sexta-feira, 29 de agosto de 2008

RESERVAS EM TREINO DE LUXO*





Seja no Olímpico, no Beira-Rio ou no pátio de uma escola, entre os gremistas e os colorados da 5ª série C, GRE-nal tem situações que só ele pode proporcionar. Um visitante desavisado que desembarcar em Porto Alegre nesta sexta-feira, ficará sabendo que houve um GRE-nal decisivo, mas o clima vai deixá-lo confuso quanto a quem venceu. Por que a torcida classificada está com este sorriso amarelo? Que motivos tem os eliminados para esse ar de “a gente ganha pouco mas se diverte”? Por essas que somos vistos como um povo excêntrico.
Para o Grêmio, apenas mais um dia de trabalho visando o jogo contra o Vasco. A diferença é que os titulares treinaram pela manhã e os reservas treinaram à noite e ganharam mais visibilidade por se tratar de um jogo-treino contra um adversário cujo salário do atacante sozinho já pagava os vencimentos de todos eles. Diferente também por ter público, mas nem tanto, já que a torcida do Grêmio está acostumada a copar treinos em vésperas de jogos importantes.

Alguém que poderia reclamar do valor do ingresso para um treino ser o mesmo de um jogo desistiu na saída. Quem queria fazer festa, fez. Quem queria fazer cara de conteúdo observando as opções do Roth, também não teve do que reclamar. Souza teve participação importante e suficiente para carimbar sua entrada no time titular. Desagradou apenas naquele momento pedalada, mas tudo bem, em treino pode. O foco mesmo estava em Orteman, que nos seus primeiros toques na bola mostrou que tem coisa boa para nos oferecer com mais ritmo de jogo. Makelele como ala foi a invenção pardalística do Roth que mais surpreendeu positivamente.

Faltando 15 minutos e perdendo por dois gols, Roth chamou Perea e sua única instrução deve ter sido “Agora vai lá e dá uma palhinha de como seria com os titulares”. Na primeira bola que teve, deixou o Índio no chão e cumpriu sua missão. Aí o cacoete copeiro falou mais alto e o empate veio no instinto. Bom para Soares, que contou com a sempre bem-vinda ajuda de Clemer para um gol que tanto precisava. Nem fez questão de buscar a bola na rede para adiantar o reinício, aliás ninguém se lembrou disso.

No final, todos foram embora tranqüilos, com seus objetivos alcançados. O Inter com o regulamento embaixo do braço conforme afirmou seu presidente, segue nesta espécie de Copa Emídio Perondi das Américas. Os gremistas saem satisfeitos com a confirmação de que dinheiro pode fazer time, mas só trabalho e planejamento fazem o mais importante: Grupo. Além disto ganha foco total para o que interessa: Libertadores 2009, essa sim, à nossa altura. De lambuja, está mantido o emprego de um gremista.

Cristian Bonatto

*Copiado diretamente do saite Ducker

A SINA

Direto da Paulicéia escrevo rapidamente. Terceiro grenal do ano, os três a mesma história: Inter jogou melhor, saiu ganhando e sofreu o empate. Ontem ao término da partida tanto eu quanto o amigo Pinty estavámos contentes (obviamente que eu mais). Mas é que se o Inter faz um 3 a 0, que poderia muito bem ter saído quando o Grêmio foi pro tudo ou nada, isso abalaria muito a campanha das gazelas no nacional. Mas não foi o caso. Agora vamos ver o desenrolar do campeonato. Falando nisso é muito engraçado que todos os taxistas que eu converso por aqui não entendem como um time fraco como o Grêmio está na liderança (e elogiam muito o Inter - Nilmar e D'Alessandro são endeusados por essa banda).
E com reservas ou não, pra mim tanto faz, a sina continou: nas CINCO vezes que houve disputa de grenais em competições nacionais ou internacionais, o Inter avançou nas cinco. E depois tenho que ouvir aquele papinho de que o Grêmio é copeiro. Pode até ser, mas não quanto enfrenta seu papai. Deve ser o medo.

domingo, 24 de agosto de 2008

As Olimpíadas terminaram

E a coisa mais engraçada que vi durante esse mês foi isso:

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

DIVISOR

A tendência é o Inter confirmar a boa fase e bater o Mengão domingo. Aí vem o grenal, que deverá ser um divisor de águas. Imagino que agora as gazelas vêm com força máxima ou pouparão um que outro pra usar a desculpa do time misto no caso de um eventual fracasso. Mas isso não tira em nada a importância deste confronto.

