segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Nas Cinzas do Topo

Estamos novamente nas cinzas. Como no início do ano. Lembro que depois daquilo muitos falaram que o Grêmio só melhorou devido a humilhação sofrida pelos jogadores nas eliminações da Copa do Brasil e do Estadual. Espero que o “recomeço” seja feito com a mesma força. Mas ainda estamos no topo, no topo da tabela e nas cinzas. Como isso é possível? Ninguém explica, a nossa história é inexplicável. Sempre foi!! Quando ninguém mais acredita surge o Imortal. É chegada a hora novamente.

SOMOS DO POVO QUE LUTA SIM SENHOR, NOSSA HISTÓRIA É ASSIM...EU SOU TRICOLOR, SEMPRE TRICOLOR! TE AMO NA BOA E NA RUIM!!!!

RESISTE GRÊMIO.

MAIS UM JOGO SE FOI, A BATALHA CONTINUA...

Só para constar

SAIU BARATO

Quem deve comemorar nesta segunda-feira são os gremistas. Escaparam de tomar uma humilhação suprema como o Juventude este ano e apenas levaram de quatro. Um massacre, nada demais. Mas o que podiam esperar colocando operários para jogar contra galácticos? O sonho gazélico de ser campeão brasileiro acaba de maneira melancólica. Agora é só ladeira abaixo para o CAVALO PARAGUAIO.
Que jogo, que jogo. Eu na véspera do clássico fui publicar aqui logo um vídeo do Grenal dos 5 a 2. Premonição? Não sei. A única coisa que sei é que vai ter muito gremista buscando psicólogos já que não conseguem mais dormir tranqüilamente. Um pesadelo recorrente os assombrará. E ele atende pelo nome de Andrés Nicolás D'Alessandro.










4

3

2

1

sábado, 27 de setembro de 2008

O GRENAL

Para celebrar o grenal de amanhã (e tirar o post infeliz do Gomes da capa), republico neste blog uma reportagem do extinto programa Folharada da Band, do melhor grenal que já presenciei. E eu estava naquele jogo (poucos amigos gremistas admitem que também estiveram). Foi fantástico. E já que falaram em preconceito, detalhe para a primeira cena do vídeo, simplesmente fantástica. E dá-lhe Colorado!

COLORADO, SEM PRECONCEITO

A alegação discriminatória e homofóbica que Leo fez no post anterior não corrobora o pensamento de seu clube e me obrigou a lembrá-lo que o Internacional possui a torcida menos preconceituosa do Brasil:







Louvável essa atitude de apoiar as minorias (ou maiorias, caso do colorado).

VAMO COLORADOOOOO

POdre de bebado, eu particularmente não tenho nada a dizer. Ou tenho. O Inter vai meter o seu velho freguês e já era. Acho que era isso que eu eu gostaria de dizer. Nilmar, não se esqueçam disso, gazelas cagalhonas. Hey COLIGAY vai dar o rabo!

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Gazelices orkutianas

Clique na imagem para visualizar melhor. Repare no comentário lá embaixo.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Arbitragem

Do jeito que a arbitragem está prejudicando o Grêmio, não duvido que nos próximos jogos validem um gol contra nós como esse da segunda divisão da Inglaterra.

Grenal será disputado no melhor gramado do Brasil



Na minha opinião a CBF deveria proibir jogos em gramados deploráveis na divisão de elite de seu campeonato. Tenho certeza que os times pernambucanos deixam os buracos de propósito (já que eles se acostumam e os adversários é que se fodem). Tenho minhas dúvidas se o Sport levaria a Copa do Brasil se fosse obrigado a deixar um gramado decente.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

O GRENAL E AS PREVISÕES



A foto acima foi a mais tosca possível que eu achei para ilustrar este post. Não há muito o que falar sobre o grenal de domingo. Durante esta semana a imprensa vai nos saturar com todo tipo de informação, boatos, comentários sensatos e imbecis, condicionamento de árbitros, suposições, declarações polêmicas, previsões, troca de farpas, previsão do tempo e lá por sábado vai pregar por um grenal da paz. Beleza. O Wianey Carley já largou a pérola dizendo que este é o grenal do século XXI. Ok, ele forçou a barra geral, mas com certeza este é o clássico mais importante dos últimos cinco anos pelo menos. Como esse post não diz nada de novo nem de útil, vamos colocar nossas previsões na caixa de comentários. Quem acertar na bucha, incluindo o autor do(s) gol(s), leva um presente mais que especial do Mestre CR. Fecho o texto com uma foto um pouco menos tosca.


