com uma marca d’agua gigante da emissora no fundo fudendo tudo). Ah, todas as mesas tinham uma réplica do troféu do Mundial FIFA, porém perdemos o “discordar!” da nossa mesa e então contamos com a perspicácia da minha mãe que roubou a da mesa do Falcão, aproveitando que todos estavam distraídos batendo fotos com ele.

É não é todo dia (ou final de semana) que se completa 100 anos. Mas no dia seguinte tinha mais. E meu fígado implorava por um descanso. Não obteve.











DOMINGO

Ah, a domingueira serviu só pra carimbar 100 anos de festas.

11 comentários:

Anônimo disse...

Bah.. não é que tu tem cara de colorado mesmo.. hehehe

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Leo Garcia disse...

Já que as crianças cagalhonas anônimas (praga da internet) não aprendem por bem, vai ter que ser por mal. Comentários agora são moderados.

Obrigado, A DIREÇÃO

O Azucrinador disse...

BOA!

Igor disse...

Leo,

Baita festa velho ..!

Não consegui acompanhar os festejos mas no fre-nal estava lá ...

E te digo, no fre-nal oq mais me chamou a atenção foi as gazelas se pilhando e cantando sem parar no intervalo qdo a galera desce para os bares ...

Eles iniciaram a cantar e o cara que comanda o placar me puxa um vídeo com dezenas de gols colorados ... hahaha
matou a pau!

a geral foi se calando ... e foi calando ... e no golaço do renteria contra o nacional lá no uruguai ... as bibas já estavam sentadinhas ... ai foi só relaxar, gozar e esperar os gols da final da libertadores e mundial hahahahahaha

Muito legal! Só espero que aproveitem melhor aquela tela ... podia dar os replays dos gols pelo menos... ou a caneta do sandro no tcheco ... kkkk

Abraço

Igor disse...

Cara,

Outra coisa, foi vocês que publicaram primeiro o projeto GIGANTE PARA SEMPRE ... tem alguma novidade?

Ouvi falar que internamente o beira-rio tah ficando show, mas e a cobertura? e aquele entorno faraonico ... em que passo está?

Se souber alguma coisa posta ai velho!

Abraço

Cruz disse...

Leo, o centenário, ou melhor, a festa promovida pela direção, foi algo de espetacular. Eu ponho Fernando Carvalho como o cara do Inter. Acho q a modernização, a visão, a evolução do futebol e do clube está aí. Foi uma festa da elite, por pena mancha um pouco a história do inter. 200 reais o ingresso mais barato para sócio q tem cadeira eh um pouco demais. Mas devo admitir que a festa estava a altura de um grande clube. Todos estavam presente...ex-jogadores, grandes torcedores...Nunca no Brasil um clube soube valorizar de maneira honrosa o que se mais se ama nesse país, o futebol. Aprendi a respeitar aqueles que fazem seu trabalho, a vida a perfeição. Apesar de gremista fanático, como todos sabem, parabéns Internacional pelo centenário e parabéns por chegar nele com maturidade, com títulos, com visão e com futuro promissor. Na vida devemos imitar, ou tentar se igualar aqueles que estão melhor ou que estão a frente da gente. Nesse momento, o Grêmio deve fazer aquilo que o Internacional conseguiu fazer por um século sem ter medo de chacota...devemos seguir os passos da diretoria do Inter, tal como eles nos seguiram por muito tempo.
Parabéms Inter, teu futuro será cheio de glória, como futuro de todo time grande que deveria ser.

Cruz disse...

muito legal a foto do teu pai com o Claudiomiro do Inter...hehehe, o cara que fez o primeiro gol da era beira-rio...

Horta disse...

Hehehe segunda feira teve uma palestra lá na economia com a ex-ministra das finanças da Nova Zelandia. Eu tava de camisa do Inter, a mulher passa por mim, de jaqueta vermelha, e larga essa pérola: "I went yesterday! Inter!! See, it's red!"

Tiago Gomes disse...

Legal foi ver o Claudiomiro de azul...

Leo Garcia disse...

Valeu, galera.
Em especial, ótimo comentário do Cruz. Eu também achei caro os 200 pilas, mas todos os ingressos acabaram no primeiro dia de vendas. Tinha muita gente querendo depois e não tinha como, o Gigantinho tava no seu limite para um jantar. E tu não tem noção quantos garçons foram necessários pra servir bem a galera.
Uma festa de gala dessas é complicado colocar mais do que as 3.000 pessoas. Acho que a direção acertou fazendo diversas festas pra todos os colorados. E ainda anunciaram a grande festa para o dia 17 de dezembro no Beira-Rio com shows da Ivete Sangalo, Zeca Pagodinho, Fafa de Belém e Monobloco, TUDO DE GRAÇA para quem for sócio. Fernando Carvalho é o cara mesmo.