Seguindo minha linha de raciocínio, se o Colorado passar pelo Grêmio e avançar na Sul-Americana tem tudo pra finalmente deslanchar no Brasileiro. O Botafogo (logo ele) tá aí pra provar que é só engatar uma série de vitórias que já se chega no pelotão de frente (ok, convenhamos que não é tarefa nada fácil, principalmente nos jogos fora de casa). E o Grêmio saindo derrotado (ou eliminado) do grenal vai ter seu desempenho prejudicado no Brasileirão, disso eu não tenho dúvidas. Só um cego ou uma besta não sabe das conseqüências drásticas em termos de moral que é perder este clássico dos pampas. E por isso mesmo eu não quero nem pensar na hipótese de eliminação colorada. Uma pena que estarei em São Paulo e não poderei assistir in loco naquela espelunca chamada Olímpico. Verei em um bar com o colunista radicado em São Paulo, Pinty. Se vocês lerem alguma notícia de dois gaúchos que se esfaquearam em Sampa já podem imaginar quem são.

Não que isso tenha alguma relevância, mas eu não me lembro nas últimas décadas o Grêmio ter passado pelo Inter em mata-matas nacionais ou internacionais. Me vem a memória a semifinal do brasileiro de 88 (A.K.A Grenal do século, que foi disputada em 89), as quartas-de-final da Copa do Brasil de 92 (Inter sairia campeão) e a própria Sul-Americana de 2004 (se não me engano no jogo de ida a torcida colorada cantou “parabéns a você” ao rival depois de vencer). Espero que continue assim.

“Cuidado, ó Grêmio, nós vamos derrubar o chiqueiro!”.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

De Sangue Doce


Irá o porco sentir-se em casa no chiqueiro?

O fato é que nós gremistas saberemos do resultado de sangue doce. Como no jogo contra o Cruzeiro, a impressão é de que qualquer resultado serve.

Venceu o inter – “que beleza segurou o palmeiras, amanhã jogamos sem pressão”
Empatou – “que bom, um ponto só pra cada um”
Venceu o palmeiras – “uhuuu vai rola portão 8, a macacada se fudeu mais ainda”


terça-feira, 19 de agosto de 2008

Win Wenders Colorado

O genial cineasta alemão Win Winders esteve na província essa semana e foi agraciado com um lindo presente: a camisa do colorado. Eu particularmente achei muito afudê. "Dez é um bom número" concluiu Wenders.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

NOVO SLOGAN DO INTER!

"SEU TIME ESTÁ MAL? CHAME O INTERNACIONAL!®"






o Edmundo que o diga...

Matematica do Grêmio



A cada rodada do campeonato o sonho se aproxima. Com base nos últimos campeonatos (2006-2007) onde tivemos 20 equipes, a média do segundo colocado desses anos foi de 65,5, arredondamos para 66. Para passar disso o Grêmio tem que somar mais 23 pontos. São 7 vitórias e 2 empates. Possuímos mais 8 jogos em casa, quase todos contra equipes do meio para baixo da tabela, fora Náutico e Ipatinga fora. É possível e muito, ainda mais porque a partir de agora o campeonato depende diretamente dos jogos no Olímpico.


Mais de 40 mil pessoas mesmo com muita chuva...


Colorados Levam de 4!

Motivo de piadas em todo Brasil o Inter é hoje. O time mais ridicularizado do país. Do Milton Neves ao Fantástico, dos blogs na internet aos jornais de rua e até na Argentina no site do Olé - http://www.ole.clarin.com/notas/2008/08/18/futbolinternacional/01740152.html onde os argentinos perguntam “Onde foi te meter Andréas?”

Internacional o inacreditável, poderiam copiar mais uma vez e fazer um DVD do inacreditável, de milionário principal candidato ao título a disputa contra o rebaixamento.