sábado, 20 de setembro de 2008

20.000

O ilustríssimo blog Mestre Celso Roth chegou a significativa marca de 20 mil visitas. Parabéns a todos envolvidos.
O visitante de número 20.000 vem da cidade mexicana de Monterrey (estado Nuevo Leon) e chegou ao nosso blog através do Google Images (como quase 50% da nossa audiência). Ele clicou na seguinte foto:



Pra quem não lembra publiquei esta e outras imagens de imortais (a Dercy era na época) logo depois da derrota gremista frente ao Boca no dia 21 de junho de 2007. O amigo mexicano deve ter gostado do blog já que ficou 1 minuto e 6 segundos. Como prêmio por ter sido o leitor número 20.000 ele ganhou um milhão de reais e uma garrafa de tequila. É só vir buscar.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Las mas que tradicionales Rapiditas de Sexta

Vem aí uma semana fundamental para o Colorado. Em oito dias podemos ir ao inferno ou ao céu. Primeiro no domingo, um jogo bem complicado, espero que não chova e o Gigante empurre o Inter a mais uma vitória (não farei o trocadilho mais velho do futebol nacional com relação ao nosso rival baiano). Daí na quinta (Conmebol filha da puta, que sacanagem), enfrentamos o bom time do Universidad Católica. Empate seria perfeito, mas uma derrota por um gol não é mau resultado, ainda mais se for com um gol fora de casa. Acho que não deveríamos enviar time reserva, e sim poupar uns três, quatro jogadores (Nilmar e Alex sem dúvida). Quero muito ser o primeiro clube brasileiro a vencer a Sul-Americana. E no domingo o Grenal. Quando se aproximar, escrevo melhor sobre o clássico. Haja coração! (BUENO, Galvão. 1994)

-----------------------------------------------------------------------------------

Vi essa semana o belo filme do Walter Salles, "Linha de Passe". Se sua namorada não gosta de filmes "parados" ou tristes, passe esse. Não se esqueçam que é o mesmo diretor de "Central do Brasil". Mas para os amantes do esporte bretão eu recomendo. O futebol está presente de maneira constante e bem realista na película. Sobrou até pro Avaí, o time do Guga.

E depois do filme, mesmo que não tendo nada que ver, lembrei do melhor episódio que fizeram do "Você Decide" (aquele programa tosco que a Globo exibia nos anos 90). Era um pai, mais velho, técnico meio decadente, quase caindo da Portuguesa (se não me engano). E o seu filho era um jogador em ascendência no Corinthians. Óbvio que os dois times se enfrentam e no último minuto há um pênalti. Se o guri faz, os olheiros o levam para Europa, mas seu pai perde o emprego. Mas a galera em casa (ou a manipuladora Globo) queriam ver a bola na rede mesmo. Sempre sobra pro técnico.

-----------------------------------------------------------------------------------

Esse link tô há uns dois meses pra botar aqui. É da Sociedade dos Observadores de Saci (SOSACI), que está em campanha para o Saci ser o mascote da Copa do Brasil. Deixo claro que isso não tem nada a ver com o Inter. Lá eles dão diversar justificativas para essa escolha como por exemplo: Ele é a síntese da formação do povo brasileiro:
É o mito brasileiro mais popular, o único conhecido no Brasil inteiro (Boitatá, Curupira e mesmo a Iara requerem explicações quando a gente fala deles, em alguns lugares. O Saci não).
É o típico brasileiro: mesmo pelado e deficiente físico, é brincalhão e gozador.