Sport Clube Internacional, onde está o Sport, que Sport? Qual esporte eles vem praticando? Futebol não é!! Deveria mudar para SPA Clube Internacional, o melhor SPA do estado, recuperação de atletas. Já recuperou o Granja e agora trabalha forte com o Sarando, Nilmar (maior dodói do futebol nacional), Gordo D. Carvalho (tem contrato de 6 meses, deve emagrecer até lá), Alex (não vinha se lesionando muito, mas como custa a voltar), Gustavo Neri (não tem sequencia de jogos há dois anos), Rosinei (tava na reserva de um time que foi para a serie B do espanhol) entre outras estrelas do super SPA...


Piada antiga que não sai de moda

A RESSURREIÇÃO COLORADA

Pelo segundo ano consecutivo o Inter entra como um dos grandes favoritos ao Brasileirão e decepciona. Para completar a tragédia, seu rival que entrou como azarão dispara na liderança. A maioria dos colorados está desesperada, inconsolável. Eu não. Eu vivi arduamente os anos 90, sou vacinado a tragédias. Sou praticamente um sobrevivente. Mas nunca deixei de acreditar. Umas das minhas principais virtudes (ou defeitos) é o otimismo. E não é que depois de tanto sofrimento, o velhinho lá de cima decidiu me recompensar com juros e correção monetária. Ver meu time campeão do mundo era uma das pouquíssimas coisas na vida que eu sonhava assistir antes de morrer. Isso aconteceu de verdade. Eu tava lá, meus netos que ainda nem nasceram já sabem disso. Os filhos deles também. Todos colorados, detentores de um sentimento único.
A diferença deste Inter atual para o da década de 90 é que pelo menos agora os jogadores são bons. Se estão sendo mal escalados, se estão fora de forma, com azar, desmotivados, sei lá o que mais, são outros quinhentos. A esperança é a última que morre e eu ainda não joguei a toalha. Eu ainda acredito e sempre vou acreditar no Colorado. Haja o que houver.

domingo, 17 de agosto de 2008

RETIFICAÇÃO

O Grêmio vai ser campeão.

O Inter luta pra não cair.

sábado, 16 de agosto de 2008

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Rachão e Clássico

Ontem acompanhamos pela televisão um bom treino "rachão" preparatório para o grande clássico (que realmente interessa) entre Grêmio x São Paulo.

O Mestre Celso, diante de um adversário fraco e totalmente desorganizado, pode testar diversos jogadores e trocar de esquema 3-5-2, para 4-4-2, onde a equipe se comportou muito bem, mas não podemos nos enganar pois o adversário de domingo é de outro nível.

Com uma vitória domingo, o cheiro de título virá ainda mais forte e deixará nossos corações mais contagiados.

No vídeo abaixo relembramos o gol do capitão, gremista e maestro Tcheco, contra o São Paulo no último enfrentamento de casa cheia no monumental....


Pra galera que ta com tempo, vale apena conferir o blog do Grêmio no Final Sports, hoje escrito por Silvio Pilau, no link - http://www.finalsports.com.br/colunas_dupla/gremio.php

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

O MELHOR DO BRASIL

LÍDER DO RANKING HISTÓRICO DA CBF
LÍDER AO FINAL DO PRIMEIRO TURNO DO BRASILEIRO
MELHOR ATAQUE DO CAMPEONATO NACIONAL
MELHOR DEFESA
MELHOR MÉDIA DE PÚBLICO DO CAMPEONATO

O Grêmio faz um campeonato inacreditável, o nosso maior craque é a Geral do Grêmio! O time impressiona por não ter estrelas e estar tão bem. Poucas vezes foi vista na história do futebol uma equipe tão determinada. Possuímos raça, se tem certa qualidade, mas a determinação com a qual o Grêmio disputa cada lance é o que mais impressiona, como se cada um fosse pênalti decisivo em final de campeonato.

Victor, o bola de ouro até o momento da revista placar talvez seja o maior destaque dentro de campo...é bom lembrar que ele não sofre gols há 4 jogos, sendo que os dois últimos sofridos foram de pênalti, de bola rolando são incríveis 7 partidas.


No vídeo abaixo algumas defesas para deixar Buffon ou Casillas no chinelo!
Enumerei, na minha opinião, as suas 5 defesas mais incríveis até o momento, isso sem contar o jogo com o Atlético MG em que tivemos mais um lance incrível!