-----------------------------------------------------------------------------------

Falando em links velhos que estou pra postar, aqui vai outro. É o blog de um colorado inglês. Isso mesmo, ele é da Inglaterra, nunca veio ao Brasil e é colorado fanático. No blog ele escreve diariamente notícias do Inter em inglês obviamente, já que ele nem fala português. Até a Revista do Inter desse mês escreveu sobre ele. Só me resta dar os parabéns por esta bela iniciativa.

-----------------------------------------------------------------------------------

Chega de textos por hoje. Fecho com um vídeo de Moçambique, intitulado "A Bola". Não adianta, futebol é disparado o esporte mais afudê do mundo.

Ô Ô Ô GUIÑAZU

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

D'ale futebol gaúcho!

Aproveito para antecipar, as congratulações ao futebol gaúcho que, ao final do ano, estará oficialmente confirmado com dois representantes para o ano que vem, na Libertadores da América.
Não poderia ser melhor para o Estado, com o outro em segundo, e o Internacional em quarto colocado. Nada mais justo!

Mística Gremista

Esses dias estava eu assistindo um programa da Sportv que Marcelino Paraíba era o entrevistado, até que o apresentador fez uma pergunta interessante sobre o Grêmio, ao analisar uma das características que o diferencia das demais equipes do futebol brasileiro e mundial. Segue abaixo o vídeo:



Pergunta difícil...

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Champions Chinfrim League

Começou ontem a Champions League, "o maior torneio de clubes do mundo", como gostam de falar por aí. Mas dando uma olhada nas equipes, percebi que esta é a edição mais fraca dos últimos anos, em termos de tradição. São clubes que teriam sérias dificuldades se jogassem a Copa Lupi Martins. Sinceramente, se alguém já tinha ouvido falar em alguns dos times abaixo, ganha um comentário grátis aqui no blog. O Mestre CR orgulhosamente apresenta seus favoritos para ser o novo dono do Velho Continente. Felipão que se cuide:


Aalborg BK (Dinamarca) - Nome de robô, o ciborgue é o tima do tal Cacá, genérico barato. Tá no grupo do Manchester. Mas tem boas chances, seus outros adversários são o religioso Celtic e o Villareal (que sem o Riquelme não é mais o mesmo). Se passar algum jogo seu na Record, certamente teremos que ouvir algum comentário citando a grande "Dinamáquina".


Anorthosis Famagusta CP (Chipre) - Este é o meu favorito. Um clube do Chipre (Cyprus em inglês). Sim, isso mesmo, do Chipre! O equivalente a um time do Suriname disputar a Libertadores ou do Acre jogar o Brasileirão. E o melhor de tudo é que empatou fora de casa na primeira rodada com o Werder Bremem. Tem na chave ainda a Inter de Milão e um grego qualquer. Vamô Anorthosis!


FC BATE Borisov (Bielorrússia) - Se o Edinho um dia sair do Inter, certamente irá para o BATE (em maiúsculo). Sandro Goiano também está nos planos. O grupo do BATE é uma barbadinha: Real Madrid, Juventus e Zenit.


CFR 1907 Cluj (Romênia) - Antes que alguém se anime a tirar um sarros dos romenos, ontem eles bateram o Roma por 2 a 1 fora de casa (no estádio Olímpico, palco da final desse ano). Seus outros adversários são o Bordeaux e um tal de Chelsea. Cluj neles!

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Ele é foda

Estréia do Al Gharafa no campeonato do Qatar. Um minuto de jogo e o que acontece?

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

PARABÉNS


Meus parabéns Grêmio.




Hoje o futebol celebra tua existência e os gremistas agradecem pela dádiva.

NÃO É PARA QUALQUER UM

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

A Teoria do Papa Gremista

Finalmente ontem vi o filme "Ainda Orangotangos", do diretor Gus Spolidoro (o mesmo do "Gigante"). Recomendo aos leitores deste blog a película que além de ser um belo exercício estético (já que é todo em plano seqüência, sem cortes), mostra Porto Alegre como poucas vezes foi retratada na tela grande. Sem falar da trilha sonora que mata a pau.
Uma parte interessante do filme diz respeito a teoria do papa gremista que o cineasta Giba Assis Brasil escreveu no dia 30 de novembro de 2006. Eu tinha lido há um tempão atrás, mas o Gus decidiu imortalizar de vez a tese e colocou em forma de diálogo em uma das cenas do Orangotangos.
Aqui tem o trailer do filme e aqui uma cena do filme com outra teoria futebolística interessante.


Pra quem não conhece a teoria do Giba, aqui vai na íntegra:

Quando o papa João Paulo II esteve em Porto Alegre, dia 4 de Julho de 1980, o Internacional era tri-campeão brasileiro - aliás, o único tri de um campeonato que ainda não tinha completado uma década de existência. O Inter tinha inclusive vencido o campeonato anterior, o de 1979, e de forma invicta: o único campeão sem derrota até hoje, em 36 anos de disputa. Somando os pontos dos 10 primeiros campeonatos brasileiros, o Inter não estava apenas em primeiro no ranking; estava exatos 70 pontos na frente do segundo lugar!

Naquele momento, o Inter tinha no meio-campo o melhor jogador do Brasil (Falcão), depois de ter tido na zaga, por três anos seguidos, o melhor jogador da América (Figueroa). E isso sem falar no Carpeggiani. Em julho de 1980, o Inter estava disputando pela terceira vez em 5 anos a Copa Libertadores da América, numa campanha brilhante, já praticamente classificado para a final.

Na mesma cidade de Porto Alegre, havia um outro clube, de muito menor importância, que NUNCA tinha chegado perto de um título nacional nem sequer tinha sido candidato a uma vaga na competição sul-americana.

Pois foi aí que o Papa veio a Porto Alegre. 4 de Julho de 1980. Sei lá quem foi que inventou de realizar a missa campal no Bairro Azenha, justamente em frente à sede do tal clube esse pouco conhecido. Mas foi lá que a coisa aconteceu. Até hoje, a poucos metros do estádio de futebol da Azenha, um monumento em concreto sugerindo mãos elevadas num gesto de oração, marca a passagem de Karol Wojtyla pela cidade. E, a partir daí, outras mudanças ocorreram naquela região.

Apenas um mês depois, dia 6 de Agosto daquele mesmo ano, o Inter perdeu a final da Libertadores para o Nacional em Montevidéu, e em seguida vendeu Falcão para o Roma. No ano seguinte, o campeão brasileiro foi aquele outro clube de Porto Alegre, que dois anos depois ganharia a Libertadores, e assim por diante. O Inter nunca mais foi campeão brasileiro e, nas poucas vezes em que conseguiu disputar competições internacionais, começou a se dar mal.

Aqui os praticantes vão ter que me desculpar, mas toda tese precisa de uma contraprova. Sem querer entrar em detalhes sobre a longa agonia de João Paulo II, e longe de comemorá-la ou mesmo de relativizá-la, é preciso reconhecer que ela corresponde exatamente à queda do clube da Azenha, que culminou com sua volta à segunda divisão ano passado. No dia 2 de Abril de 2005, os jornais de Porto Alegre noticiaram com pesar a morte de Karol Wojtyla e as difíceis contratações daquele ex-grande clube brasileiro para enfrentar, mais uma vez, "o inferno da segundona".

Quanto ao Internacional, que por algum tempo fora acusado de não fazer jus ao nome, é o atual campeão da América e, juntamente com os melhores no futebol das outras cinco confederações continentais, vai disputar o segundo Campeonato Mundial de Clubes organizado pela Fifa no Japão, agora em dezembro.

Há quem acredite em teorias conspiratórias. Há quem veja como possível algum tipo de intervenção divina em assuntos tão terrenos quanto o futebol. Minha conclusão é muito mais simples: todos os reinados um dia terminam, o novo é subsituído pelo mais novo, a gangorra se move. E o futebol, como alguém já definiu, é apenas "a mais séria de todas as bobagens" ou, como lembrou meu amigo Abrão Blumberg, "a coisa mais importante entre todas as que não têm importância nenhuma". Deus, o Papa, o Bispo Macedo e o Dalai Lama não têm nada a ver com isso. Ou será que têm?