6 - Goiás x Grêmio (chute do Iarley).
5 - Botafogo x Grêmio (defesa com o braço direito, muito reflexo).
4 - Grêmios x Ipatinga (cabeçada a "queima roupa").
3 - Grêmios x Portugueses (cabeceio no canto, no contrapé, a bola ainda bate no chão).
2 - Santos x Grêmio (lance mágico, milagre com os pés).
1 - Grêmio x Vitória (um "tiro de cabeça, no contrapé, no canto, alta, ele tira de dentro do gol e opera um verdadeiro milagre).



Parece que quarta tem "rachão" na beira-lago contra o time dos morangas visando o jogo importantíssimo contra o São Paulo domingo.

sábado, 9 de agosto de 2008

AVISO DE INUTILIDADE PÚBLICA

Viajo amanhã para Gramado onde permaneço durante toda semana, curtindo e trabalhando durante o festival de cinema. Não terei quase acesso a internet, ou seja, dificilmente darei minhas caras por aqui. Sei que meus fãs vão lamentar muito, ainda mais numa semana grenal e de tantas estreias coloradas. Fazer o quê, ossos do ofício. Espero só que a banda podre dos colunistas do Mestre não domine a área e algum colorado volte a escrever. 

Boa semana a todos, principalmente para os colorados.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

O GRÊMIO CONTAVA COM A AJUDA COLORADA

Só contava mesmo, ou vocês imaginam que o Nilmar errou sem querer o pênalti ou que o Sorondo não fez o gol contra de propósito?

terça-feira, 5 de agosto de 2008

A gente

Vai começar mais uma Olimpíadas. Que saco. Mais chato que os jogos só mesmo as reportagens sobre a China. Deus nos acusa. Buenas, em homenagem a nossa seleção olímpica, publico um vídeo velhinho já, do Pato dando uma aula de como conceder uma entrevista. Ah, se o Dunga não voltar com o ouro (falam isso como se o Brasil já tivesse ganho umas vinte vezes), a imprensa tira ele a força.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Um texto de segunda (feira)

Grêmio ameaça jogar o Grenal da Sul-Americana com reservas. Apesar de ser uma atitude um tanto cagolhona, parece ser a coisa mais inteligente a fazer. Se jogar completinho e tomar o tufo, podem apostar que o Grêmio começa a tropeçar e desanda no nacional. Jogando com os reservas (que vai ser um misto disfarçado, imagino), se perder tem desculpa pronta e se vencer humilha o adversário.
Se isso é bom ou ruim para o Inter, não sei dizer ainda. Mas eu gostaria muito de ganhar a Sul-Americana. É um torneio que nenhum clube brasileiro venceu e a tendência é que se valoriza com o tempo. Sem falar que dá uma grana preta e visibilidade, já que é transmitida para dezenas de países.
Vale lembrar que há três anos o Internacional justifica o seu nome e é o único clube brasileiro a vencer competições internacionais. Em 2006, Libertadores e Mundial, em 2007 Recopa e 2008, Dubai Cup (ok, que esta não é oficial, mas foi bacana pela grandeza dos adversários). Ou seja, a Sul-Americana cairia muito bem.
Com relação ao Brasileirão, vocês me conhecem e é óbvio que ainda acredito no título. Quando terminar o turno escrevo melhor sobre meus prognósticos para todos os clubes.
Foda é esse lance do Nilmar sair agora. Que ele é mercenário isso nunca foi novidade, mas burro... porra, se ele continuar no Inter, tem tudo para ser o goleador e melhor atacante da competição. Ou seja, é óbvio que terá portas abertas de um grande time europeu no fim do ano, sem falar em voltar a Seleção Brasileira. Mas não, o cara e seu empresário mafioso estão pensando em colocar o Nilmar para jogar a segunda divisão espanhola. Eu não entendo. Buenas, espere que o Piffero e o Carvalho dêem um jeito e segurem nosso craque.
Falando nisso, louvável atitude de Guiñazu. Se tem alguma coisa que petrodólares não compram é a paixão de uma torcida.

sábado, 2 de agosto de 2008