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Confederação de Burrice Futebolística

Bem feito pra CBF. Muitas vezes me admira a burrice desta confederação. Pelamordedeus até o Lula sabe que as únicas cidades do Brasil que vaiam a seleção brasileira chamam-se Rio e São Paulo e compõe o eixo do mal do futebol nacional. E onde foram disputados os dois últimos jogos em casa das eliminatórias? Bingo. E onde será o próximo? Maracanazo, por supuesto. Contra a Argentina, os paulistas foram capazes de vaiar durante o jogo e aplaudir o Messi, sendo que estava empate (isso equivale a vaiar o próprio time em um grenal, porra deixa para depois, né). Ontem, tudo bem que a seleção foi pior do que sofrível, mas a torcida estava vaiando desde os 20 minutos do primeiro tempo e o Galvão dizendo que eles tinham toda a razão. Tenho convicção que vaiar um time durante o jogo prejudica e muito o desempenho deste (e por isso mesmo às poucas vezes que quase arrumei confusão no Beira-Rio foi por esse motivo - odeio secador que atrapalha o próprio time). Solução: MARCAR JOGOS EM OUTRAS CIDADES, PRINCIPALMENTE NO NORDESTE. Lá além de não caber uma pulga, as pessoas dão a vida pela Seleção e são capazes de gritar até o nome do Josué fazendo a "ola". Ah, outra cagada da CBF foi colocar os preços dos ingresso no Engenhão entre 100 e 200 reais deixando-o metade vazio. Isso até que acabou algo favorável, se não seriam ainda mais cariocas dando adeus ao Dunga e pedindo Obina.

PS: antes que alguém confunda, estou longe de ser um defensor do Dunga. Acho que ele não deveria ter sido posto no cargo, já que nunca havia tido nenhuma experiência neste ramo. E o Falcão já tinha provado que isso não funciona. Mas já que ele está lá, "deixa o homem trabalhar", como diria nosso presidente e motivador, Luís Inácio Lula da Silva. Tenho quase certeza que o Dunga não chegará na Copa, mas vai saber. Se alguém sabe sair do papel de vilão a herói, este alguém é Dunga (vide 90 e 94). E pelo menos ele parou de usar aquelas camisas horríveis da filha dele. Agora só falta parar de convocar o Ronaldinho.
E também depois daquele gol de peixinho contra o Palmeiras, eu nunca mais vou exigir nada do Dunga. Nunca mais.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

PF



Sim né, levar um time podre como o Grêmio à liderança do campeonato brasileiro é mesmo caso de polícia.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

ok?

Sábado não vou secar o Grêmio. Apenas seguirei minhas convicções como escrevi no dia 6 de junho desse ano AQUI. Nada pessoal.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Devaneios de uma quinta-feira



Há cinco rodadas o Grêmio mantém diferença de 5 pontos sobre o segundo colocado, que vem trocando de posição constantemente. Nessas cinco rodadas já foram Cruzeiro, Botafogo (por alguns minutos) e agora a bola da vez é o Asafa Palmeiras Powell.

O que mais me impressiona é que, a despeito da irretocável campanha do tricolor dos pampas neste Brasileirão, o eixo Rio-São Paulo, fora algumas raríssimas exceções, continua duvidando que o Grêmio possa levantar a taça do tri.

Ontem estava assistindo ao programa que passa na hora do almoço na Band e o Neto (corinthiano fanático) teve a insensatez de afirmar que o Palmeiras será campeão brasileiro.

É claro, o Palmeiras tem uma ótima equipe, de talentos individuais que nenhuma outra possui nesse campeonato, foi também a que mais investiu. No entanto, com a ausência do talentoso Mago Valdívia, é canditato a apenas uma vaga na libertadores. A ilusão deles tem nome: Diego Souza. A imprensa gaúcha fala que hoje é dia de gremista secar o Palmeiras contra o Sport (um time que só está passeando no campenato, visto que já tem vaga na libertadores 09), mas, a meu ver, não precisamos secar ninguém.

Dependemos só de nós.

Enquanto as outras equipes se degladiam para saber quem fica mais perto do Grêmio, vamos nos afastando cada vez mais de todos na tabela. O jogo deste sábado é importantíssimo e a vitória é fundamental. Uma, para ultrapassar a barreira dos 50 pontos; duas, para quebrar de vez mais um tabu neste campeonato - o Grêmio ainda não somou pontos no Rio de Janeiro.

O time do Grêmio está unido e creio que Richard Morales agregará ainda mais qualidade para a equipe, principalmente na bola aérea e na competitividade que temos; leia-se garra. Abaixo um vídeo onde demonstra que ele não foge da raia:



Provavelmente Souza começará jogando e teremos a volta de Reinaldo.

Conversei com André Krieger esses dias e o mesmo me confessou que o Grêmio só precisa de mais um lateral esquerdo. Havia tentado o Jadilson, do Cruzeiro, que não o liberou. Espero que a busca continue, pois essa conversa foi antes do fechamento da janela de transferências de agosto.

Tive que tirar o chapéu para Celso Roth, acredito na mudança das pessoas para melhor, e o cara tem acertado a equipe. Como diria um jogador: "o time está em suas mãos".

Você já se associou? Ano que vem tem libertadores...

May the force be with you.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Quando a fase é boa...



Douglas Costa, o Douglinhas está concentrado com a seleção brasileira sub-19, na falta de alguns jogadores foi chamado por Dunga para completar o time no treino da seleção principal. Ao receber passe de Ronaldinho Gaucho acertou um "sem pulo" no angulo de Julio Cesar, arrancando aplausos de todos no treino.

Os mais otimistas falam que é o novo Ronaldinho, nos bastidores do Olímpico dizem que é do nível do Anderson. No dia 14 de setembro (um dia antes do aniversário de 105 anos do Grêmio) o garoto que é escondido pelo tricolor completará 18 anos, terá seu contrato renovado e subirá imediatamente para o profissional.

Concordo com muitos que dizem que no Grêmio falta apenas um canhoto para equilibrar ainda mais a equipe, o único canhoto hoje entre todos títulares é o goleiro Victor. Será Douglinhas este jogador, para a reta final do Brasileirão???

No lado triste da cidade (beira-lago) ninguem me convenceu com aquela história de comida de aeroporto ter dado a caganeira generalizada. Eu fui ao treino dos reservas contra o Inter e vi no fim do jogo todo o banco, torcida e jogadores coloridos amedrontados (para não dizer cagados) pedindo o fim do jogo de forma desesperada!

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Tio Patinhas faz escola


Em tempos de gangorra desfavorável não tenho muita vontade de escrever, mas lendo as notícias de hoje não me agüentei. Que o Nilmar é um baita de um mercenário nunca foi segredo pra ninguém. Mas dessa vez ele passou dos limites. Inter cumpriu o contrato e pagou uma bolada à ele (estamos falando em mais de 10 milhões de reais), e o golden boy fica choramingando dizendo que infelizmente não conseguiu seguir sua vontade de se transferir imediatamente para Europa. Vai pra puta que o pariu! Se ainda fosse um Real Madrid da vida, eu podia tentar entendê-lo, mas estamos falando de times de segunda linha, nem isso. Palermo e Zaragoza estão para Europa como o Banfield e Criciúma estão para a América do Sul, porra.
É muita ingratidão. Ele volta para o clube que o projetou com o intuito de recuperar-se das lesões que impedem sua carreira de deslanchar. Quando finalmente começa a jogar bem, fazer a diferença, volta a ser lembrado para a Seleção, só consegue pensar no cheiro dos euros de preferência. O Inter que se foda, a torcida colorada que se foda. Ele até podia ficar chateado por não ganhar ainda mais dinheiro agora (sendo que vai ganhar ano que vem...), mas guarda pra si esse tipo de sentimento. Esse tipo de declaração é muito descaso, desrespeito mesmo. E o Inter fez mais que certo, já que o golden boy mesmo não querendo vai ter que continuar e jogar bem, se pretende ganhar mais $$$$$ e continuar na seleção.
Eu sei que o Nilmar é um jogador diferenciado, craque, o melhor em atividade no Brasil. Mas jamais será ídolo, jamais. Fernandão é eterno.